sexta-feira, 24 de maio de 2013

Festa dos Namorados - Namorando com Iracema - 2013

A ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA IRACEMA BRANDÃO DE ARAUJO resgatará uma antiga tradição da entidade nos festejos juninos deste ano, a escola voltará a promover a festa dos namorados. A festa será realizada no dia 14 de junho, no Municipal Clube de Acari e terá como tema "Namorando com Iracema". Os preparativos já começaram e a direção da escola juntamente com a equipe organizadora espera que seja um sucesso. Começaremos com um pouco de história.
Santo Antônio: padroeiro dos namorados Não se conhecem as razões exatas pelas quais a devoção popular atribui a Santo Antônio a proteção aos namorados. O titulo de Protetor dos namorados existe só em nosso país, o que leva os pesquisadores do folclore nacional a sair em busca das origens da devoção. Os fatos da biografia do santo, cuja festa é celebrada no dia 13 de junho, talvez fundamentem o título dado a Santo Antônio, parecendo, contudo, que um fato histórico, acontecido no atual convento de Santo Antônio, do Tabuleiro da Baiana, no Rio de Janeiro, seja a origem da devoção ao Padroeiro dos Namorados.
Narra-se, como fato histórico, que uma jovem rezava frente à imagem do santo — a mesma existente no convento do Tabuleiro da Baiana — quando viu balançar, em gesto afirmativo, a cabeça do Menino Jesus que a imagem do santo tem nos braços. O gesto pareceu à jovem a resposta aos pedidos diários que vinha fazendo, ante o altar de Santo Antônio, para que um certo Manuel se decidisse a casar. Origem ou não, diz-se que nasceu daí a devoção a Santo Antônio, de quantas jovens andam em busca de namorado ou que, já o tendo, desejam com ele casar.
Guia para conquistar namorados
Os modos de “amarrar” Santo Antônio para que surja o namorado se multiplicaram e variam de um ponto a outro do país. Desde o castigo dado à imagem do santo posto dentro de um poço, ou amarrado com laços de fita, até as orações e trezenas aos pés da imagem, como ainda às promessas a serem cumpridas posteriormente ao aparecimento do pretendente.
Há folcloristas que, partindo do fato de que, somente no Brasil, Santo Antônio tem esse título, procuram ligá-lo à coincidência de sua festa com o período das festas juninas. Nestas, celebram-se os “casamentos na roça”, ao som de músicas típicas de origem portuguesa, as quadrilhas. Santo Antônio se apresentaria ao povo como o guia para a conquista dos namorados que, em seguida, se casariam na festa de São João. Em alguns estados do Nordeste, o ciclo se completa com o rito de homens e mulheres se tornarem “compadres” de São João…
Santo dos milagres
Outra devoção popular a Santo Antônio, a de considerá-lo como guia das coisas perdidas, encontra motivo no próprio ofício dedicado ao santo pela sua Ordem, com aprovação da igreja. De fato, no dia 13 de junho, é rezado o hino que o mostra como o Santo dos Milagres:
“Se milagres tu procuras
Reza, logo, a Santo Antônio
A morte, o erro e os males
Foge do demônio e a lepra foge
E são curados os doentes”

Justificando o nome de Santo dos Milagres, a tradição atribui milhares deles à invocação do santo, desde ainda antes da sua morte. A festa de Santo Antônio é preparada, por influência da data, dia 13, com 13 dias de oração.
Deve-se também à tradição a maneira como Santo Antônio é apresentado pela iconografia. As suas imagens o mostram imberbe e jovem, enquanto alguns afirmam que o santo não ostentava qualquer beleza física.
Sem indicação de autoria. “Santo Antônio: padroeiro dos namorados”. Folha da Tarde. São Paulo, 13 de junho de 1970

Nenhum comentário:

Postar um comentário