segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Obra para copa: Quase 52% das obras do Castelão já foram finalizadas


Metade das obras do Castelão já foram finalizadas

De acordo com o último levantamento feito pelo Consórcio Construtor do Estádio Plácido Aderaldo Castelo (Castelão), do dia 19 de dezembro, o projeto já alcança 51,9% de conclusão. A previsão é que o percentual de execução atinja 53% ao final de 2011

A obra do Castelão está sendo executada em quatro fases simultaneamente, das quais duas já estão concluídas. A primeira abriga o Edifício Fares Cândido Lopes, sede de dois órgãos do Governo do Estado (Secretaria do Esporte do Estado e do Departamento de Arquitetura e Engenharia) com cerca de 600 servidores. Também foram concluídos nessa fase Estacionamento e Praça de Acesso do Setor Norte. O complexo foi inaugurado oficialmente no dia 11 de novembro de 2011.

Metade das obras do Castelão já foram finalizadasA Etapa II do projeto também está concluída desde novembro e compreende o Estacionamento e Praça de Acesso Setor Sul, além de incluir ações como a construção da primeira bilheteria e de um trecho da via que dará acesso ao estacionamento da Arena Castelão. Já as etapas III e IV, de acordo com o levantamento do dia 19 de dezembro, estão com 39,95% e 15,70% de finalização, respectivamente.

Na Etapa III estará o Edifício Central que vai ser o centro de inteligência do Estádio. Atualmente, está sendo executada a supraestrutura do prédio e a base de aço e concreto. Na Etapa IV, já foi concluído o rebaixamento do campo em quatro metros, o que vai garantir a visibilidade total da área por todos os torcedores. Nessa mesma etapa, foi iniciada a colocação das sapatas dos pilares que irão receber a nova cobertura do estádio. Com previsão para ser finalizada em agosto de 2012, ela contará com um revestimento termoacústico capaz de oferecer aos torcedores mais conforto e segurança, e melhorar a transmissão televisiva. Também estão sendo executadas a terraplenagem e a contenção da arquibancada do anel inferior.

Quando concluído, o Estádio Castelão será a maior arena do Norte/Nordeste e estará entre as quatro maiores do Brasil. O estádio receberá uma semifinal da Copa das Confederações 2013 e seis jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (sendo três jogos com seleções cabeças de chave, destacando-se a Seleção Brasileira). A previsão é que o estádio seja concluído em dezembro de 2012.

Ao todo, estão sendo investidos recursos da ordem de R$ 518,6 milhões que incluem todas as transformações do estádio e entorno com a construção da praça de acesso de 70 mil metros quadrados; estacionamento coberto para 1.900 veículos; edifício Fares Cândido Lopes, sede de dois órgãos estaduais; e a operação do estádio por oito anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário