terça-feira, 11 de outubro de 2011

Fla procura Ibope para esclarecer dados sobre tamanhos de torcidas


Diretora comercial do instituto, Dora Câmara diz que pesquisa divulgada na semana passada só representa 12 regiões do Brasil e foi mal-interpretada

Preocupado com a maneira que uma pesquisa do Ibope sobre os consumidores do esporte foi divulgada na última semana por parte da imprensa, o Flamengo procurou o instituto para esclarecer alguns pontos do estudo. Segundo o clube carioca, alguns veículos esportivos divulgaram que Flamengo e Corinthians estavam empatados em número de torcedores. Nesta segunda-feira, o Rubro-Negro publicou em seu site oficial uma nota com declarações da diretora comercial do Ibope Media, Dora Câmara, esclarecendo que a pesquisa é representativa apenas nas 12 maiores regiões metropolitanas do Brasil e foi mal-interpretado.
- A pesquisa é representativa apenas das regiões brasileiras em que foi realizada, não de toda a população. É bastante comum vermos interpretações precipitadas de resultados de pesquisa e entendemos que isso acontece pela falta de familiaridade da imprensa ou mesmo da população na leitura correta de dados de pesquisa. Nesse caso específico, é importante ressaltar que a pesquisa foi feita em 12 regiões metropolitanas do país e, portanto, representa a opinião da população destas regiões, não de todo o país - afirmou Dora Câmara, ao site oficial do Flamengo.
O Ibope divulgou na última terça-feira uma pesquisa sobre dados relacionados ao consumo do esporte na internet e na televisão (números de rádio e revista serão divulgados em breve). O estudo foi realizado nas 12 maiores regiões metropolitanas do país. Nos locais pesquisados, Flamengo e Corinthians estão atualmente empatados em número de torcedores que buscam por esporte nos meios analisados, com 13% da preferência cada. O Ibope só divulgou os três clubes que aparecem na sequência. São eles o São Paulo (8%), Palmeiras (6%) e Cruzeiro (4%).
Reprodução torcidas Ibope (Foto: Reprodução)Reprodução da parte da pesquisa do Ibope que fala em torcidas (Foto: Reprodução)
Em sua nota, o Flamengo lembra que a última pesquisa Ibope de abrangência nacional foi divulgada em junho de 2010. O estudo apontou que o Rubro-negro teria 33,2 milhões de torcedores (17,2%) no Brasil. O Corinthians vem na segunda posição, com 25,8 milhões (13,4%), seguido de São Paulo (8,7%), Palmeiras (6%) e Vasco (4,1%).
As entrevistas para a pesquisa foram realizadas entre os meses de abril e julho deste ano. Foram ouvidas 9 mil pessoas acima de dez anos de idade. A abrangência representa 50 milhões de pessoas. As regiões metropolitanas pesquisadas foram São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Distrito Federal, Curitiba, Porto Alegre, Campinas, Florianópolis e Goiânia.
O Flamengo ressalta ainda o fato de duas cidades paulistas (São Paulo e Campinas) terem sido envolvidas na pesquisa. No total, 23,4% dos entrevistados era proveniente do estado de São Paulo, contra 15,5% do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário