quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Rosalba diz que se viu obrigada a tomar medidas antipáticas contra servidores



Na avaliação que fez ontem dos dez primeiros meses de administração, a governadora Rosalba Ciarlini disse que, superados os problemas herdados, agora está centrada na efetivação de ações que coloquem o Rio Grande do Norte em destaque.

"Todos sabem que peguei um Estado quebrado e tive que tomar medidas de ajuste fiscal. Tem sido um ano difícil, mas posso dizer que já começamos a mostrar serviços", disse Rosalba, ontem em Mossoró. Por conta da situação em que encontrou as finanças do Estado, de acordo com a governadora, foi necessária a adoção de "medidas antipáticas aos servidores e à população para colocar o Estado no caminho que deveria."

Para Rosalba, "somente nestes dois últimos dias, as ações encaminhadas mostram que o RN está no rumo do desenvolvimento", numa referência às indústrias que pretendem se instalar no RN em várias regiões, como Baraúna, Mossoró, Goianinha e Macaíba. "Ao final do ano, teremos mais de dez indústrias que conseguimos trazer. Estamos apoiando a exploração de ferro, com um grupoinglês, que poderá extrair até cinco milhões de toneladas. Isso aquece a economia."

Segundo a chefe do Executivo, a ação do governo do estado na geração de emprego e renda em todas as regiões do estado se apresenta de maneira concreta. "Tivemos reuniões com dois grupos interessados em investir no Rio Grande do Norte. Na terça-feira, mais uma fábrica na área têxtil, em Macaíba, foi definida. Tivemos um grupo empresarial que está explorando a mina de ferro em Cruzeta, e com o qual assinamos o protocolo de intenções para gerar mais emprego e renda. Estamos trazendo mais indústrias, como já fizemos em Baraúna, no Seridó, um novo Distrito Industrial que estamos abrindo em Goianinha, e temos ainda as ZPE's que estão saindo do papel."

Outras ações

No balanço da sua administração, Rosalba disse que as ações do governo foram direcionadas também para outras áreas, como a Educação. "Estamos construindo novo modelo de educação, com a construção de dez escolas técnicas. Começamos, inclusive, antes das escolas com cursos técnicos para oito mil alunos".

Para o interior do Estado, a governadora disse que o seu governo está presente em todas as regiões através das estradas que estão sendo construídas. Rosalba citou a estrada na Serra de João do Vale, ponte de Santana do Matos e a duplicação da RN-013 como exemplos. "Temos muitas obras em andamento", disse, acrescentando que, no caso de Mossoró, as obras do Complexo Viário da Abolição estavam paradas e foram retomadas no seu governo.

Em relação ao perímetro irrigado da barragem de Santa Cruz, no município de Apodi, Rosalba lembrou que haviam recursos assegurados no governo federal para os produtores rurais, "mas faltava apenas o RN fazer a sua parte com relação à questão ambiental".

Nenhum comentário:

Postar um comentário