sábado, 28 de abril de 2012

Estado quer alfabetizar 55 mil potiguares neste ano letivo

O Programa RN Alfabetizado da Secretaria Estadual da Educação, em sua 9ª etapa, inicia suas aulas no dia 2 de maio. O objetivo principal é reduzir os índices de analfabetismo na população acima de 15 anos em todos os municípios do Rio Grande do Norte.
Turmas funcionarão em diversos locais, como em clínica de hemodiálise, hospitais e igrejas
Turmas funcionarão em diversos locais, como em clínica de hemodiálise, hospitais e igrejas

Com duração de 08 meses e a carga horária de 320 horas, o programa tem jornada diária de 2 horas presenciais. A meta traçada para este ano é alfabetizar cinquenta e cinco mil alunos em todo o Estado.

O programa utilizará alfabetizadores com escolaridade mínima de ensino médio, responsáveis pela formação das turmas e pelo local de aulas; coordenadores de turmas com graduação preferencialmente em Pedagogia, que são responsáveis pelo acompanhamento, planejamento e funcionamento das turmas; e gestores e coordenadores da Secretaria Estadual de Educação.

As turmas funcionarão em diversos locais como clínica de hemodiálise, presídios, hospitais, associações de moradores, canteiros de obras, igrejas e assentamentos rurais.

Este ano, o programa contará com 3237 bolsistas (alfabetizadores e coordenadores). Eles foram selecionados através de processo seletivo com provas de Português, Matemática e conhecimentos na área de Educação de Jovens e Adultos.

Os alfabetizadores recebem uma bolsa de voluntário no valor de 4$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) e os coordenadores a quantia de R$ 500,00 (quinhentos reais). Os recursos são provenientes do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Escola (FNDE).

O programa RN Alfabetizado é executado pela Secretaria Estadual da Educação em parceria com o Governo Federal (Brasil Alfabetizado), e tem como foco a redução dos índices de analfabetismo, o estimulo a continuidade de estudos, e o fortalecimento da cidadania, aos jovens, adultos e idosos que estão fora do domínio significativo da prática social do ler, escrever, em todos os municípios do RN.

Área de atuação

Durante o ano de 2011, o programa RN Alfabetizado atuou em 156 municípios do RN, atendendo 68 mil alfabetizandos cadastrados. Com as ações do Programa, foi possível ter uma sensível queda nos índices de analfabetismo do RN que obteve o mais alto índice e significativo percentual de pessoas alfabetizadas em nível nacional, chegando a 7% de inclusão.

O número de alunos matriculados, este ano de 2012, é de 41 mil alfabetizandos abrangendo 156 municípios potiguares, que estarão iniciando as aulas no dia 02 de maio. Em Natal, as aulas acontecerão no Instituto de Formação de Ensino Superior Presidente Kennedy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário