domingo, 9 de outubro de 2011

O retrato prévio das Eleições 2012 em Acari


Faltando menos de um ano para as eleições municipais, a cidade de Acari já observa uma explícita movimentação dos partidos em busca das articulações. A última semana foi de correria para os pré-candidatos, principalmente aqueles que ainda não haviam definido suas legendas. O prazo para as filiações, que se encerrou na sexta-feira (07), reservou algumas surpresas.

De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral, o nosso município está representado hoje por 12 partidos: PR, PSB, PTB, PMDB, PMN, PSD, PV, DEM, PT, PTN e PCdoB.

A oposição liderada pelo PMDB, do pré-candidato Isaías Cabral, conseguiu ontem literalmente "tomar" a terceira sigla seguida da situação: o PMN (as outras duas foram o PV e o DEM). Com número maior de partidos em sua base, Isaías Cabral planeja entrar na campanha de 2012 mais forte e com mais apoio.

A situação, liderada pelo prefeito Antônio Carlos, o Tom (PR), candidato à reeleição, tem feito o possível para atrair novos aliados e aumentar sua base. Ao mesmo tempo, o grupo, que tem os ex-prefeitos José Fernandes (PSB) e Juarez Bezerra (PR) como figuras importantes nos bastidores, tem procurado manter as lideranças aliadas. Na busca por mais apoio, a aposta da vez tem sido o PT.

O PT, por sua vez, encabeça um projeto de terceira via para o município, ao mesmo tempo que dialoga com os demais partidos da base aliada da presidenta Dilma Rousseff. No projeto de candidatura própria do partido, existe a possibilidade de agregar velhos parceiros, como o PCdoB. O PTN, que tem comissão provisória recém-criada em Acari, também já procurou o PT com o interesse de apoio.

O retrato atual da conjuntura política acariense revela que a eleição de 2012 será complicada, difícil, tanto a majoritária quanto a proporcional. Quanto a esta última, novos nomes têm surgido. Outros, nem tão jovens assim, buscam ocupar o espaço. E os atuais vereadores, claro, almejam a reeleição.

O blog quer saber a sua opinião, caro leitor. Como tem acompanhado os últimos acontecimentos da política acariense e qual a sua avaliação sobre o atual cenário? O debate é livre.
 
Postagem do blog do Romeu Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário