segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Caravana Obama nos Estados Unidos tenta reverter baixa popularidade



O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, embarca hoje (15) em uma viagem de ônibus que percorrerá três estados do Meio-Oeste dos Estados Unidos - região em que ele teve queda expressiva de popularidade. A viagem ocorre no momento em que Obama enfrenta o mais baixo índice de popularidade desde o início de seu governo, agravado pela crise de confiança na economia norte-americana .

O roteiro começa por Minnesota, passa por Iowa e termina em Illinois, três estados nos quais Obama venceu nas eleições de 2008, mas onde a deterioração da situação econômica acabou prejudicando sua popularidade.

Segundo a Presidência da República dos Estados Unidos, nos três dias de viagem Obama deverá reforçar o compromisso com a geração de empregos. A taxa de desemprego - que não baixa de 9% e, segundo o próprio governo, ainda deve permanecer em alta por muito tempo - é um dos principais problemas da economia americana e uma das principais preocupações dos eleitores.

A viagem de Obama ocorre pouco mais de uma semana depois que a agência de classificação de risco Standard & Poor's rebaixou a nota dos Estados Unidos, decisão tomada após impasse de várias semanas entre democratas e republicanos nas negociações para elevar o teto da dívida do país e evitar um calote.

O rebaixamento da nota norte-americana provocou uma onda de instabilidade nos mercados mundiais e o temor de que o país mergulhe em nova recessão, com impactos negativos no resto do mundo.

Na última sexta-feira (12), ao fim de uma semana de turbulência após o anúncio da Standard & Poor's, o índice de confiança do consumidor americano chegou ao menor patamar em mais de três décadas. Segundo levantamento feito pela Universidade de Michigan, o índice caiu a 54,9 pontos, o nível mais baixo desde maio de 1980.

Além de representar mais um golpe no lento ritmo de recuperação da economia norte-americana, o rebaixamento da nota dos Estados Unidos também provocou intensa troca de acusações entre democratas e republicanos e deu nova munição à oposição nas críticas a Obama.

Os republicanos que buscam a indicação do partido para concorrer à Presidência nas eleições de 2012 passaram a semana reforçando as acusações a Obama, a quem creditam a culpa pelo rebaixamento e pelo estado geral da economia.

A maioria, assim como Obama, também está na estrada, participando de eventos no interior dos Estados Unidos. Nesse contexto, a viagem do presidente - que concorre à reeleição no ano que vem - ocorre também em um momento em que a campanha republicana parece estar ganhando fôlego.

Neste fim de semana, a deputada Michele Bachmann, de Minnesota, uma das estrelas do movimento conservador Tea Party, foi a vencedora de uma eleição simulada no estado de Iowa - um dos destinos da viagem de Obama. Apesar de não ter valor oficial, o resultado em Iowa serve como termômetro da disposição dos eleitores. O pré-candidato Tim Pawlenty, ex-governador de Minnesota, acabou desistindo da campanha após ter sido derrrotado pela conterrânea Bachmann.

A disputa pela indicação republicana também foi movimentada no último sábado (13) pela chegada do governador do Texas, Rick Perry, que entrou oficialmente na corrida presidencial já bem colocado nas pesquisas.

Nesse clima de campanha, o giro de Obama pelo Meio-Oeste será a última atividade oficial do presidente antes de entrar em férias. A partir de quinta-feira (18), ele segue com a família para o balneário de Martha's Vineyard, em Massachusetts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário