terça-feira, 13 de dezembro de 2011

O Açude Gargalheiras pede socorro

Água represada pelo Gargalheiras para abastecer Currais Novos e Acari corre risco de contaminação


A promessa do Governo do Estado é de melhorar a qualidade da água, na região Seridó, com a implantação do Sistema Adutor Seridó. O projeto prevê a melhoria de toda a rede de captação e distribuição de água na região e, principalmente, do sistema de tratamento dos esgotos, na cidade de Currais Novos. O sistema Adutor Seridó entrará em funcionamento em 2012, com 27,9 quilômetros de extensão e investimento de R$ 27 milhões.
Júnior SantosÁgua represada pelo Gargalheiras para abastecer Currais Novos e Acari corre risco de contaminação 
 
Água represada pelo Gargalheiras para abastecer Currais Novos e Acari corre risco de contaminação

Até 2027, a adutora deverá beneficiar diretamente, com água 100% tratada e em quantidade suficiente, uma população de 66.174 habitantes nas cidades de Currais Novos e Acari, incluindo as comunidades de Gargalheiras, Bulhões, Barra Verde e Brejuí. O sistema terá 23.220 metros em tubos até Currais Novos e 4.757 em tubos até a sede do município de Acari.

Segundo informações enviadas à TRIBUNA DO NORTE pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos [Semarh] para melhorar a qualidade da água, que continuará sendo captada do Açude Gargalheiras, como acontece atualmente, serão feitas ampliações e modernizações na estrutura da Estação de Tratamento de Água [ETA], com melhorias na estrutura física.

Além de pintura e recuperação estrutural, será feita a adequação de decantadores e floculadores que passam a ser de fibra de vidro [onde a água recebe cloro para desinfecção preliminar] e implantação de uma nova subestação de energia elétrica. O projeto prevê a colocação de carvão ativado nos filtros para melhorar a qualidade da água e a construção da casa de química.

Na captação, haverá melhorias com implantação de dois novos  conjuntos de moto-bombas e a ampliação da rede de distribuição de Currais Novos, com reforço dos anéis de distribuição e substituição de tubos de cimento amianto por PVC, bem como a construção de novos trechos de rede de distribuição em PVC, num total de 40 km.

O projeto prevê a construção de reservatórios, subadutoras e rede distribuidora nos distritos de Barra Verde, Bulhões e Brejuí.

Em reportagem publicada na edição do domingo, a TN alertou para o risco de contaminação do manancial do açude Marechal Eurico Gaspar Dutra (Gargalheiras), que atualmente abastece as cidades de Acari e Currais Novos. O coordenador de Aquicultura do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS), Antônio Marcos Nascimento confirmou que o açude recebe matéria orgânica durante o inverno.

Antônio Marcos critica o atual sistema de tratamento de esgotos na cidade de Currais Novos. "O que existe são, na verdade, lagoas de repasse que não fazem tratamento algum, porque estão ultrapassadas. Falta eficiência da Caern", criticou. As denúncias da Comissão de Luta pela Despoluição das Águas do Rio São Bento e do Gargalheiras são de que efluentes sanitários de Currais Novos são lançados praticamente 'in natura' no rio São Bento, que desagua no rio Acauã, represado no Gargalheiras.

Caern analisa qualidade da água

Atualmente, o DNOCS faz monitoramento apenas da vazão do reservatório Marechal Dutra. Mas a Companhia de Águas e Esgotos do RN - Caern, segundo o diretor técnico, Ricardo Varela, analisa tanto a água bruta represada, quanto a água tratada. "A água trata é analisada diariamente, e a água bruta tem, pelo menos, uma análise por semana. A água que é fornecida a população está dentro dos padrões de qualidade e potabilidade. A visibilidade é uma coisa, quando você tem análises mostra o real".

A Caern faz o tratamento convencional da água captada, com desinfecção com cloro gasoso. Quando a água está mais escura, é  feito tratamento com sulfato de alumínio, separado em processo de decantação.

Dados enviados ontem à reportagem da TRIBUNA DO NORTE pela Caern apontam a qualidade da água distribuída em Caicó e Currais Novos. Os parâmetros referentes ao mês de outubro/2011 apontam níveis zero de coliformes fecais, e de cloro residual e ph dentro dos padrões, respectivamente abaixo de 5mgCl/L e  entre 6,0 e 9,0. A turbidez também está, segundo a Caern, dentro dos padrões (abaixo de 5Ut).

No caso dos efluentes da cidade de Currais Novos, a Caern apresentou dados coletados no último dia 13 de outubro, nas ETEs Mané-Mago, Agrícola e Caça e Pesca, onde afirma que a eficiência do sistema é de Na ETE Mané-Mago a Eficiência do Sistema seria de 68,93%, portanto, dentro do padrão recomendado pela Resolução 430/2011 do Conama, que estabelece percentual mínimo de 60%, segundo a Caern.

A redução de coliformes fecais seria de 99,93226%, próximo do padrão de 99,9999999%. Na ETE Caça e Pesca a eficiência é de 82,56%, com redução de 99,9984%  muito próximo do padrão de 99,99995%. A Comissão de Lula pela Despoluição das águas do Rio São Bento e do Gargalheiras é permanente discute a possibilidade de uma ação civil pública. A próxima reunião da Comissão está marcada para o dia 10 de janeiro. O grupo pretende até lá ter um esboço do relatório ambiental que será encaminhado ao governo do Estado e ao Ministério Público Estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário