quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A importância das Eleições Municipais


             O primeiro passo é entender a seriedade das eleições municipais, que são tão importantes quanto às eleições nacionais e estaduais. Através das eleições municipais são escolhidos candidatos a Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores dos municípios. Todos eles exercem funções essenciais ao desenvolvimento e organização da sociedade municipal. O Prefeito é o chefe do Poder Executivo, ou seja, ele administra o município; O Vice-Prefeito o substitui em caso de vacância temporária ou definitiva do cargo; e os Vereadores exercem o Poder Legislativo, representando o povo nas câmaras municipais.


           Os eleitores tendem a prestar menos atenção aos pretendentes ao cargo de Vice-Prefeito e, também, aos candidatos a vereança. No entanto, a história do nosso país comprova várias experiências de vices que se tornaram titulares. E os Vereadores são os legisladores municipais. Têm grande importância no processo de elaboração das leis referentes a matérias de competência exclusiva do município. Têm, ainda, função fiscalizadora, exercendo o controle da Administração local, principalmente quanto aos atos e as contas do Poder Executivo do Município.

            O eleitor deve se informar, através do programa político e discurso eleitoral apresentados, sobre as propostas de cada candidato e sobre as ideologias dos partidos políticos ao qual pertencem. É importante lembrar que a eleição do Prefeito importará a do candidato a Vice-Prefeito com ele registrado. Por isso, atenção na escolha!  Também é preciso compreender o sistema pelo qual os vereadores são empossados, qual seja, o sistema proporcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário