domingo, 1 de maio de 2011

Programa Jovens Embaixadores será lançado no dia 03 de maio

O programa Jovens Embaixadores 2012 será lançado no próximo dia 03 de maio. As inscrições para o programa poderão ser feitas através da página na página da Embaixada dos Estados Unidos no Facebook: www.facebook.com/embaixadoseua.br. As informações gerais poderão ser encontradas no site: www.embaixada-americana.org.br/ya-index.php.

O lançamento este ano será feito por meio de release da Embaixada dos Estados Unidos para a imprensa nacional, e por várias entrevistas de estudantes beneficiados pelo programa. No release do lançamento do programa, que está em sua 10ª edição, serão anunciados também os cinco ganhadores das bolsas para cursos de verão nos Estados Unidos.

Em outubro será feito um grande evento para o anúncio dos nomes dos Jovens Embaixadores que viajarão para os Estados Unidos em janeiro de 2012.

Jovens Embaixadores no RN

O programa Jovens Embaixadores é desenvolvido no Rio Grande do Norte através de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Educação e a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. Podem se inscrever estudantes de Ensino Médio de escolas públicas que exerçam atividades de voluntariado jovem, tenham liderança em suas áreas de convivência e um bom nível de conhecimento da Língua Inglesa (oral e escrito).

O programa premia o jovem escolhido com viagem, no mês de janeiro, e estadia de 23 dias em um estado americano. O jovem embaixador representa seu estado e o país nesse período em que passa no estado americano designado. Lá, ele é acolhido por uma família americana anfitriã.

No estado americano, o jovem faz palestras em escolas sobre o que é ser estudante de Ensino Médio no Brasil, e visita pontos turísticos, clubes e estádios esportivos, e a prefeitura da cidade onde está. Junto à prefeitura da cidade, o jovem também desenvolve projeto social.

Em sua primeira semana nos Estados Unidos, o jovem embaixador visita os principais pontos turísticos da capital Washington e é recebido na Casa Branca pela primeira dama.

Os estudantes interessados podem procurar a Secretaria Estadual de Educação, no setor de Ensino Médio, e entrar em contato com a coordenadora do programa, professora Vera Reis, ou através do telefone 3232 1496, ou pelo e-mail ugen@rn.gov.br.

O programa teve início no Rio Grande do Norte foi iniciado no ano de 2006. Até agora, o Estado teve seis jovens embaixadores escolhidos: Ewerton Amorim (Escola Estadual Santos Dumont, Parnamirim), Hermínio Neto (Escola Estadual Newman Queiroz, Jucurutu), Daniel de Barros Abel (Escola Estadual Anísio Teixeira), Bruna Lobato (IFRN, Natal), Deberth Cláudio do Nascimento (Escola Estadual Dom Nivaldo Monte, Parnamirim) e Alan Jalles Coutinho (IFRN, Natal).

Segundo a embaixada americana, o principal objetivo do programa é valorizar e promover o fortalecimento da Educação Pública por meio dos jovens, transformando-os em modelos para seus colegas e a comunidade.

Voluntariado jovem

Os jovens inscritos precisam ter, no máximo 18 anos, até o dia da viagem aos Estados Unidos. Precisam também apresentar notas dentro ou acima da média 7,0 em todas as disciplinas, e comprovar, por meio de prova documental, que desenvolveram projeto de voluntariado jovem. Também precisa comprovar que sua família tem renda mensal abaixo de R$ 4 mil.

O estudante é submetido a seis etapas de seleção. Inicialmente precisa fazer a inscrição on-line em Inglês (verificada pela embaixada dos EUA). Depois seguem as etapas de: comprovação de documentos, primeira entrevista (com o coordenador do programa), prova escrita (enviada pela embaixada dos EUA e feita no mesmo dia e horário em todo o Brasil), prova oral, e visita do coordenador do programa a residência do aluno (para comprovação das declarações forne

Nenhum comentário:

Postar um comentário