sábado, 24 de dezembro de 2011

É Natal!


Comemorar o Natal sem a presença do Papai Noel nos dias atuais é praticamente impossível. Figura lendária, o "bom velhinho" foi incorporado ao calendário de muitos países durante a celebração do nascimento de Jesus Cristo, como forma de marketing usada pelos comerciantes para intensificar as vendas nessa época do ano. Retratado como um senhor gordinho, alegre, carinhoso e de barba branca, o Papai Noel encanta adultos e crianças em várias partes do mundo.

Vestido com casaco, calça e gorro vermelhos e usando cinto e botas na cor preta, o Papai Noel é "símbolo" de Natal mais lembrado pelas crianças que aguardam ansiosas pelos presentes trazidos pelo bom velhinho na noite de 24 de dezembro. Segundo a lenda, o Papai Noel mora no Pólo Norte e com seu trenó, puxado por renas, ele visita os lares para entregar os presentes das crianças que se comportaram bem durante o ano.

Mas quem são os "verdadeiros" Papais Noeis espalhados em lojas populares e shoppings de Natal que encantam adultos e crianças com a magia do Natal? A reportagem do Diário de Natal conversou com Hilton Lopo, 43 anos. Ator profissional há mais de 20 anos, ele participa de três companhias de teatro e viaja durante o ano por todo país, porém no mês de dezembro "abandona" os palcos para se dedicar exclusivamente às crianças como Papai Noel.

Há mais de 10 anos Hilton é um "bom velhinho", nos últimos seis anos sua presença já é tradição em um dos maiores shoppings da capital potiguar. Ele decidiu se tornar Papai Noel porque nessa época do ano os atores natalenses só têm duas opções: o Auto de Natal (espetáculo que este ano não foi produzido) ou se vestir de Papai Noel. "Decidi pela segunda opção porque, apesar de não ter filhos, adoro criança e sempre brinquei muito com meus oito sobrinhos", disse.

A única parte ruim de se vestir de Papai Noel é mesmo o incômodo da roupa que pesa mais de seis quilos e que em nada combina com o clima quente de Natal. "No início sofro um pouco porque a roupa pesa, mas o corpo se acostuma depois de alguns dias. Bebo muita água para evitar a desidratação porque já senti tontura devido ao excesso de calor", afirma.

Em todos esses anos, ele garante ter ouvido de tudo. Mesmo veterano na função, Hilton diz que as crianças sempre o surpreendem. As de classe financeira menos favorecida costumam pedir bola, carrinho, boneca e até material escolar. Diferente das que usufruem de um poder aquisitivo maior, elas pedem vídeo game, computador, tablet e celular. "Existem ainda aquelas crianças apaixonadas por bichos que vêm pedir um animalzinho de estimação. Algumas querem bode, porco e até mesmo cobra", assegura.

Hilton desabafa que em alguns momentos têm vontade de chorar com os pedidos e a inocência dos pequenos. Ele diz que costuma rezar todos os dias pelas crianças que o visitam e pede a Deus que conforte o coração delas. Apesar do fascínio que a maioria das crianças têm pelo Papai Noel, algumas desistem ao chegar perto e choram; já outras se entregam de corpo e alma.

Depois de 30 dias como Papai Noel, elepassa o Natal dormindo na maioria das vezes. "Saio do shopping por volta das 19h do dia 24, depois ainda visito algumas casas até às 22h. Só então sigo para casa tomo banho, rezo pelas crianças e deito em paz", diz com a sensação de dever cumprido. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário