sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Mudanças

Mudanças

Somos seres movidos por sonhos, desafios, culturas, curiosidades e necessidades, principalmente em relação ao desconhecido, as incertezas, as dúvidas e as inovações. As grandes descobertas e realizações da humanidade foram e são sempre resultantes da necessidade da evolução e da adaptação que o tempo e o espaço impõem as seres vivos, selecionando naturalmente os “privilegiados”. Nós os seres humanos observamos, testamos, comparamos, sentimos e selecionamos e desta forma, criamos, produzimos e reproduzimos instrumentos e acessórios que tornam a nossa vida mais confortável e mais dinâmica.
O mundo da tecnologia da informação e do conhecimento nos impõe uma nova dinâmica de cultura, de trabalho e de leitura da vida, por isso é que os computadores com sua linguagem específica têm causado tanto fascínio e dependência nas pessoas que entraram em contato esse mundo, e cada vez mais tem feito parte do cotidiano das pessoas e em especial dos educandos. Porém o espaço escolar onde trabalhamos parece que anda na contramão de todos os avanços produzidos pela indústria da inovação e da informação tecnológica que os outros setores têm ando, pois em pleno século vinte e um, ainda estamos sentando nossas crianças em cadeiras de madeira e ferro em fileirados diante de um “velho quadro negro”, dentro de salas pequenas e quentes sem nenhum conforto que a vida moderna pode nos proporcionar em escolas que mais parecem prisões e depósitos. A internet especialmente tem proporcionado o aumento da velocidade com que as informações e o conhecimento viajam pelo mundo globalizado e cada vez mais minúsculo.
A educação brasileira e espeficamente das regiões menos desenvolvidas precisa urgentemente se libertar das nostalgias do tradicionalismo e conservadorismo do passado e ingrassar no mundo das inovações e desfrutar das novas tecnologias que as ciências e o conhecimento tecnológico podem proporcionar para o desenvolvimento de uma educação moderma, dinâmica, globalizada e antenada com as demandas de um mundo cada vez mais informatizado, mesmo porque os educandos estão em contato com novidades fascinante de um universo desafiador. Talvez, por isso o diálogo entre educadores e educandos esteja cada vez mais difícil e distante um do outro.
No universo educacional, a tecnologia pode equacionar os interesses e as necessidades dos educandos e dos educadores conectando- os ao mesmo mundo, onde todos possam falar as mesmas linguagens e tenham as mesmas “culturas”.





José Evani da Silva / 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário