quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Como atua o trio gestor

Como atua o trio gestor

Retorno dos supervisores

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Escola Estadual Professora Iracema Brandão de Araújo

Acari - RN, 28 de janeiro de 2011 (6ª feira)

Convite

Para os colegas de trabalho

Colega,

Pegue esta borracha,

E apague do ano que passou...

... o cansaço pelas longas horas de trabalho.

... a preocupação pelos tempos difíceis.

... a tristeza de não ter realizado tudo que planejou.

... o que restou de ruim de 2011.

E com este lápis registre que há razões para você ser feliz!

Sendo abençoado por Deus!

Tendo fé.

Tendo amigos.

Tendo família unida.

Trabalhando no que gosta e, principalmente,

estando conosco para dividirmos

mais um ANO DE TRABALHO.

É bom estar com você para mais uma jornada.

SEJA BEM-VINDO!!

Esperamos vocês dia 02 de fevereiro, às 08 horas da manhã aqui na escola
                    
                                                             À direção

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

UFRN convoca 354 suplentes

UFRN convoca 354 suplentes


A UFRN divulgou na noite de ontem a primeira lista de alunos contemplados dentro das vagas remanescentes do Vestibular 2011. Ao todo, foram convocados 354 suplentes, dos quais 42 no curso de Ciência e Tecnologia Eles terção apenas um dia, esta quarta-feira, 26, para se cadastrarem em Natal, Currais Novos ou Caicó. A segunda lista será divulgada já na quinta-feira.

As vagas remanescentes surgiram do não comparecimento de alunos aprovados no vestibular dentro do prazo inicial de cadastramento, que se encerrou na última sexta-feira, ou então do remanejamento de opção de cursos. São beneficiados com as vagas abertas os suplentes habilitados (que passaram no ponto de corte), seguindo a ordem de classificação de cada curso.

A lista com os nomes está disponível no portal TN Online (www.tribunadonorte.com.br) e foi afixada nos quadros de avisos da Comissão Permanente do Vestibular (Comperve) e do Departamento de Administração Escolar (DAE), além de ser publicada nos sites da Prograd (www.prograd.ufrn.br) e da própria Comperve (www.comperve.ufrn.br). O Vestibular 2011 da UFRN ofereceu 6.139 vagas e todas foram ocupadas, inicialmente.

Os estudantes constantes da lista de suplentes divulgada ontem deverão, após o cadastramento, se matricular de 3 a 9 de fevereiro (caso tenham passado para o primeiro semestre) e as aulas terão início no dia 21 do próximo mês. Quem passou para o segundo semestre irá se matricular de 21 a 27 de julho, com início das aulas em 8 de agosto. A terceira e última lista de convocação do Vestibular 2011 será publicada no primeiro dia de fevereiro.

cadastramento

Data: 26 de janeiro

Horários: 8h às 11h e 14h às 17h

Locais:

- Aprovados para cursos de Natal e Santa Cruz (DAE  - prédio da Reitoria – Campus central)

- Aprovados para cursos de Caicó e Currais Novos (nos próprios centros)

Documentação

para cadastro

- Diploma, certificado ou certidão de conclusão do Ensino Médio ou equivalente (cópia legível e autenticada)

- Histórico escolar do Ensino Médio (cópia legível e autenticada)

- Carteira de Identidade (cópia legível e autenticada)

- Cadastro de Pessoas Físicas – CPF (cópia legível e autenticada)

- Certidão de Quitação Eleitoral, fornecida pelos órgãos da Justiça Eleitoral, ou obtida no site www.tse.gov.br (dispensada para os candidatos que completaram 18 anos após o dia 5 de maio de 2010)

- Prova de estar em dia com as obrigações relativas ao serviço militar, para os candidatos do sexo masculino (cópia legível e autenticada - dispensada para maiores de 45 anos de idade)

- Procuração (se for o caso)

Próximas chamadas:

- 27 de janeiro (cadastro dia 31 de janeiro)

- 1º de fevereiro (cadastro dia 3 de fevereiro

Matrículas

Datas

- 1º semestre (3 a 9 de fevereiro)

- 2º semestre (21 a 27 de julho)

Local: coordenações dos cursos

Divulgação dos atestados de matrícula: 1º semestre (A partir do dia 18 de fevereiro)

Rematrícula: 1º semestre (21 e 22 de fevereiro)

Calendário letivo

1º semestre

- Início das aulas  - 21 de fevereiro

- Término das aulas – 8 de julho

2º semestre

- Início das aulas – 8 de agosto

- Término das aulas – 22 de dezembro

domingo, 23 de janeiro de 2011

MEC antecipa primeira chamada do Sisu 2011; veja aprovados

MEC antecipa primeira chamada do Sisu 2011; veja aprovados

MEC antecipou a primeira chamada do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) para este domingo (23). A previsão era de que a lista seria divulgada na segunda-feira (24). Consulte a lista no site da seleção:
 
A matrícula para os aprovados deve ser feita diretamente nas instituições nos dias 27, 28 e 31 de janeiro. Veja o calendário:

Primeira chamada

Resultado 24 de janeiro
Matrícula dos candidatos selecionados 27, 28 e 31 de janeiro
Há mais duas chamadas e a lista de espera. Se o candidato foi aprovado em sua primeira opção na primeira chamada, será automaticamente retirado do sistema, fazendo ou não sua matrícula na instituição. Ou seja: ele não poderá participar das outras chamadas do Sisu.  Essa norma vale para aprovações em primeira opção nas próximas chamadas do Sisu. Veja o calendário:

Segunda chamada

Resultado 4 de fevereiro
Matrícula dos candidatos selecionados 8 e 9 de fevereiro

Terceira chamada

Resultado 13 de fevereiro
Matrícula dos candidatos selecionados 15 e 16 de fevereiro

Lista de espera

Declaração de interesse em participar da lista 13 a 17 de fevereiro

Problemas

O Sisu foi marcado por problemas de informática e uma batalha judicial que continuou até depois de o sistema ter fechado, em 20 de janeiro. Questionado sobre as falhas, o ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou que o ministério precisa reforçar sua área de infraestrutura de tecnologia da informação.
Haddad negou ainda que tenha havido falha de planejamento. Ele disse que aguarda, em menos de 30 dias, resultado de uma auditoria para saber a origem dos problemas no sistema. Adiantou, no entanto, que suspeita que o erro tenha origem na configuração de uma das máquinas que foram substituídas no meio do processo. “Sei o que não causou: não foi falta de planejamento, nem [falha de] internet, nem rede, nem capacidade de rede, não foi aplicativo”, disse.

Superior Tribunal de Justiça

Na sexta (21), o STJ (Superior Tribunal de Justiça) cassou todas as liminares das Justiças Federais dos Estados contra o Sisu. “Juízes de primeira instância estavam tomando decisões incoerentes entre si. Isso torna qualquer procedimento executivo inviável", disse Haddad em entrevista coletiva. "Como pode o Poder Público atender uma e deixar de atender a outra?”, questionou.
Segundo o STJ, seria um risco manter as decisões das Justiças Federais dos Estados, por representar um "conflito de competências". A decisão foi do ministro Félix Fischer, que afirmou que "o deferimento indiscriminado de liminares" para prorrogar prazos do Sisu iria ter impacto no calendário das instituições, "ocasionando, também, prejuízos àquelas instituições e estudantes que se valem do Prouni (Programa Universidade para Todos)".

Batalha jurídica

Com essa decisão, cai a liminar que permitia o acesso à correção das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Já havia caído a liminar que prorrogava as inscrições do Sisu apenas para o Rio de Janeiro. O MEC fechou o sistema ontem e não o reabriu na manhã desta sexta (21), apesar da decisão da Justiça.
Durante a quinta-feira (20), houve uma batalha jurídica o MEC e a Justiça Federal em vários Estados.  A Justiça Federal no Ceará autorizou o acesso à correção das provas do Enem 2010 e a possibilidade de entrar com recursos, caso houvesse irregularidades no resultado.
Pouco antes, a Justiça Federal em Pernambuco também já havia negado o pedido de a suspensão do funcionamento do Sisu, que havia sido feito pelo MPF/PE.

Já em São Paulo, um estudante conseguiu uma liminar para ter acesso às provas, conforme divulgou a Justiça Federal no Estado no começo da noite desta quinta. O candidato afirma ter preenchido corretamente a cor do caderno de questões e assinado a ata de sala (que confirma sua presença no segundo dia de provas). No entanto, ele diz que teve suas notas zeradas.

 

Universitários vão participar de operação no Seridó

Universitários vão participar de operação no Seridó

 Universitários de diversos estados brasileiros desembarcaram  em Natal com uma missão: realizar atividades voltadas ao desenvolvimento sustentável de comunidades da  região Seridó do Estado. A comitiva,  com cerca de 400 voluntários, integram o  Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa. A ação visa colocar em prática – até o dia 7 de fevereiro – projetos de formação de pessoal em áreas de conhecimento diversas, valorizando o potencial econômico de cada município. A programação está sendo chamada Operação Seridó.Estudantes desembarcam para integrar equipes que vão desenvolver cursos de formação 

Estudantes desembarcam para integrar equipes que vão desenvolver cursos de formação.

“É um permuta de cultura, ciência e cidadania, onde os dois lados saem ganhando”, diz o estudante de Ciências Biológicas do IF do Sulminas (MG), André Lattaro dos Santos, 25.  Estreante no projeto e no Nordeste a professora Livy Oliveira, do curso de nutrição da Univap (SP) estava ansiosa para atuar em São João do Sabugi. “É a vivência em campo do que vi nesses três anos de faculdade de agronomia”, diz Natalia Sgobi, que seguirá amanhã para Parelhas.

A solenidade de abertura será realizada hoje, às 11h , no Centro de Convenções de Natal, com a participação da governadora Rosalba Rosado Ciarline, do Ministro da Defesa Nelson Jobim e do Comandante Militar do Nordeste Américo Salvador de Oliveira.

Durante o período serão ministradas às comunidades, palestras sobre uso de recursos hídricos, manejo de resíduos, gestão pública, educação, exploração sustentável da mineração, uso da terras cultiváveis e assistência médica.”A ideia é multiplicar o conhecimento e fortalecer a cidadania”, explica o major Oliveira Bolzan.

As atividades no Rio Grande do Norte serão realizadas nas cidades de Municípios que serão atendidos pelo Projeto: Carnaúbas dos Dantas, Cerro Corá, Coronel Ezequiel, Equador, Florânia, Itajá, Jaçanã, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, Jucurutu, Lagoa Nova, Parelhas, Santana do Matos, São Fernando, São João do Sabugi, São José do Seridó, São Vicente, Serra Negra do Norte, Tenente Laurentino Cruz, Timbaúba dos Batistas - visitados em novembro passado.  E contarão com o apoio logístico do 16° Batalhão de Infantaria Motorizada (16º BIMtz)  e  municípios.

sábado, 22 de janeiro de 2011

Semana Pedagógica - ano letivo 2011.

Semana  Pedagógica - ano letivo 2011.

A Escola Estadual Professora Iracema Brandão de Araújo realiza a semana pedagógica para ano letivo 2011 de 07 à 11 de fevereiro de 2011. A programação já foi elaborada  pelos gestores e está sendo divulgada, veja a seguir:

UERN divulga resultado do Vestibular 2011 nesta segunda-feira

UERN divulga resultado do Vestibular 2011 nesta segunda-feira 

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), através da Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE), antecipou em uma semana o resultado do Processo Seletivo Vocacionado 2011 (PSV.2011).A divulgação ocorrerá na próxima segunda-feira, dia 24 de janeiro, às 15h, na Reitoria da UERN, Rua Almino Afonso, Centro. O reitor Milton Marques de Medeiros fará o anúncio oficial.
Previsto em edital para ser divulgado no dia 31 de janeiro, o resultado foi antecipado para possibilitar que os candidatos aprovados tenham mais tempo para providenciar a documentação. As matrículas dos aprovados ocorrerão nos dias 10 e 11 de fevereiro. As provas do PSV 2011 foram realizadas nos dias 19 e 20 de dezembro de 2010, ofertando um total de 2.346 vagas.

 

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

UFRN tem a melhor avaliação

UFRN tem a melhor avaliação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) - órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC) - divulgou o resultado do Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC) 2009. Na avaliação do instituto, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) lidera o ranking das instituições de ensino superior no estado. Faculdades privadas também conseguiram um bom desempenho. Foram avaliadas 2137 instituições em todo país. 

O IGC é um indicador que mede a qualidade de instituições de educação superior. Para sua composição, o MEC leva em conta a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação. O resultado final está em valores contínuos (que variam entre 0 e 500) e em faixas (de 1 a 5). No resultado divulgado esse mês, a  UFRN obteve 341 pontos e ficou na faixa 4. A Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte (Farn), foi a segunda colocada no estado obtendo 302 pontos e, assim como a UFRN, ficou na 4ª faixa. (Confira quadro).

Através da assessoria de imprensa, Ângela Paiva, reitora em exercício da UFRN, disse que “a Universidade Federal do Rio Grande do Norte vem se destacando nos últimos anos e tem se colocado como uma referência na região. Essa boa colocação é resultado de um esforço conjunto de todos aqueles que fazem a Universidade e a intenção é continuar trabalhando para que a UFRN continue avançando em qualidade”.

De acordo com Dalaider Pessoa Cunha Lima, fundador e reitor da Farn, a nota desse ano foi satisfatória. O reitor credita o êxito ao trabalho realizado nos últimos anos. “Priorizamos a qualidade. Há uma boa seleção dos professores e alunos. A elaboração de um projeto pedagógico consistente também é fator decisivo para conseguir esse  pontuação”, diz. A instituição tem onze anos e oferece cursos de graduação e pós-graduação. Comparando os dados dos últimos anos, a Farn conseguiu subir uma faixa.

Para a coordenadora pedagógica e uma das fundadoras  do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), Cláudia Santa Rosa, apesar do avanço em algumas instituições, o estado não tem muito o que comemorar. “O resultado não foi aquele que gostaríamos. Seria mais interesse que estivéssemos com notas melhores”, avalia. De acordo com a professora, é necessário que haja uma mudança de atitude dos gestores da educação para que os próximos resultados sejam mais positivos. “Precisamos de um conjunto de ações articuladas, desde o ensino básico até as universidades”.

MEC faz avaliação de universidades

Para avaliar os cursos de graduação, é utilizado o Conceito Preliminar de Curso (CPC).  O CPC é uma média das notas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), infraestrutura da instituição e programa pedagógico. Para um curso ter CPC é necessário que ele tenha participado do Enade com alunos ingressantes e alunos concluintes. Por isso mesmo, algumas instituições mais novas não aparecem no quadro de avaliação de anos anteriores.

Como cada área do conhecimento é avaliada de três em três no Enade, o IGC leva em conta sempre um triênio. Assim, o IGC 2007 considerou os CPC’s dos cursos de graduação que fizeram o Enade em 2007, 2006 e 2005, e assim, sucessivamente. A medida de qualidade da graduação que compõe o IGC é igual à média dos CPC’s para o triênio de interesse.

A avaliação dos programas de pós-graduação, realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), compreende a realização do acompanhamento anual e da avaliação trienal do desempenho de todos os programas e cursos que integram o Sistema Nacional de Pós-graduação (SNPG). Os resultados desse processo, expressos pela atribuição de uma nota na escala de 1 a 7 fundamentam a deliberação CNE/MEC sobre quais cursos obterão a renovação de reconhecimento, a vigorar no triênio subseqüente. A medida de qualidade da pós-graduação que compõe o IGC é uma conversão das notas fixadas pela Capes.

*Com informações do Inep/MEC

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Uma profissão em movimento

Uma profissão em movimento
As especialidades mais requeridas no campo pedagógico passaram por diversas transformações ao longo das últimas décadas, derivadas de mudanças das concepções de educação e de demandas sociais
 
Marta Avancini

Fonoaudiologia escolar: especialidade abre novas possibilidades

Nos longínquos anos 60 e 70 do século passado havia uma grande demanda pela formação de administradores, inspetores, supervisores e orientadores para atuar no ambiente escolar. Nos anos 80, houve pouco questionamento sobre qual o perfil do pedagogo que deveria ser formado. A partir dos anos 90, registrou-se uma acentuada preocupação com a formação dos professores da educação infantil e dos primeiros anos do fundamental. Com a virada do milênio, entraram em cena discussões sobre a identidade profissional dos docentes, acrescidas de novas dimensões de sua atuação e formação, como o ensino a distância. Esse rápido painel, extraído do estudo "Fragmentos da formação e identidade do pedagogo dos anos 60 aos nossos dias", das pesquisadoras Marília Oliveira e Valéria Resende, da Universidade Federal de Uberlândia, em que as autoras analisam o temário de artigos publicados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), ao longo de cinco décadas, dá uma pequena dimensão das mudanças ocorridas desde então no campo educacional. E, em decorrência, das oportunidades profissionais derivadas de suas práticas.

Nesse período, as concepções de educação, os processos de ensino e aprendizagem e o currículo passaram por várias transformações, assim como a legislação e as políticas educacionais. Os impactos dessas mudanças não se limitaram à sala de aula, abrindo novas perspectivas para professores, pedagogos e, até, para profissionais de áreas afins, como psicopedagogos e fonoaudiólogos.

Um exemplo reforça a compreensão do processo em curso. Quem tem mais de 40 anos provavelmente estudou francês na escola; hoje, o francês praticamente deixou de ser oferecido e o espanhol está ganhando espaço em virtude da lei que tornou obrigatória a oferta da língua no ensino médio a partir de 2010. Com isso, criam-se oportunidades de emprego para os graduados em letras que dominam o idioma. O mesmo ocorre com os bacharéis em música, sociologia e filosofia, que podem fazer uma licenciatura para lecionar as três disciplinas, que se tornarão obrigatórias na grade curricular a partir de 2011.

"Apesar de aparentemente estável, o currículo escolar é muito dinâmico e completamente relacionado com o contexto social", analisa Geovana Lunardi, professora do programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Por isso, explica ela, as disciplinas entram e saem do currículo a fim de atender às demandas da sociedade e a mudanças de perspectiva dentro das próprias disciplinas.

Esse processo é visível no caso das línguas estrangeiras. "A oferta de línguas nas escolas normalmente está relacionada à demanda das relações econômicas e políticas entre os
países. Este é o caso do espanhol, que se tornou importante no cenário da globalização", analisa Fernanda Castelano, professora de espanhol do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

 As relações culturais também contam, continua a especialista. "O francês foi oferecido nas escolas brasileiras por causa da tradição literária e cultural da França no Brasil e no mundo." Com a queda da influência francesa, a língua perdeu espaço - assim como ocorreu com o italiano e o alemão, obrigatórios no início do século 20.

Para o professor de espanhol, o cenário é promissor, na opinião de Fernanda. "Em muitos lugares há falta de professores e por causa da necessidade da oferta da disciplina, estão sendo realizados concursos." As estimativas do Ministério da Educação (MEC) de 2005, quando a lei que criou a disciplina foi aprovada, indicavam que seria necessário formar 20 mil licenciados em espanhol para dar conta da demanda. A Secretaria de Estado da Educação do Paraná é um exemplo: contratou 481 professores de espanhol.

A rede estadual paranaense também contratou 348 docentes para lecionar filosofia e 241 para sociologia. "Existe um campo aberto para professores de áreas que antes não faziam parte do currículo", afirma a supervisora da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Alayde Digiovanni.

Mas, reitera ela, as possibilidades para os profissionais da educação não se devem apenas às mudanças na legislação, que acarretam a inclusão de disciplinas na grade curricular. Estão vinculadas também às novas funções sociais e concepções da escola, que priorizam a diversidade e a aprendizagem. Por isso, diz a supervisora Alayde, a inclusão de disciplinas como filosofia e sociologia se deve a um projeto de escola da rede pública do Paraná e não, simplesmente, uma obrigação legal.
 
De olho no aluno
São vários os elementos que podem ser mencionados quando está em questão a nova concepção de escola - em construção, vale ressaltar. Um deles é a mudança de foco do ensino para a aprendizagem.

"Vivemos um tempo de transformação de referências curriculares no qual não cabe ao aluno se adaptar à escola; a escola é que deve se reconstruir para atender a toda a sua comunidade",  diz Sueli Dib, pedagoga e consultora da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo na área de novas tecnologias aplicadas à docência.

Os desdobramentos dessas transformações são muitos para o professor e demais profissionais da educação. De um lado, pontua Neide Noffs, diretora da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), o docente precisa rever suas estratégias em sala de aula, deixando de se preocupar com as situações e materiais que utiliza para promover o ensino, direcionando o olhar para a maneira como o aluno aprende, a fim de potencializar a aprendizagem.

De outro, a tendência à integração curricular exige uma mudança da postura do docente e do profissional da educação, na visão de Geovana Lunardi. "O especialista parece estar se tornando obsoleto dentro da escola. A docência exige um professor capaz de trabalhar em grupo, com um conhecimento amplo e pronto para compor equipes de trabalho". Desse modo, os profissionais com papel disciplinador - como inspetores - deixaram de existir, e funções, como a de coordenador pedagógico, estão em ascensão.

É ele que gerencia, coordena e supervisiona o processo de ensino e aprendizagem numa instituição escolar. "Ele acaba somando os papéis de diferentes especialistas da área da educação", complementa a professora. Por isso, na percepção de Geovana, a tarefa do coordenador pedagógico é a que mais se destaca no contexto da escola atualmente, na medida em que ele atua como um articulador do processo de ensino e aprendizagem.

A perspectiva da inclusão
Para além do foco na aprendizagem, o paradigma da inclusão está mexendo com os papéis e espaços dos profissionais no ambiente escolar. Afinal, a partir do momento em que a escola se torna um território que acolhe a diversidade, incluindo alunos de distintas origens sociais, econômicas e culturais, além dos alunos com necessidades educacionais especiais, passa a ser necessária uma equipe capaz de lidar e articular as diferenças em prol da aprendizagem.

Tradicionalmente, o ofício do professor é solitário, cabendo a ele centralizar e coordenar o ensino e aprendizagem. Hoje, diante de tantas demandas distintas, um único profissional não é capaz de dar conta de todas elas - sejam as individuais, ligadas às necessidades dos alunos,  sejam as sociais, relacionadas ao papel que se espera que a escola desempenhe enquanto instituição.

Para Flávia Medeiros Sarti, professora do departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Rio Claro, a escola enfrenta hoje um duplo movimento, pautado, de um lado, pela ampliação das expectativas sociais a seu respeito, multiplicando suas atribuições: "Espera-se que a escola prepare os alunos para a preservação dos recursos naturais, para que saibam lidar com as diferenças, para uma vida saudável, livre das drogas, das doenças sexualmente transmissíveis, da obesidade etc.".

De outro, a professora da Unesp acredita que essa "inflação" de expectativas é acompanhada por um "esvaziamento de sentidos relativos à escolarização". "Não sabemos mais que papel a escola pode e deve desempenhar na vida dos sujeitos e da coletividade. Essa situação gera uma pressão muito grande sobre a escola e seus profissionais."

É justamente nesse contexto paradoxal de ampliação e indefinição a respeito do papel da escola que profissionais de áreas afins à educação têm se inserido nas equipes das escolas - especialmente os psicopedagogos e fonoaudiólogos - abrindo possibilidades e desafios para os professores, conclui Flávia, da Unesp.

Equipes multidisciplinares
 Profissionais como o psicopedagogo e o fonoaudiólogo ganham espaço na perspectiva de uma escola que tem como objetivo central promover a aprendizagem.

"Por ter uma formação multidisciplinar, o psicopedagogo pode favorecer uma visão mais ampla sobre o processo de aprendizagem. Ele não é um profissional que lida apenas com a deficiência", explica Quézia Bombonatto, presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia.

Desse modo, ele pode apoiar o trabalho do professor, colaborando no desenvolvimento de estratégias para potencializar a aprendizagem de alunos em defasagem idade-série ou daqueles que têm uma deficiência. O psicopedagogo também ajuda na organização dos grupos e demandas, bem como na adaptação de alunos oriundos de culturas ou contextos muito diferentes, como é o caso de alunos dekasseguis.

 "Quanto mais a escola inclui, mais amplo tem de ser o olhar", analisa a coordenadora da especialização em psicopedagogia do Instituto Sedes Sapientiae, em São Paulo, Georgia Vassimon. E a necessidade de ampliar o olhar está gerando mais demanda por parte das escolas e procura por formação. No curso do Sedes, estima Georgia, cerca de metade da turma de 25 alunos é de pedagogos e outros profissionais da educação. Na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que oferece graduação em psicopedagogia desde 2009, a concorrência chega a 40 candidatos por vaga.

Em paralelo, secretarias municipais e estaduais de educação começam a abrir vagas para psicopedagogos nos concursos públicos. É o caso das prefeituras de Ourinhos (SP) e  Itaberaí (GO) e da Secretaria de Educação de Rondônia, que abriu 111 vagas para esses profissionais no ano de 2010.

Assim como o psicopedagogo, a presença do fonoaudiólogo tende a crescer na escola, especialmente com o reconhecimento de uma nova especialidade na área, a fonoaudiologia escolar. Para Jaime Zorzi, membro do Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa), o profissional pode colaborar no diagnóstico, traçando um perfil das dificuldades dos alunos. "O fonoau-diólogo ajuda a caracterizar, auxilia no planejamento em parceria com a equipe da escola. Mas quem faz o trabalho na sala de aula é o professor."

Na opinião dele, os modelos de ensino atuais não são suficientes para dar conta de todos os desafios, o que faz com que, cada vez mais, mais crianças aprendam menos. "A tendência da escola sempre foi atribuir a culpa à família, mas agora já existe mais consciência de que os problemas de aprendizagem fazem parte do processo educacional", diz Zorzi.

Para Flávia Sarti, da Unesp, o aumento da expectativa em relação à escola implica  pensar novas configurações da equipe escolar e delimitar o espaço de cada um. "Isso pode significar uma possibilidade importante de desenvolvimento e de afirmação profissional para os professores da Educação Básica, desde que eles e a sociedade tenham clareza quanto às especificidades do papel da escola."

Além disso, é fundamental que os diferentes profissionais estejam afinados com o projeto da escola, o que nem sempre ocorre. Sem isso, continua Flávia, o trabalho deles corre o risco de se transformar em "ajuda ou filantropia improvisada".

Mais qualficação e mobilidade
A educação infantil e o ensino técnico são duas frentes que também estão abrindo oportunidades na área da educação.

No caso da primeira, a necessidade de expansão do atendimento (tanto na faixa de 0 a 3 anos quanto na de 4-5 anos), somada a uma atenção maior com relação ao desenvolvimento infantil gera uma forte demanda por profissionais, opina Vera Melis, que atua na Organização Mundial pela Educação Pré-Escolar (Omep).

"Há pouco mais de dez anos, houve um concurso público para contratar pessoas para trabalhar em creches, que exigia apenas que as candidatas fossem mães. Hoje em dia, não há mais espaço para isso. Existe consciência de que a educação infantil é muito mais do que cuidar", afirma Vera.

Assim, a tendência é que se exija uma formação mais densa e conhecimento sobre desenvolvimento infantil de todos os tipos de profissionais que atuam em creches, pré-escolas ou em instituições de educação não formal - do auxiliar ao "brinquedista" e recreacionista.

O ensino técnico, por sua vez, está em expansão em todo o país, abrindo possibilidades não apenas para professores com licenciatura, mas também para bacharéis e tecnólogos. Desde 2006, o Centro Paula Souza, de São Paulo, ampliou 2,5 vezes sua capacidade de atendimento, atingindo, no primeiro semestre de 2011, 65.959 vagas.

Para fazer frente à expansão, o número de professores passou de 9 mil para 12 mil, no período de dois anos - muitos dos quais não têm licenciatura. "O ensino técnico está sendo mais valorizado, ampliando as possibilidades de formação e atraindo mais alunos", diz Almério Melquíades de Araújo, responsável pela Coordenadoria de Ensino Técnico do Centro Paula Souza. 

A mobilidade dos profissionais está ocorrendo em algumas partes do Brasil, em função do crescimento do ensino técnico. Nos concursos realizados recentemente pelo Instituto Federal Fluminense, em Cabo Frio, foram contratados professores de várias regiões do país, conta o coordenador de Extensão da escola, Carlos Eduardo Robalo. "Hoje temos professores do Rio Grande do Norte, da Bahia e de Minas Gerais, algo inconcebível há 30 anos, quando comecei a lecionar."

Escolas vão receber dicionários com nova ortografia da Língua Portuguesa em 2012

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) vai distribuir dicionários com a nova ortografia da língua portuguesa para todas as salas de aula dos ensinos fundamental e médio do país em 2012. A previsão é distribuir 10 milhões de exemplares para um milhão de salas da rede pública.

Serão adquiridos quatro tipos diferentes de dicionários. Para o primeiro ano do fundamental, os dicionários terão entre 500 e mil verbetes. Os dicionários a serem enviados para os estudantes do segundo ao quinto ano conterão de 3 mil a 15 mil verbetes. Do sexto ao nono ano, entre 19 mil e 35 mil verbetes. Para o ensino médio, de 40 mil a 100 mil verbetes.

A última vez que o FNDE enviou dicionários para escolas públicas foi em 2006, antes das mudanças estabelecidas pelo acordo ortográfico. Na última sexta-feira, 7, foi publicado no Diário Oficial da União o edital que convoca os editores para o processo de inscrição e avaliação dos dicionários. O prazo para a pré-inscrição das obras vai de 8 de fevereiro até 8 de abril. A entrega dos exemplares para a avaliação será feita do dia 13 a 15 de abril.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Acarienses são aprovados no Exame de Seleção do IFRN

Acarienses são aprovados no Exame de Seleção do IFRN.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) divulgou na noite desta segunda-feira (17) o resultado final dos aprovados no Exame de Seleção para os Cursos Técnicos Integrados na Modalidade Regular oferecidos em 11 campi da Instituição. Ao todo, foram oferecidas 840 vagas, que representa metade do total de vagas de 2011 na referida modalidade de ensino. As outras 50% já haviam sido preenchidas por meio do ProItec – o programa voltado para alunos da rede pública.

Mais uma vez a cidade de Acari comemora a aprovação de seus jovens na instituição. Lendo o Blog de Lourdinha Dantas - Compartilhando Saberes obtive a relação dos acarienses aprovados no campi Currais Novos. São eles: Ana Amélia (Alimentos), Albertini Araújo (Alimentos), Caroline Eloize (Alimentos), Letícia Bruna (Alimentos), Verônica Cristina (Alimentos), Francielly Medeiros (Alimentos), Ilona Virna (Alimentos) e Petrus Eduardo (Informática). Parabéns a todos!

Clique aqui para acessar a lista completa dos aprovados

Os aprovados no Integrado Regular devem comparecer aos campi para efetuar sua matrícula nos dias 1 e 2 de fevereiro, nos horários fixados no Edital 19/2010.

 

sábado, 15 de janeiro de 2011

Pagamento dos sevidores estaduais será nos dias 28 e 31 deste mês.

Pagamento dos sevidores estaduais será nos dias 28 e 31 deste mês.

O pagamento do mês de Janeiro vai acontecer em dois dias, vão receber no primeiro dia, 28/01, os funcionários da ativa, aposentados e pensionistas com matrícula que têm final de 1 a 5. No segundo dia de pagamento, 31/01, recebem os ativos aposentados e pensionistas com matrículas de final 6 a 0.
A folha de pagamento está sendo elaborada pela Administração já com base no decreto 22.141, que determina a redução de despesas com cargos em comissão, funções gratificadas e gratificação com representação de gabinete em todos os órgão e entidades da administração direta e indireta do poder executivo, incluindo pensionistas e o decreto 22.142, que determina o levantamento dos servidores cedidos e do quadro de lotação dos cargos efetivos do Poder Executivo Estadual. Até o final da próxima semana será concluída a inspeção na folha dos servidores públicos estaduais do Rio Grande do Norte.

Governo diz que educação do Rio Grande do Norte perdeu R$ 130 milhões

Governo diz que educação do Rio Grande do Norte perdeu R$ 130 milhões 

 As escolas públicas do Rio Grande do Norte deixaram, entre 2009 e 2010, de receber R$ 130 milhões, valor que deveria ter sido aplicado na reforma e recuperação das estruturas físicas dessas instituições de ensino. A situação foi apresentada à governadora Rosalba Ciarlini (DEM) pela secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho e a adjunta da pasta, Adriana Diniz, durante reunião realizada na manhã de ontem, no gabinete da governadora. Problemas na regularização fundiária das escolas teriam sido a principal razão para que o governo federal não repassasse a verba. No ano passado, o valor chegou a R$ 60 milhões, que se somam aos R$ 70 milhões referentes a 2009. Durante o encontro, que contou também com a presença do procurador geral do estado, Miguel Josino, foi apresentado a situação de algumas escolas, como uma no município de Apodi, onde a fossa se encontra aberta, fato que pode colocar em risco a vida de alunos, professores e funcionários.

Segundo informaçõesda assessoria de comunicação do Governo, o procurador geral, em reunião ocorrida anteriormente no Ministério Público, apresentou esta situação ao procurador geral de Justiça, Manoel Onofre Neto, explicando que o motivo principal da falta de regularização fundiária das escolas é que muitas delas foram construídas sem a documentação que torna oficial a existência das instituições, e consequentemente, não há o repasse do dinheiro.

Para regularizar a situação, a secretária Betânia Ramalho solicitou ao setor de engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que ajudasse no mapeamento de todas as escolas do estado. A secretária afirmou que pretende regularizar o mais rápido possível a situação de cada escola para garantir o recurso federal e realizar as reformas que cada unidade necessita. Durante a reunião, a governadora ouviu relatos sobre a situação dos estabelecimentos e o que foi apresentado é um cenário de prédios deteriorados, salas de aula em situações precárias, sistemas elétrico e hidráulico comprometidos, entre outros problemas.

Lei aprovada na AL

Um levantamento feito no ano passado, pela Procuradoria Geral do Estado, mostrou que cerca de 98% das escolas públicas estavam em situação precária no que se refere à comprovação da propriedade, pois não possuem o devido título de domínio. Por esta razão, a Assembleia Legislativa aprovou uma Lei Estadual que visava a regularização fundiária das escolas estaduais e outros bens públicos sem registro.

A matéria foi aprovada em agosto do ano passado, e além das escolas, o projeto estabelecia a regularização de outros prédios públicos estaduais, como unidades de saúde, delegacias, entre outros, que embora estejam há mais de dez anos na posse legítima do estado, não detêm o devido titulo de propriedade. Em entrevista ao Diário de Natal, na época da aprovação da Lei, de sua autoria, o procurador do estado Raimundo Nonato, declarou que os estabelecimentos foram construídos em sua grande maioria em terrenos devolutos, por isso, o estado nunca diligenciouo registro dessas áreas. Para o estado requerer a legalização dos terrenos, a referida Lei exige que o prédio público tenha sido construído há mais de dez anos.

O propositor da Lei disse que ela é dirigida ao próprio estado, que para lhe dar plena execução, deverá compor uma estrutura mínima de logística para consumação do trabalho, como a disponibilização de pessoal com conhecimento em topografia, avaliação de imóveis, georreferenciamento, além de recursos materiais, como veículos para percorrer o interior do estado, para realizar os levantamentos dos bens públicos abrangidos pela Lei e em situação dominial irregular.

Governo anuncia salário mínimo de R$ 545 a partir de fevereiro

Governo anuncia salário mínimo de R$ 545 a partir de fevereiro 

O novo valor do salário mínimo será de R$ 545, disse há pouco o ministro da Fazenda, Guido Mantega, depois de participar da primeira reunião ministerial do governo da presidenta Dilma Rousseff. O aumento terá impacto de R$ 1,4 bilhão nas contas públicas este ano.
Inicialmente, estava previsto que o salário mínimo seria de R$ 540. Essa proposta chegou a ser aprovado no Orçamento da União deste ano. O governo fez a mudança porque o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) fechou 2010 maior que o previsto. A fórmula de reajuste do mínimo, acertada com as centrais sindicais, estabelece a reposição pelo INPC do ano anterior mais o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores.
Segundo o ministro, o valor ficaria em R$ 543, mas o governo arredondou para R$ 545 para facilitar o saque nos caixas eletrônicos. O novo mínimo valerá a partir de fevereiro, mas só será pago em março. O ministro anunciou ainda que, nos próximos dias, o governo enviará ao Congresso uma medida provisória para transformar em lei a fórmula de reajuste do salário minimo acertada com as centrais sindicais. Essa política vai vigorar nos próximos quatro anos.

 

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Pagamento de estado será divulgado dia 15.

Rosalba tenta acalmar servidor 
Governadora garante pagamento da folha e promete anunciar calendário até o dia 15 desse mês.



A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) tranquilizou os servidores públicos do estado, garantindo que não há risco da folha de pagamento de janeiro não ser honrada. A gestora afirmou que até o dia 15 deste mês irá anunciar a data do repasse. Em entrevista concedida a uma emissora de rádio local, na manhã de ontem, Rosalba falou sobre a situação em que encontrou o estado, fez críticas à administração passada e falou de suas estratégias para equilibrar as contas dentro de um prazo de seis meses. Entre as medidas está o corte de cargos comissionados, tanto da administração direta como da indireta. "Com muito otimismo em seis meses mudaremos esse quadro. A ordem é economizar. Cortar gastos, diminuir cargos comissionados", declarou Rosalba.

Para a gestora, a prioridade atual é o pagamento da folha de pessoal, que, na opinião dela é sagrada. "O estado para ser organizado precisa valorizar seus servidores. Com a receita de ICMS, em torno de 250 milhões, e mais as parcelasde FPE e o que tiver, vamos priorizar a folha de pessoal, mas estamos organizando e será bem menor. Estamos corrigindo diversas distorções, inclusive pessoas que não trabalhavam no estado e estavam recebendo", argumentou a governadora.






























































Entre as medidas para reestruturar as finanças do estado, está a demissão de cargos comissionados. "Estamos demitindo e não repondo. Pelo menos 35% dos cargos não retornarão e isso representa um corte de 35% no valor. Porque tem cargos com valor mais alto e outros mais baixos. Se temos em uma secretaria o número de cargos que corresponde a R$ 200 mil reais, por exemplo, terá que cortar 35% de cargos, de forma que o valor a ser pago seja menor 35%. Mas ainda não tenho esse número geral e detalhado porque estamos fazendo uma análise de secretaria por secretaria", explicou.

Durante a entrevista, a governadora fez críticas à administração passada e disse que, na primeira semana de gestão, encontrou um déficit de R$ 132 milhões. "Dentro desse valor há compromissos que são inadiáveise estão na lei. Compromissos com municípios, com a própria União, pagamento de dívidas, Fundeb, recursos que foram utilizados de forma indevida do Fundo de Saúde, na ordem de R$ 30 milhões, recursos de royalties que foram destinados para pagamento de pessoal, e que não podem ser utilizados porque tem destinação própria. Estamos denunciando ao Ministério Público e órgãos competentes.Eu nem sabia que os royalties e o recursos da saúde tinha sido utilizados de outra forma", afirmou Rosalba, que atribuiu o desequilíbrio financeiro do estado à "desorganização e falta de planejamento".

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sábado, 1 de janeiro de 2011

Confira a lista de concursos previstos para 2011

O ano de 2011 promete boas oportunidades no serviço público. Concursos de grande porte, esperados por grande parte dos candidatos, estão previstos para sair nos próximos meses. As chances estão espalhadas por todo o país. Quer bons salários e estabilidade? Tente sua vaga também! Confira abaixo as principais oportunidades:

Senado Federal
Número de vagas: até 250 e cadastro reserva
Cargos abrangidos: técnico, analista e consultor
Salários: de R$ 8,7 mil a R$ 16,6 mil
Organizadora: não definida
Edital: previsto para dezembro de 2010 ou início de 2011

Superior Tribunal Eleitoral
Número de vagas: cadastro reserva
Cargos abrangidos: por enquanto técnico e analista
Salários: de R$ 3.993,09 a R$ 6.551,52
Organizadora: não definida
Edital: previsto para o primeiro semestre de 2011

Valec/DF
Número de vagas: até 1.360
Cargos abrangidos: de níveis médio e superior
Salários: não informados
Organizadora: não definida
Edital: em janeiro de 2011

Instituto Rio Branco
Número de vagas: 26
Cargos abrangidos: diplomata
Salários: mais de R$ 12 mil
Organizadora: Cespe/UnB
Edital: em breve
Correios
Número de vagas: 6.565 vagas
Cargos abrangidos: carteiro, atendente de agência e operadores de centro, entre outros
Salários: não informados
Organizadora: não definida
Edital: em janeiro de 2011

Petrobras
Número de vagas: 6 mil até 2013
Cargos abrangidos: de níveis médio e superior, em definição
Salários: de R$ 1.141,61 a R$ 3.940,16
Organizadora: não definida
Edital: primeiro concurso no ano que vem

Instituto Nacional de Seguro Social
Número de vagas: 2,5 mil
Cargos abrangidos: técnico e analista
Salários: não informado
Organizadora: não definida
Edital: aguarda autorização

Polícia Federal
Número de vagas: mais de mil vagas
Cargos abrangidos: delegado, perito, agente administrativo e papiloscopista
Salários: de R$ 2.899,97 a R$ 13.368,68
Organizadora: não definida
Edital: aguarda autorização

Ibama
Número de vagas: 362
Cargos abrangidos: técnico e analista administrativo
Salários: não informados
Organizadora: não definida
Edital: aguarda autorização

Ministério da Educação
Número de vagas: 12 mil
Cargos abrangidos: professor e técnico-administrativo
Salários: não informados
Organizadora: não definida
Edital: chances autorizadas

Brigada Militar do RS
Número de vagas: 3.678
Cargos abrangidos: oficial, oficial de saúde, capitão e soldado
Salários: de R$ 1,2 mil a R$ 3,5 mil
Organizadora: FDRH
Edital: ainda neste ano

Centro de Assistência Judiciária do DF
Número de vagas: 600
Cargos abrangidos: técnico e analista judiciário
Salários: chegam a até R$ 7 mil
Organizadora: não definida
Edital: sem previsão

Fundação Biblioteca Nacional
Número de vagas: 44
Cargos abrangidos: assistente administrativo
Salários: não informado
Organizadora: não definida
Edital: em até seis meses

Ministério da Fazenda
Número de vagas: 300
Cargos abrangidos: analista técnico-administrativo
Salários: R$ 3,5 mil
Organizadora: não definida
Edital: espera autorização

Ancine
Número de vagas: 100
Cargos abrangidos: técnico de regulação e técnico administrativo
Salários: de R$ 4.759,98 a R$ 4.984,78
Organizadora: não definida
Edital: sem previsão

Procon/DF
Número de vagas: 200
Cargos abrangidos: técnico, analista e fiscal
Salários: de R$ 3.919,13 a R$ 5.293,30
Organizadora: não definida
Edital: sem previsão