terça-feira, 1 de novembro de 2011

PMDB, DEM e PR pretendem unir alianças para eleições de 2012





Com vistas às eleições de 2012, DEM, PMDB e PR costuram alianças para unir as três siglas na maioria dos municípios potiguares. No entanto, enfrentarão percalços para conquistar esse objetivo. A aliança entre os presidentes estaduais do DEM, senador José Agripino Maia; do PMDB, deputado federal Henrique Eduardo Alves; e do PR, deputado federal João Maia, não se repete nos principais municípios potiguares. Os três prometeram mover esforços para unir as legendas "onde for possível", mas admitem que respeitarão a realidade local de cada cidade.

Para José Agripino, a união de DEM e parte do PMDB na eleição da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), que culminou também com sua reeleição e a do senador Garibaldi Filho (PMDB), uniram as bases dos partidos, o que, segundo ele, facilita as conversas para o próximo ano. "Hoje, o PMDB está unido em torno do governo Rosalba. Vamos lutar para unir os partidos, junto também com o PR, onde for possível. Mas isso não significa uma determinação. Sabemos que há casos onde não será viável", analisou.

Henrique Eduardo disse que o PMDB respeitará as realidades dos municípios. No entanto, ressaltou que, como a legenda faz parte da base aliada do governo Rosalba, evitará conflitos com os Democratas onde conseguir. "Como estamos integrados em nível estadual, vamos buscar conciliar. Mas, é difícil ter uma aliança preferencial, pois existem muitos casos onde iremos enfrentar candidatos do DEM. O PMDB fará alianças com diversos partidos. Em alguns casos, com PT. Outros, com PSB. Vamos buscar fortalecer nossos candidatos com o apoio de vários partidos", afirmou.

De acordo com João Maia, em entrevista a um portal de notícias local, o entendimento é para unir as legendas, dependendo das alianças nos municípios.

José Agripino quer candidato único em Natal

As articulações para a sucessão em Natal estão na fase embrionária. Geralmente, as alianças na capital seguem a composição em nível de estado. As conversas começaram. O senador José Agripino disse que não medirá esforços para unir a base de apoio do governo Rosalba Ciarlini (DEM) em torno de uma só candidatura. Hoje, o grupo tem dois pré-candidatos: o deputado federal Rogério Marinho (PSDB) e o deputado estadual Hermano Morais (PMDB). A prefeita Micarla de Sousa (PV) não é colocada como opção.

"Moverei todos os meus esforços para que o grupo que faz parte da base do governo Rosalba saia unido na disputa pela prefeitura de Natal já no primeiro turno, em torno do nome mais forte", reforçou o senador. Questionado sobre o apoio do partido à reeleição da prefeita Micarla de Sousa (PV), ele lembrou que a gestora se afastou do DEM quando optou pelo apoio à presidenta Dilma Rousseff (PT) no segundo turno das eleições do ano passado. "Micarla se vinculou ao PT. Já repeti isso reiteradas vezes. Esse assunto está fora de esquadro", frisou.

Para o deputado Henrique Eduardo, o quadro de alianças para a sucessão em Natal ainda está indefinido. Ele enfatizou que o PMDB já tem a candidatura do deputado estadual Hermano Morais (PMDB) e adiantou que aguarda um posicionamento do DEM. "O PMDB já tem candidato. Na base, existe também a candidatura de Rogério Marinho. O DEM até agora não apresentou um nome para a disputa, vamos então aguardar para ver como se dará esse processo", disse o parlamentar.

O deputado federal João Maia disse que espera um entendimento com democratas e peemedebistas, para saber qual rumo seguirá na capital. "O PR sempre delega essa responsabilidade sobre candidatura aos diretórios municipais. O PMDB apresenta o nome de Hermano Morais como irreversível. O PSDB tem Rogério Marinho. O PR ainda não fechou questão sobre o assunto. Ainda dependemos do entendimento com o PMDB e o DEM", afirmou.

Aliança sofrerá resistência em vários municípios do RN

Nos principais municípios do Rio Grande do Norte, a realidade local atrapalha os planos de José Agripino, Henrique Eduardo e João Maia. Em Mossoró, PMDB e DEM estão afinados e deverão apoiar o mesmo candidato à sucessão da prefeita Fafá Rosado (DEM). Já o PR caminha no sentido oposto e, de acordo com João Maia, deverá apoiar a candidatura da deputada estadual Larissa Rosado (PSB).

Em Currais Novos, os três partidos encabeçam os grupos políticos existentes na cidade. As legendas deverão lançar candidaturas próprias. O DEM tem como pré-candidato o prefeito Geraldo Gomes, que vai para a reeleição. O PMDB lançou a vice-prefeita Milena Galvão, que rompeu com o gestor, para concorrer ao pleito. O PR pretende disputar a prefeitura com o ex-prefeito José Lins (PR). PMDB e PR abriram diálogo e podem lançar um só nome para derrubar o prefeito.

No caso de Caicó, o PMDB tem a pré-candidatura do ex-prefeito Roberto Germano e o DEM lançou o vereador Nidson Dantas como pré-candidato. O PR ainda não decidiu que caminho seguir, mas tende a se aliar aos peemedebistas. Em Ceará-Mirim, o DEM deverá apoiar a candidatura do prefeito Antônio Peixoto (PR) à reeleição, quanto o PMDB deverá ter como pré-candidata a ex-prefeita Edinólia Melo.

O município de São Gonçalo do Amarante é mais um ponto de divergência na tríplice aliança. A prioridade do PR é a reeleição do prefeito Jaime Calado, que recebeu o apoio do DEM nas eleições de 2008. No entanto, o PMDB planeja concorrer contra o gestor com a candidatura do deputado Poti Júnior. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário