sábado, 3 de abril de 2010

Acari, minha cidade

A Escola Municipal Professora Porfíria Pires homenageia Acari pelos 177 anos de emancipação política parabéns a todos os acarienses.


Acari, minha cidade.
Desmembrado de Caicó, o município de Acari tem uma área de aproximadamente 610, 3km², limitasse ao norte com as cidades de São Vicente e Currais Novos, ao sul com Carnaúba dos Dantas e Jardim do Seridó, ao leste e Oeste respectivamente com as cidades de Carnaúba dos Dantas e Frei Martinho – PB, Cruzeta e São José do Seridó. Possui um clima muito quente e semi-árido, Sua vegetação é a caatinga hiperxerófila e subdesértica. Tem como relevo as depressões sertanejas e o planalto da Borborema, em relação à hidrogeologia possuem os aqüíferos cristalinos e os Aqüíferos Aluviões.
Habitado primeiramente pelos índios cariris o município foi fundado, na condição de povoamento pelo Sargento – Mor Manuel Esteves de Andrade, vindo da Serra do Saco. Em 1737, Manuel Esteves requereu permissão ao bispo de Olinda para construir uma capela no povoado, consagrando a Nossa Senhora da Guia. A capela que se tornou matriz em 13 de março de 1835 permaneceu até 1863 quando foi inaugurada a nova e definitiva igreja matriz em outro lugar. Acari é nome dado pelos índios a um peixe (cascudo) de escamas ásperas, carne branca e saborosa, abundante nas águas tranqüilas do rio Acauã. Em 11 de abril de 1833, foi criado o município de Acari por resolução do Conselho do Governo. Atualmente possui uma população total de aproximadamente 11. 200 habitantes. Parabéns Acari 176 anos, minha cidade, meu orgulho.
José Evani da Silva / Professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário