quinta-feira, 1 de março de 2012

A ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA IRACEMA BRANDÃO DE ARAÚJO INÌCIOU ANO LETIVO 2012 HOJE


ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA IRACEMA BRANDÃO DE ARAÚJO


A equipe de funcionários da Escola Estadual Professora Iracema Brandão de Araújo iníciou hoje o ano letivo de 2012 com uma programação especial no turno matutino para recepcionar seus alunos nas dependências da entidade. 

A programação começou às 07 horas da manhã com a rádio da escola tocando músicas para  os alunos logo na entrada.  
Os funcionários prepaparam um painel mural para dar as boas-vindas aos alunos, que ficou exposto na entrada da escola.
  
Ás 07 horas e 30 minutos  o diretor da escola  José Evani da Silva abriu as atividades com uma mensagem de boas-vindas.

 
ü  Palavra de boas-vindas – direção da escola

Sua presença é muito importante para nós
Estamos felizes por tê-los conosco
Juntos estaremos construindo um novo futuro
Agradecemos pela confiança em nós depositada
Muito obrigada e que este ano seja muito produtivo

Buscamos oferecer o que há de melhor
Estamos certos que todos os nossos objetivos serão alcançados
Muitas novidades estarão sendo oferecidas durante o ano letivo

Vamos caminhar juntos pelos caminhos do conhecimento
Ir mais além do que se pode enxergar
Nesta longa jornada, não estaremos sozinhos.
Deus nos acompanhará e com certeza nos abençoará
Orgulhosos chegaremos ao final de mais uma etapa
Sejam todos bem-vindos ... e que este ano seja tremendo de bom!!!


Ás 08 horas da manhã a professora Jaécia Bezerra de Brito declamou uma linda poesia


Um dia você aprende que...

Não importa em quantos pedaços
Seu coração foi partido
O mundo não pára para que
você o conserte.

Aprendi que o tempo
Não é algo que posso
Voltar pra traz

Portanto sua alma ao
em vez de espera
que alguém
lhe traga flores

Você aprende que realmente
pode suportar
que realmente é flores
e que pode ir
muito mais longe
depois de pensar
que não se pode mais

E que realmente a vida
tem valor diante da vida
nossas vidas são traidoras
e nos fazem perdoar

o bem que poderíamos fazer
se não o medo de
TENTAR....


Ás 08 horas  e 30 minutos foi realizada a apresentação dos funcionários da escola, especificando cada setor:

 
1.      Diretor
2.      Vice-diretor
3.      Coordenadora pedagógica
4.      Coordenadora financeira
5.      Inspetora escolar
6.      Secretários
7.      Pessoal de serviços gerais
8.      Pessoal de apoio pedagógico
9.      Professores



 

Ás 09 horas iniciou-se a distribuição de turmas e em seguida foi feito encerramento das atividades programadas para este primeiro dia com a palavra de boas-vindas da diretora da 9ª DIRED a Professora Ivânia que pretigiou os funcionário e alunos neste dia.


Secretária visita escolas no primeiro dia letivo e anuncia investimentos na Educação

 Profª Pollyana Lima, primeira a esquerda, ficou satisfeita com a mensagem da secretaria.
Profª Pollyana Lima, primeira a esquerda, ficou satisfeita com a mensagem da secretaria.

"Em 19 anos de trabalho na educação, nunca vi um secretário sair do seu gabinete para visitar as escolas e acompanhar o início do calendário no primeiro dia de aula. Isso é um grande estimulo para a direção das escolas, para os professores e também para os alunos no começo do ano". 


A afirmação da diretora da Escola Estadual Winston Churchill, professora Maria Eliana, se referem à visita da secretária de educação do Estado, professora Betania Ramalho, que acompanhou o início das aulas na rede estadual de ensino na manhã desta quinta feira (01). 


As aulas foram iniciadas nas 699 unidades de ensino com aproximadamente 300 mil alunos e 18 mil professores em sala de aula. O Churchill matriculou, este ano, quase mil alunos, mas a diretora também explicou que ainda há vagas e que os estudantes podem procurar a unidade para efetuar suas matrículas.


