domingo, 11 de março de 2012

Fla e Flu fazem clássico pensando na Libertadores





Flamengo e Fluminense fazem hoje, às 18h30, no Estádio  Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ), o primeiro clássico da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca. O duelo, válido pela terceira rodada, está sendo disputado em clima de comemoração. Isso porque o Fla-Flu, considerado o clássico mais charmoso do futebol brasileiro, está completando um século em 2012. A primeira vez que os dois times se encontraram foi em 7 de julho de 1912. Naquela ocasião o Tricolor, mesmo tendo perdido nove titulares para o rival, ganhou por 3 a 2 nas Laranjeiras. Outro fator que contribui para o clima festivo da partida são os bons resultados que as duas equipes conseguiram no meio de semana pela Copa Libertadores.
Dhavid NormandoAbel Braga deve colocar em campo um time formado por jogadores reservas, para encarar o Fla

O Fluminense surpreendeu ao derrotar o Boca Junior por 2 a 1, em plena La Bombonera, e assumiu a liderança do Grupo 4. O Rubro-Negro, em casa, fez 1 a 0 no Emelec, do Equador, e também aparece na primeira posição do Grupo 2. As festividades, porém, são deixada de lado quando a situação das duas equipes na Taça Rio acusa a necessidade de vitória. Ambos somam três pontos, mas necessitam do triunfo para ficarem mais perto da classificação para as semifinais.

No fim de semana passado o Tricolor derrotou o Nova Iguaçu por 3 a 0, enquanto que os flamenguistas ganharam do Duque de Caxias por 2 a 1. A necessidade de vitória neste clássico é opinião compartilhada pelos dois treinadores. Abel Braga, comandante do Fluminense, lembra que o time tropeçou na estreia, perdendo por 2 a 1 para o Resende. "Os pontos perdidos naquela ocasião, quando merecíamos uma melhor sorte, sempre podem acabar fazendo falta porque esta Taça Rio está sendo disputada com muito equilíbrio. Portanto, o clássico é sempre uma grande oportunidade de recuperação, pois é aquele típico confronto em que qualquer resultado é normal" disse Abel.

Joel Santana, técnico do Flamengo, também vem conversando com seus jogadores sobre a necessidade de vitória, pois entende que a Taça Rio ainda vai apresentar muitas dificuldades ao Rubro-Negro. "Sempre digo que a Taça Rio é mais complicada do que o primeiro turno porque tem mais clássicos sendo disputados. Logo, os resultados desses jogos entre os grandes podem acabar custando uma eliminação ou até mesmo dando a classificação para as semifinais. Temos que tratar este encontro com a importância que ele merece",  disse Joel.

Os jogadores também parecem convencidos de que uma vitória é fundamental para a sequência da competição. "A Taça Rio está muito complicada, podemos acabar tropeçando ainda em alguns jogos contra as equipes de menor investimento, assim como aconteceu na estreia (derrota de 2 a 1 para o Boavista), e, portanto, não podemos deixar de encarar os clássicos com a seriedade que eles pedem",  afirmou o zagueiro David Braz, do Flamengo.

O goleiro do Fluminense, Diego Cavalieri, por sua vez, acredita que o resultado do clássico, além de interferir na pontuação da Taça Rio, tem um impacto moral na sequência do trabalho. "Os dois times precisam ganhar não apenas para ficarem melhor posicionados na Taça Rio. Um clássico mexe com o aspecto moral".

Nenhum comentário:

Postar um comentário