terça-feira, 17 de maio de 2011

violência sexual

Crianças // RN é 1º em denúncias de violência sexual
Com uma média de 19,31 denúncias para um grupo de 100 mil habitantes, o Rio Grande do Norte tem se mantido na liderança do ranking de denúncias de violência contra crianças e adolescentes. A Grande Natal é a região do Estado como maior número de denúncias, incidindo mais precisamente nos municípios de Natal, Parnamirim, Macaíba e São Gonçalo do Amarante. Os dados são do serviço "Disque 100", criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, e refletem as denúncias de violência contra crianças e adolescentes até o mês de janeiro deste ano.

O interior do Estado também registra aumento dos casos de exploração. Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal, a cada 26 quilômetros das rodovias federais no Rio Grande do Norte, cerca de 17 quilômetros possuem pontos vulneráveis à exploração sexual, principalmente em locais próximos a postos de gasolina e obras da Petrobras, devido ao grande aglomerado de trabalhadores do sexo masculino.

Esses dados foram apresentados ontem, no Centro Municipal deReferência em Educação Aluízio Alves (Cemure), durante o Seminário em alusão ao "Dia Nacional de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes", que é lembrado amanhã. O encontro discutiu os avanços dos sete anos do Comitê Estadual voltado para o combate ao problema; a preocupação com a vulnerabilidade de Natal na Copa 2014 com relação à exploração de crianças e adolescentes; e os desafios na área para a próxima gestão municipal, devido à proximidade das eleições. Hoje, ocorre a instalação da Frente Parlamentar estadual em defesa da Criança e do Adolescente na Assembleia Legislativa, às 14h. E amanhã, haverá o seminário da Rede de Proteção, além de caminhadas em Ponta Negra e atividades em escolas públicas.

Para a coordenadora do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual, Sayonara Dias, os dados mostram que, ano a ano, ocorre aumento no número de denúncias de violência sexual contra a crianças e adolescentes. Mas isso não quer dizer necessariamente que está havendo um aumento no número de casos, mas que a sociedade está mais sensibilizada e está denunciando, acredita ela. "Isso é muito positivo porque, antes, a grande maioria das pessoas tinha medo de denunciar e hoje se compreende essa importância", afirma.

Casos por Estado (por 100 mil habitantes)

Rio Grande do Norte - 19,31 denúncias

Distrito Federal - 12,95

Bahia - 11,22

Observação: Embora São Paulo seja o Estado que mais recebeu denúncias em números absolutos (1.814), também é o antepenúltimo do ranking em números relativos, com 4,55 denúncias/100 mil habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário