quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Texto "Cidadão Brasil!" da acariense Luana Cristina ficou entre os três melhores do RN




De Jaécia Bezerra de Brito, por email:

O aluno Franssoice Basílio da Silva de Serra Caiada é o finalista do nosso estado no concurso de redação do Senado. Pra mim Luana continua sendo brilhante, sua enunciação nos diversos textos que escreve mostra uma jovem forte e politizada, ela é merecedora de todas as honras por ter representado tão bem todos os estudantes secundaristas acarienses.

Confira a seguir o belo texto de autoria da acariense Luana Cristina que lhe rendeu a classificação na etapa estadual do IV Concurso de Redação do Senado Federal:

Cidadão Brasil!

"O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim!" Com esses conceitos de Augusto Comte que fundam o lema do Brasil, embarcamos em uma significativa alusão em nossa rica história, caminhando nas influências culturais que marcaram o nosso desbravar e indo ao encontro com momentos decisivos deste país construído em bases de lutas e interações. Nessa história firme, na qual a arte e a política se mesclam, o destaque principal se resume a um símbolo ideário que se tornou real, a cidadania, resultado de união da sociedade miscigenada a qual pertencemos e principal construtora do nosso Brasil.

O amor por princípio que sempre norteou a percepção cidadã foi o mesmo que se tornou ferramenta desde a colonização até os dias atuais para edificação do país, num processo em que as manifestações e lutas adensavam a paixão e o grito pela evolução. Por exemplo, nos anos 60, 70 e 80 o Brasil sofria a angústia de presenciar o desmoronamento de suas primeiras experiências democráticas quando em 1964 os militares se instalam no poder. A combinação do autoritarismo unido à censura e a tortura da ditadura fez ousar os ânimos brasileiros numa luta que combinou arte, perspectivas de liberdade e de conquistas a real essência democrática. Nossa atual presidenta, Dilma Rousseff, é um forte modelo de guerrilheira.

A ordem por base é outro exemplo que legitima a presença cidadã nas conquistas econômicas e políticas. Um fato que tornou-se símbolo de conversão no cenário político em virtude da ação cidadã é o movimento dos caras pintadas, em que milhões de brasileiros revoltaram-se contra a corrupção abrindo caminho para o surgimento de uma nova política e ramos econômicos.

O progresso pode ser mostrado pelo Brasil que vivemos hoje, no orgulho por cada criança que tem escola, o trabalhador que tem emprego e a política unida com o povo. Os aspectos da nossa história que acabam por fim transformando o passado em marco e o presente em alicerce para o futuro, assinalam a presença cidadã, provando que o Brasil que a gente quer é a gente quem faz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário