domingo, 3 de outubro de 2010

Feras usam e abusam da Internet para se preparar

Feras usam e abusam da Internet para se preparar

Na reta final de preparação para o vestibular da UFRN, não é hora de ficar pensando no tempo perdido, mas tentar recuperar o que é essencial de forma dinâmica e funcional. Para isso, os estudantes de algumas escolas e cursinhos de Natal contam com a pesquisa orientada na internet, um importante aliado que se utilizado corretamente e com o auxílio de um professor, pode funcionar como excelente ferramenta de aprendizado. As áreas de português e redação são exemplos de como a pesquisa na internet pode ser útil para o vestibulando.


Os estudantes Isabele e Guilherme utilizam a net para baixar aulões e estudar provas resolvidas Foto: Carlos Santos/DN/D.A Press
Antes, o estudante tinha que comprar jornais, revistas, visitar bibliotecas e perder muito tempo procurando os assuntos de atualidades que são a base da redação. A própria prova de português já mudou a nomenclatura para "Linguagens, códigos e suas tecnologias", num reconhecimento à importância de não apenas avaliar conhecimento, mas também habilidades e competências. Hoje, o comportamento do estudante mudou a rotina de pesquisas.Se não descarta as publicações nem a visita às bibliotecas, o advento da internet trouxe novas possibilidades ao pré-vestibulando.

A internet faz parte da rotina de estudos da aluna Isabele Patrícia Cadó Salustino, 17, e de Guilherme Garcia Lima, 18, que vão prestar o exame para enfermagem e engenharia civil, respectivamente. "Na internet nós baixamos vídeos de aulões, conseguimos provas com as devidas resoluções, além de acessarmos blogs e sites de muitos professores que disponibilizam importantes conteúdos", confirmam eles.

Principal ferramenta
O professor de português e redação Arimatéia Soares defende que a internet é hoje o principal aliado do estudante. "Sem internet, a possibilidade de sucesso no vestibular é muito reduzida. Ela oferece suporte de atualização rápida e de intercomunicação entre aluno e professor que torna os caminhos mais fáceis de serem percorridos". Professor experiente, contando com mais de 40 anos de sala de aula, Arimatéia há muito tempo aposentou sua maquininha de escrever. "Faz tempo que aderi às novas tecnologias porque entendo que não devemos temê-las mas utilizá-las com o recurso para o aprendizado", disse ele ao manusear seu notebook, que se tornou o principal companheiro de sala.

Sites interessantes

Português/Literatura

l A página do Museu da Língua Portuguesa traz textos de especialistas e escritores sobre os aspectos formais e culturais da língua escrita (www.estacaodaluz.org.br)

l A Academia Brasileira de Letras tem a seção "ABL Responde", que tira dúvidas ortográficas e gramaticais dos internautas por e-mail

(www.academia.org.br)

l O site do Espaço Machado de Assis, da ABL, traz informações biográficas e relação completa de obras, artigos e produções acadêmicas sobre o escritor

(www.machadodeassis.org.br)

Matemática

l O site da Olimpíada Brasileira de Matemática traz provas e gabaritos de edições antigas (www.obm.org.br/opencms)

l A Sociedade Brasileira de Matemática (www.sbm.org.br) e a Sociedade Brasileira de Química (www.sbq.org.br), são as dicas boas de pesquisa, além de oferecer acesso a provas e gabaritos dos vestibulares.

Física

l O portal Anel de Blogs Científicos é um projeto de pesquisadores da USP que reúne blogs sobre ciência. Alguns deles são voltados para leigos, como o Física naVeia

(fisicamoderna. blog.uol.com.br) e o

Curiofísica (curiofisica.com.br)

l O SOS Física traz respostas para algumas dúvidas da área e comenta questões de vestibular (sosfisica.blogspot.com).

l Marcelo Gleiser, autor da coluna "Micro/Macro" da Folha, fala dos mistérios da ciência e suas relações com o cotidiano em

marcelogleiser.blogspot.com.

Química

l O site Pesquisas de Química é uma espécie de tira-dúvidas a partir dos comentários dos estudantes (pesquisasdequimica.com)

Biologia

l O Diário de Biologia foi criado para responder às dúvidas mais engraçadas, como "o morcego é um rato com asas?"

(diariodebiologia.com)

História

l O site do professor Claudio Recco tem artigos, atualidades e dicas de filmes

(www.historianet.com.br/home)

l O site da revista História Viva traz reportagens sobre personagens e eventos históricos disponíveis para acesso online (www2.uol.com.br/historiaviva)

Filosofia

l O Portal Brasileiro da Filosofia reúne verbetes sobre questões filosóficas e artigos sobre os principais pensadores (portal.filosofia.pro.br)

l No Portal Philosophia, o vestibulando encontra textos teóricos e obras completas para download (www.portalphilosophia.org)

Inglês

l A página da BBC tem um serviço de apoio para estudantes estrangeiros, com dicas de expressões idiomáticas e o vocabulário das notícias (www.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish)

Outros sites

l Na seção TV Web, o pré-vestibular Anglo exibe teleaulas sobre diversos conteúdos, disponíveis para qualquer internauta

(www.cursoanglo.com.br/webstander)

l O UOL Educação traz conteúdo pedagógico também do ensino médio e banco de redações corrigidas (educacao.uol.com.br) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário