sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Os quatros pilares da educação

I- FUNDAMENTAÇÃO METODOLÓGICA: "OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO."

- A declaração Mundial sobre a Educação para todos, aprovada em 1990, destaca que toda pessoa adulta, adolescente ou criança deve ser beneficiada com uma formação que atenda às suas necessidades de aprendizagem (leitura, escrita, cálculos, expressão oral e resolução de problemas) e que a educação deve transmitir de forma maciça e eficaz cada vez mais saberes e o saber-fazer evolutivos, pois essas são as bases das competências do futuro.

- Cabe à educação fornecer ao cidadão a cartografia de um mundo complexo e constantemente agitado e, ao mesmo tempo, a bússola que permite navegar por ele.

- Ela deve organizar-se por meio de quatro tipos de aprendizagem consideradas fundamentais para os seres humanos, chamadas de "Pilares do conhecimento."

* Aprender a conhecer: Aprender a aprender por meio de seleção e pesquisa, com objetivo de adquirir instrumentos que levem a compreensão. Esse é um tipo de aprendizagem que visa ao domínio do conhecimento somando sua cultura geral, com a possibilidade de trabalhar profundamente um determinado assunto. Supõe-se o exercício da atenção, da memória e do pensamento.

* Aprender a fazer: Resolver problemas com o objetivo de conseguir agir no meio em que o indivíduo está inserido. È uma aprendizagem relacionada com à formação profissional e conjuga a maneira de adaptar-se à educação do trabalho.

* Aprender a viver com os outros: É fundamental compreender e perceber o outro a fim de participar e cooperar com as pessoas nas atividades humanas. Conhecer a si mesmo e ter consciência das semelhanças e diferenças, bem como a interdependência entre todos do planeta, permitem ao cidadão uma visão ajustada do mundo em que vive.

* Aprender a ser: Engloba respeito e cidadania, via essencial que integra as três precedentes. A educação deve contribuir para o desenvolvimento abrangente _ espírito e corpo, inteligência, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal, espiritualidade _, preparando os jovens para a elaboração de pensamentos autônomos e críticos, capazes de formular seus valores e tomar decisões.

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