quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Fusão do DEM com PMDB volta a ser cogitada



A afinidade entre DEM e PMDB no Rio Grande do Norte também chegou ao cenário nacional. De acordo com reportagem publicada ontem pela Folha de São Paulo, os dois partidos começaram a costurar uma aliança com vistas às eleições deste ano. Apesar de o PMDB ser da base governista e o DEM um dos ferrenhos opositores, as legendas buscam convergências.

De acordo com a reportagem, a fusão entre as duas legendas é articulada pelo presidente nacional do PMDB, o vice-presidente da República Michel Temer, e é vista com bons olhos pelo Planalto, que pretende calar a legenda oposicionista e aumentar sua bancada no Congresso Nacional. Os partidos admitem que conversam sobre 2012, mas, por enquanto, negam que a ideia seja a fusão.

Em nível estadual, uma fusão do DEM com o PMDB seria benéfica para a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), que teve sua ascensão política orquestrada pela união entre os dois partidos. Além disso, colocaria a governadora na base da presidenta Dilma Rousseff (PT), o que proporcionaria uma relação administrativa mais próxima entre seu governo e o Planalto.

Já para o senador José Agripino, presidente nacional do DEM, seria um grande problema. Ele deixaria de comandar um partido para ser liderado pelo deputado federal Henrique Eduardo, presidente estadual do PMDB. O senador nega qualquer possibilidade de fusão do DEM com outras siglas. Ele diz que o assunto não está na ordem do dia no partido. Embora mantenha conversas frequentes com os peemedebistas, ele reafirma que o Democratas continuará na oposição a Dilma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário