quinta-feira, 11 de agosto de 2011

DEM e PMDB conversam sobre cenários e alianças

Henrique Eduardo, Carlos Augusto, José Agripino e Garibaldi Filho conversam sobre 2012 e 2014Henrique Eduardo, Carlos Augusto, José Agripino e Garibaldi Filho conversam sobre 2012 e 2014
 
 


Os principais líderes do DEM e do PMDB estiveram reunidos ontem, em Brasília, negociando uma aproximação para a disputa eleitoral de 2012, mas já com vistas ao pleito de 2014. Com o presidente nacional do DEM, senador José Agripino Maia, como anfitrião, o encontrou reuniu em Brasília o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB), o ministro Garibaldi Filho (PMDB) e o ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado (DEM).

 Os representantes dos dois partidos discutiram a aliança para as eleições do próximo ano, mas já afinando os termos de uma possível união em 2014. O senador José Agripino Maia (DEM) confirmou que a pauta principal do almoço foi a aliança no pleito municipal de 2012 com desdobramento para a sucessão estadual e a disputa de uma vaga para o Senado. Para ele, esse é "fato natural", já que PMDB e DEM estiveram juntos em outros pleitos recentes.

O senador lembrou que há quatro anos houve a primeira aliança dos dois partidos. "Ano passado estivemos novamente juntos, o eleitorado aceitou e ganhamos os três, o que foi uma coisa inédita". Para o líder do DEM, a tendência é de aumentar a aproximação no pleito municipal.

"Se na eleição do ano passado elegemos os três. Por que não estimular a manutenção dessa aliança que já deu certo? Vamos começar pelo pleito municipal do próximo ano", avaliou o senador José Agripino.

Ele admitiu que a tendência é de coligação para 2014. "Com essa tendência de aproximar, o desdobramento para 2014 é fato previsível", destacou o senador do DEM.

Nas articulações para 2012, o DEM espera contar com o apoio do PMDB para um dos seus principais colégios eleitorais, a cidade de Mossoró, reduto da governadora Rosalba Ciarlini.

Em 2014, permanecendo essa tendência de aliança, como José Agripino e Garibaldi Filho estão com os mandatos assegurados até até 2019, haveria a possibilidade da candidatura do grupo ao Senado ser a do deputado federal Henrique Eduardo Alves, numa chapa com a governadora Rosalba Ciarlini como candidata à reeleição.

Na conversa entre líderes do PMDB e DEM,  foram discutidas também novas formações para a base de apoio ao Governo Rosalba Ciarlini. A investida agora se volta para o PR, presidido no RN pelo deputado federal João Maia. Os Democratas, já com o reforço do PMDB, buscarão o apoio do Partido da República para integrar a base de apoio da governadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário