terça-feira, 22 de junho de 2010

COPA DO MUNDO


Logotipo da Copa do Mundo de 2010.
A Copa do Mundo, um dos maiores eventos esportivos do mundo, será disputada em 2010 na África do Sul. É a primeira vez que o evento ocorrerá no continente africano, obedecendo a política de rotação entre diferentes confederações organizada pela FIFA.

Na época do Apartheid, os estádios sul-africanos não eram construídos baseados no futebol, mas sim, no rubgy e no críquete. Assim, para realizar o evento, o país teve que construir cinco novos estádios, além de reformar os outros já existentes. Por ser o país-sede, a África do Sul já está pré-classificada para o evento. É bem provável que em 2010 seja a única vez em que o evento acontecerá no continente africano, visto que após a Copa de 2014, a qual ocorrerá na América do Sul, o sistema de rodízio da FIFA irá acabar, fazendo com que somente os países com as melhores condições sejam os anfitriões do evento.

A escolha da África do Sul se deu mediante votação por parte da FIFA. O país ficou com 14 pontos, Marrocos com 10 e Egito sem nenhum ponto. Líbia e Tunísia também se interessaram em sediar o evento de forma binacional (Coréia e Japão), no entanto se retiraram em 8 de maio de 2004, depois que sua junção não foi permitida.

O processo classificatório para a Copa do Mundo de 2010 se iniciou em 25 de agosto de 2007 e irá durar até novembro de 2009. Dos 208 membros da FIFA, 204 se inscreveram para o torneio. As cidades-sedes da Copa de 2010 serão: Bloemfontein, Cidade do Cabo, Durban, Joanesburgo, Kimberley, Nelspruit, Orkney, Polokwane, Port Elizabeth, Pretória e Rustenburg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário