domingo, 3 de outubro de 2010

Escola alfabetiza crianças através da leitura de gibis

Escola alfabetiza crianças através da leitura de gibis
As revistinhas estão espalhadas sobre as mesas, é hora de leitura. Alessandra Bernardino, 8 anos, prefere a revistinha da personagem Mônica "porque ela é muito divertida e parece muito comigo", conta ela. Já o menino Elizanildo Robert de Calazans, 9, gosta mais do Cebolinha porque ele mexe muito com a Mônica. As revistinhas em quadrinhos já fazem parte do cotidiano dos alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Vicente de França, em São Gonçalo do Amarante, Grande Natal, onde a professora Conceição Lourenço desenvolve o projeto Gibiteca Itinerante - Jovens Leitores, que estimula a leitura em sala de aula em turmas de 1º e 2º ano que ainda passam pelo processo de alfabetização.


Crianças da Escola Municipal Vicente de França, na região metropolitana, incorporaram atividade ao cotidiano Foto: Carlos Santos/DN/D.A Press
Na época da professora Conceição Lourenço a leitura de gibis na escola era simplesmente proibida. Mas ela sempre dava um jeito de escondê-los sob os livros na carteira. Com os gibis, ela aprendeu o gosto pela leitura, despertou para muitos aspectos da vida pessoal e, hoje,eles têm uma função importante na sua vida profissional. Ela está conseguindo, juntamente com um grupo de voluntários de12 alunos do 9º ano tocar o projeto que tem mostrado resultados positivos nos seus dois primeiros anos de funcionamento.

"Os gibis são uma excelente ferramenta para incentivar a leitura para quem está entrando no mundo das letras, porque as crianças se identificam com os personagens. "Eles são protagonistas de situações semelhantes a dos leitores. Eles vão à escola, ao parque, têm medo do dentista e escovam os dentes, brincam, caem, se machucam, têm pai e têm mãe, havendo uma verdadeira identificação com eles", disse a professora Conceição.

Para ela, o mais interessante do projeto é que as imagens associadas aos textos permitem que o aluno atribua sentido à história, mesmo sem ainda saber ler, fazendo aumentar o seu campo de conhecimento e percepção de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário