quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Flamengo terá adversário argentino na Libertadores depois de 21 anos


Rubro-Negro entra no Grupo 2 e fará a sua estreia contra o Lanus. Em 1991, clube carioca encarou o Boca Juniors nas quartas de final do torneio.

Além do alívio que a classificação diante do Real Potosí (BOL) trouxe para o ambiente, o Flamengo já tem a sua estreia definida para a fase de grupos da Libertadores. O Rubro-Negro vai encarar o Lanus (ARG) no dia 15 de fevereiro, fora de casa. Será a primeira vez que o clube carioca enfrentará um adversário argentino na principal competição sul-americana desde 1991.
Apesar de estar em sua 11ª participação na Libertadores, o Flamengo só havia encarado times argentinos em duas edições do torneio. No entanto, o retrospecto rubro-negro é bom diante dos hermanos. Foram três vitórias e uma derrota em quatro partidas.


Em 1982, pela segunda fase da competição, o Flamengo teve o River Plate pela frente em duas oportunidades. Em Buenos Aires, vitória rubro-negra por 3 a 0 (veja no vídeo ao lado), em pleno Monumental de Nuñez, com direito a um belo gol de Zico. No Rio de Janeiro, mais um triunfo do Fla: 4 a 2.
Já em 1991, o adversário argentino foi o Boca Juniors, pelas quartas de final da Libertadores. No jogo de ida, no Maracanã, o Flamengo, treinador curiosamente por Vanderlei Luxemburgo, saiu vencedor por 2 a 1. Marquinhos e Gaúcho fizeram os gols brasileiros e o centroavante Gabriel Batistuta marcou para os xeneizes, de pênalti.
No confronto de volta, em La Bombonera, a força da torcida fez a diferença e o Rubro-Negro saiu derrotado por 3 a 0 (veja no vídeo abaixo), sendo assim eliminado. Esta partida foi marcada por uma arbitragem polêmica do uruguaio Ernesto Filippi, muito criticado pela delegação carioca na ocasião. Goleiro do Flamengo nesses confrontos contra o Boca na década de 90, Gilmar mantém até hoje o seu "rancor" contra o árbitro uruguaio.

 

- Perdemos aquele jogo antes mesmo de entrar em campo. O primeiro gol foi do Batistuta, num pênalti que o juiz assinalou por ter julgado intenção do zagueiro Adilson. O Gottardo, também zagueiro, acabou expulso. Não tinha como ganhar lá. Lembro que o Luxemburgo era o treinador. Entramos antes no aquecimento para ficarmos no clima do jogo, mas a arbitragem nos complicou - lembra Gilmar.
Sem discriminar competições ou amistosos, a última vez, de fato, que o Flamengo enfrentou um time argentino foi em 2003. Em partida que marcou os 50 anos de uma empresa que patrocinava os dois clubes, o Fla bateu o Racing por 2 a 1, em Aracaju. André Gomes e Edílson fizeram os gols da equipe treinada por Waldemar Lemos na época.

Em competições oficiais, o confronto mais recente diante de um clube argentino ocorreu em 2002. Pela final da Copa Mercosul do ano anterior, o Rubro-Negro mediu forças com o San Lorenzo, em Buenos Aires, e ficou no empate por 1 a 1 (Leandro Machado marcou para o Fla). Nos pênaltis, vitória por 4 a 3 dos hermanos, que ficaram com o título. No Maracanã, no jogo de ida, os times haviam empatado sem gols.

Na Taça Libertadores deste ano, além do Lanus (ARG), o Flamengo tem Olimpia (PAR) e Emelec (EQU) como adversários no Grupo 2.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário