domingo, 3 de outubro de 2010

IFRN // Estudantes pedem voto consciente

IFRN // Estudantes pedem voto consciente

Os alunos do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) do Campus Zona Norte do IFRN encaminharam à redação do Diário de Natal uma carta aberta ao eleitor indeciso, escrita coletivamente com o objetivo de sensibilizar o eleitor para comparecer às urnas e votar conscientemente. A produção do texto resultou do desenvolvimento do "Projeto Hora de votar: cidadania e participação política em questão".


Iniciativa é dos alunos de educação de jovens e adultos do IFRN Foto: Michele Pinheiro/Divulgação/D.A Press
O projeto é desenvolvido no IFRN desde 2008 e os resultados têm se mostrado bastante exitosos nas turmas da EJA, envolvendo cerca de 50 alunos que tiveram palestras e orientações de técnicos e juízes do Tribunal Regional Eleitoral sobre a importância do voto.

Segundo a professora Ivoneide Bezerra de Araújo, da disciplina de língua portuguesa do Campus Zona Norte, os alunos aprendem a ler e a escrever para agirem no mundo social, visando o efetivo exercício de cidadania. A maioria é de jovens e adultos que trabalham e estudam o ensino médio e curso técnicoporque ainda sonham que através dos estudos e da qualificação profissional possam vencer na vida", disse a professora acrescentando que os alunos procuraram o Diário para publicação da carta por acreditar na credibilidade que esse veículo tem junto ao leitor, principalmente na área de educação.

carta aberta

Senhor eleitor,

Nos últimos meses, acompanhamos pela mídia uma verdadeira guerra pela conquista do seu voto. Ao longo desse período, você certamente teve a oportunidade de comparar propostas apresentadas. Na reta final de uma campanha, espera-se que o eleitor já saiba em quem votar. No Brasil, temos 127.464.143 eleitores aptos a votar, mas dados de pesquisa do Ibope revelam que 5% desses eleitores têm a intenção de votar nulo e outros 5% ainda estão indecisos.

É provável que, no próximo domingo, muitos eleitores ainda estejam desmotivados por não acreditarem mais nas falsas promessas nem nas propostas dos candidatos. Alguns desses eleitores certamente irão às urnas apenas pela obrigatoriedade do voto. Isso é bastante preocupante, pois sabemos o quanto custou resgatar o direito ao voto depois de tantos anos de tirania vividos no período ditatorial.

É verdade que os candidatos precisam rever suas propostas, suas posturas e seus valores. Essa falta de motivação do eleitor deveria servir de alerta. Contudo,embora sejamos obrigados a reconhecer que a conduta de alguns dos nossos representantes desestimula o eleitor, entendemos que é preciso votar. Não podemos pensar que todos os candidatos são iguais. É preciso saber escolher e isso exige consciência política.

O eleitor consciente é aquele que conhece a história dos candidatos e dos partidos, analisa as propostas, não vende seu voto e reconhece o seu direito de votar. Ele sabe que ser cidadão implica participar ativamente e refletir sobre as ações e atitudes dos seus representantes. Entende que votar é um meio de participar, influir e assumir responsabilidade na vida política do país. Sabe que não basta votar, pois compreende ser preciso votar conscientemente, estando seguro de que o seu candidato será o melhor para o progresso do nosso país e do nosso estado.

No nosso estado, somos 2.246.691 eleitores. Cada um de nós precisa assumir seu voto como instrumento de luta pela consolidação dos princípios democráticos. Sendo assim, senhor eleitor, fica aqui o nosso apelo: no próximo domingo, não vote em branco nem anule o seu voto. É hora de votar. Vote consciente. Escolha candidatos que sejam dignos do seu voto. Eleja representantes, cujas propostas reflitam o seu compromisso com os anseios da população e com uma postura ética para a política brasileira.

Alunos do IFRN

Proeja - Campus Natal - Zona Norte 

Nenhum comentário:

Postar um comentário