Durante a visita, a secretária atendeu a imprensa e afirmou que a orientação da secretaria é que não haja limites para matrícula. Em todas as regiões do Estado ainda existem vagas em Escolas Estaduais e o estudante, aonde quer que esteja no RN, terá sua matrícula assegurada. Os alunos que estão em escolas com número excedente de estudantes serão recebidos por unidades de ensino do Estado no mesmo bairro ou próximas de suas residências.


No Winston Churchill, a secretária deu boas vindas a uma turma do primeiro ano composta, principalmente, por alunos oriundos da rede municipal. A estudante Fernanda Ylana veio da Escola Municipal José Sotero, do bairro de Igapó, e afirmou ter escolhido o Churchill porque ouvia das amigas que era uma boa escola.


"O que as minhas amigas falavam está se confirmando. Pela primeira vez eu conheci um secretário e também já vi os livros que vamos receber aqui. Está tudo muito bom, espero que continue assim". Afirmou Fernanda.


Em conversa com os alunos, a secretária também garantiu aos mesmos que o projeto para reforma da escola será apresentado à diretoria, aos professores e aos alunos até o mês de abril. De acordo com a secretária, várias escolas da rede passarão por ampla reforma em 2012.


"O projeto para reforma do Churchill será apresentado em abril. O dinheiro está reservado e a construção não vai atrapalhar as aulas. Sabemos que muitas escolas precisam de reformas, mas o importante é que temos projetos, temos um plano, porém, precisamos ter paciência porque os investimentos precisam se reverter em qualidade de ensino". Concluiu a secretária.       



Nomeação

Nos próximos dias sai à nomeação no Diário Oficial do Estado dos professores aprovados do Concurso Público para o Magistério realizado em novembro de 2011. Serão convocados 2.900 professores e 600 profissionais de suporte pedagógico. Esse novo contingente de profissionais da Educação preenche as necessidades existentes no quadro da rede estadual de ensino.

Governo do Estado garante pagamento do piso nacional aos professores do RN

Após o anúncio do Ministério da Educação de reajustar em 22,22% o piso salarial dos professores, o Governo do RN garantiu o pagamento do Piso Nacional do Magistério, afixado em R$ 1.451, para uma jornada de 40 horas aos profissionais que atuam no Ensino Médio. A notícia foi confirmada pela governadora Rosalba Ciarlini, durante o encontro de governadores e vice-governadores no Senado Federal, nesta terça-feira (28), na busca de apoio do Congresso Nacional para um pacto federativo.

A notícia vem em boa hora, já que no ano passado o Governo do Estado reajustou o salário dos professores do RN em 34%. Na época, o Estado era um dos únicos do Brasil que não pagavam o piso nacional aos professores estaduais. Além disso, desde fevereiro deste ano, o processo de promoções verticais da educação vem sendo implantado e as promoções horizontais serão analisadas por uma comissão e adotadas posteriormente para os professores.

De acordo com a governadora Rosalba Ciarlini, “muitos investimentos, melhorias nas escolas e transporte escolar, aquisição de novos equipamentos, aperfeiçoamento e valorização dos professores vêm sendo realizados nos últimos meses. Vamos manter o mesmo trabalho para que os profissionais continuem recebendo o piso nacional a que têm direito”.

Sobre as promoções verticais implantadas, a chefe do executivo estadual comentou que, há muitos anos, os professores não vinham recebendo os valores que eles merecem e a medida visa a valorização desses profissionais. “Para que possamos avançar com a educação, porque o lugar de criança é na escola, nós queremos defender o direito que as crianças e jovens têm de ter um futuro pelos caminhos da educação”.

Para discutir mais melhorias na área educacional do Estado, entre os dias 7 e 9 de março, será realizado em Natal um encontro nacional com todos os Secretários Estaduais de Educação no qual várias questões serão debatidas, além de sugestões e novas ideias que serão implantadas. No dia 8 de março, com a presença do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, serão entregues aos municípios potiguares 100 ônibus escolares adquiridos para melhorar o transporte de jovens e crianças no Estado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário