domingo, 3 de outubro de 2010

O que você precisa saber na hora de votar

O que você precisa saber na hora de votar

Segundo informações do TRE, mais de dois milhões de eleitores no Rio Grande do Norte estão aptos para votar neste domingo, dia 03 de outubro. O Rio Grande do Norte possui 69 Zonas Eleitorais, 1.570 locais de votação, 6.899 seções e 2.246.691 eleitores. Os eleitores irão às urnas escolher, nesta ordem, seus candidatos a deputado estadual, deputado federal, dois senadores, governador e presidente. Você pode imprimir aqui sua fila para votar. O horário da votação é das 8h às 17h e há algumas informações que são importantes saber:

Documentos: Na hora da votação, será necessário apresentar apenas um documento oficial com foto. Lembrando que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entende por documento oficial com foto os originais da carteira de identidade, carteira nacional de habilitação, carteira de trabalho, identidades de classe funcionais, certificado de reservista e passaporte. O TSE votou e decidiu no dia 30 de setembro pela não obrigatoriedade da apresentação do título de eleitor, ou seja, quem portar apenas um doumento oficial com foto poderá votar.

* Atenção jovens: A carteira de estudante não é válida para votar, pois não é considerado documento oficial pelo TSE.

Locais de votação: Se você tem dúvidas sobre o local que vota é possível consultar através do site do www.tre-pe.gov.br. Basta clicar em Eleições 2010, em seguida “Locais e Seções Eleitorais” e por último “Endereço das seções”.

Diferença entre o voto branco e o voto nulo: Na teoria, o voto branco significa o “tanto faz”, não querendo influenciar a votação de nenhum candidato apresentado. Já o nulo significa não querer eleger nenhum dos candidatos apresentados. Na prática, não há mais diferença, pois nenhum deles é somado na conta oficial dos votos de cada candidato. Segundo a lei 9.504/1997 “será considerado eleito o candidato a Presidente ou a Governador que obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos”.

Para justificar o voto: O cidadão que estiver ausente do seu domicílio eleitoral deverá preencher um formulário, colocando nome e número do título de eleitor, que estará disponível nos locais de votação, no TRE da Avenida Rui Barbosa nº320 e na 8ª e 149ª zona eleitoral do Aeroporto dos Guararapes. Outra possibilidade é imprimir o formulário pela internet.

Voto em trânsito: Exclusivo para os eleitores que se cadastraram até o dia 15 de agosto informando a Justiça Eleitoral que não estariam no seu local de votação, no dia 3 de outubro. Quem quiser consultar os locais da votação em trânsito basta entrar no site www.tse.gov.br, na parte de serviços ao eleitor.

Disque Eleitor: Para tirar dúvidas gerais sobre o processo eleitoral,o TRE-PE disponibilizou uma central telefônica que funciona das 8h às 19h. O número é 4009-9400.

Lei Seca: No próximo domingo, 3 de outubro, serão proibidas a venda e o consumo de bebida alcoólica em bares e restaurantes do estado, entre 6h e 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário