segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Recorde à vista: Messi deve ganhar Bola de Ouro pelo 3º ano seguido

 

Fifa revela nesta segunda-feira quem foi o melhor do mundo em 2011, mas CR7 nem irá à festa. Entre as mulheres, japonesa pode desbancar Marta

No caminho para se tornar um dos maiores de todos os tempos, Lionel Messi deve marcar definitivamente seu nome na história do futebol mundial nesta segunda-feira ao tornar-se o primeiro jogador a receber o prêmio de melhor do mundo por três anos consecutivos. O camisa 10 do Barcelona concorre com o companheiro Xavi e Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, à Bola de Ouro Fifa e é o favorito absoluto para o tri. Ronaldo e Zidane já receberam o troféu três vezes, mas não seguidas. A Festa de Gala, que revelará ainda os melhores técnico, gol e jogadora (Marta no páreo para o hexa) de 2011, começa às 16h (de Brasília) em Zurique com transmissão ao vivo do SporTV e acompanhamento em Tempo Real no GLOBOESPORTE.COM.

info comparativo Bola de Ouro 2012 (Foto: arte esporte)
Esta é a quinta vez que Messi figura entre os finalistas ao prêmio da Fifa. Em 2007, o argentino apareceu em terceiro lugar, atrás de Kaká e Cristiano Ronaldo. No ano seguinte, foi o segundo, superado pelo português, então no Manchester United. A consagração veio em 2009, com a primeira vitória. Em 2010, repetiu a dose, dessa vez conquistando a primeira Bola de Ouro unificada pela Fifa e pela revista "France Football", que organizava seu prêmio para o melhor da Europa desde 1956.
Messi, Xavi e Cristiano Ronaldo foram os finalistas em 2009. Messi é tão favorito agora que o português nem irá à festa, já que o Real joga na terça e avisou que seus jogadores e o técnico José Mourinho, concorrente de Pep Guardiola entre os treinadores, estarão viajando para a partida contra o Málaga pela Copa do Rei. Por outro lado, nomes como Pelé, Franz Beckenbauer, Fabio Cannavaro, Lothar Matthaus, Marco van Basten, George Weah, Neymar (concorrente ao melhor gol do ano) e até Shakira são esperados no Kongresshaus em Zurique.
bola de ouro fifa (Foto: Fifa.com) 
A Bola de Ouro é organizada em conjunto pela Fifa e pela revista "France Football" 
Criado pela Fifa em 1991, o prêmio teve 14 vencedores até hoje. Ronaldo Fenômeno (1996/1997/2002), que pelo Twitter avisou que será o responsável pela entrega da Bola de Ouro ao vencedor durante a cerimônia desta segunda-feira, e Zidane (1998/2000/2003) são os recordistas. Com duas conquistas, Messi poderá igualar a marca da dupla de astros. No caso de uma terceira vitória, o argentino, de 24 anos, entrará para a história como o primeiro a levantar o troféu por três vezes consecutivas. O jogador também bateria os dois feitos de Ronaldinho Gaúcho (2004/2005), quando o brasileiro ainda atuava pelo time catalão. Quando a Bola de Ouro era dada apenas pela "France Football" aos melhores da Europa, Cruyff (1971, 1973 e 1974), Platini (1982, 1983 e 1984) e Van Basten (1988, 1989 e 1992) ganharam três vezes seguidas.
Cristiano Ronaldo, Xavi e Messi (Foto: AFP) 
Cristiano Ronaldo, Xavi e Messi disputaram o prêmio
da Fifa em 2009: argentino levou  
Em 2011, Messi melhorou ainda mais a sua eficiência nas finalizações e se tornou o segundo maior artilheiro da história do Barcelona com 211 gols, ao superar os 194 do lendário Ladislao Kubala. Com excelente visão de jogo e uma técnica sublime, o canhoto consegue se destacar justamente nas áreas mais congestionadas do campo. Com fintas desconcertantes, arrancadas de tirar o fôlego e um verdadeiro faro de gol, o camisa 10 é uma ameaça contínua à meta adversária e sua regularidade impressiona.
Por seu clube, o atleta teve um ano recheado de vitórias, ainda que não completo. Pelo Barcelona, Messi conquistou o Campeonato Espanhol 2010/2011, Supercopa da Espanha 2011, Liga dos Campeões 2010/2011, Supercopa da Europa 2011 e Mundial de Clubes da Fifa 2011 com sobras, mas caiu na final da Copa do Rei justamente para o Real Madrid, de Cristiano Ronaldo, por 1 a 0, na prorrogação. O único título merengue na temporada.
Diferentemente dos demais concorrentes, Messi não teve um grande ano com sua seleção. A Argentina foi eliminada nas quartas de final da Copa América para o Uruguai nos pênaltis depois de um empate em 1 a 1 no tempo normal. O camisa 10 deixou o torneio sem marcar gols e, novamente, enfrentou críticas por não conseguir repetir com a seleção as mesmas atuações que costuma ter com o Barcelona.
bola de ouro fifa (Foto: Fifa.com) 
A cerimônia de premiação terá transmissão ao
vivo do canal SporTV 
Os escolhidos aos prêmios de melhores do ano saíram de uma votação feita entre os técnicos e capitães das 208 seleções filiadas à Fifa, mais jornalistas internacionais escolhidos pela revista “France Football”. Até 2009, a Fifa e o veículo de comunicação mantinham diferentes premiações. No ano passado, o evento sofreu modificações significativas por conta da fusão entre o prêmio da entidade máxima do futebol e a Bola de Ouro da revista "France Football", dando origem à Bola de Ouro Fifa. Messi, portanto, é o único vencedor da nova versão.
Todo fã de futebol — dos atletas aos técnicos, passando pelos torcedores — tem uma opinião sobre o melhor jogador, a melhor jogadora e os melhores treinadores. Ídolos do Barcelona assim como Messi, Evaristo de Macedo e Rivaldo, melhor do mundo em 1999 pelo clube catalão, exaltaram o argentino em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM.
Rivaldo recebe prêmio de melhor do mundo da Fifa em 1999 (Foto: Fifa.com) 
Rivaldo recebe prêmio de melhor do mundo da Fifa em 1999 
- O Messi é fantástico. Realmente, ele é o melhor do mundo e quanto a isso não há dúvidas. Ele pode ganhar até cinco vezes o prêmio, que, ainda assim, o troféu estará em boas mãos. Um grande craque, com grandes marcas e que pode se tornar o maior jogador da história do Barcelona - disse Rivaldo.
evaristo de macedo em evento (2006) (Foto: Globoesporte.com)
- Messi é um garoto que já brilhava na base do Barça e, hoje, ele confirmou tudo o que se esperava dele. Ele é extraordinário e é sem dúvida nenhuma o melhor do mundo e deve continuar a se dedicar. No futebol, a dedicação é muito importante. Ele é excepcional - completou Evaristo de Macedo, ex-jogador de Barcelona (1957-1962) e Real Madrid (1962-1965).
 
Melhor técnico
Para a Bola de Ouro de melhor técnico do ano no futebol masculino, o escocês Alex Ferguson (Manchester United), o português José Mourinho (Real Madrid) e o espanhol Pep Guardiola (Barcelona) são os três finalistas. Já no futebol feminino, Bruno Bini (França), Norio Sasaki (Japão) e Pia Sundhage (Suécia) são os concorrentes. Guardiola é o favorito disparado pelas conquistas que teve com o Barça e nem terá Mourinho, vencedor do ano passado, na plateia.
Melhor jogadora
O futebol feminino também estará em evidência na festa de gala da Fifa. Entre as mulheres, a atacante Marta é mais uma vez finalista e vai tentar o “hexa”. Melhor do mundo desde 2006, a brasileira terá como concorrentes a norte-americana Abby Wambach e japonesa Homare Sawa, campeã do mundo com sua seleção no ano passado e eleita a craque do Mundial. Por isso, a japonesa aparece como favorita ao prêmio e pode desbancar a brasileira.
marta com trofeu de melhor jogadora do mundo - fifa (Foto: Reprodução) 
Marta com o troféu do ano passado nas mãos: brasileira é pentacampeã do prêmio 
Gol mais bonito
Pelo segundo ano consecutivo, o atacante Neymar está concorrendo ao Prêmio Puskás, que elege através de votação na internet o gol mais bonito do ano. Após mais de 700 mil votos contabilizados no Fifa.com, o público escolheu o primeiro tento do santista na derrota do Peixe por 5 a 4 para o Flamengo, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, para concorrer à honraria.
A disputa, no entanto, promete ser acirrada. A começar por Lionel Messi e seu gol marcado contra o Arsenal, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões. Wayne Rooney também entra na disputa, na bela bicicleta que o atacante acertou no clássico contra o Manchester City, em fevereiro do ano passado. A decisão final está mais uma vez nas mãos dos internautas, que poderão votar até esta segunda-feira para eleger o vencedor.
Outros
Além dos troféus apresentados ao melhor jogador, à melhor jogadora, aos melhores técnicos e ao autor do gol mais bonito do ano, três outros serão entregues durante a cerimônia em Zurique: a Seleção Mundial da Fifa/FIFPro, o Prêmio Presidencial e o Prêmio Fifa Fair Play.

Nenhum comentário:

Postar um comentário