quinta-feira, 12 de abril de 2012

Acari e mais 138 municípios do RN estão em estado de emergência em decorrência da falta de chuvas


Um decreto assinado pela governadora Rosalba Ciarlini nesta terça-feira (11) coloca Acari na relação de 139 municípios do Rio Grande do Norte em situação de emergência pela intensa redução das precipitações hídricas em decorrência da estiagem.

A decisão tomada pelo governo tem como base o monitoramento da Gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), que aferiu irregular distribuição temporal e espacial das chuvas no ínterim dos meses de janeiro e fevereiro de 2012, com o predomínio da ocorrência de poucas e irregulares chuvas durante esses meses no estado, prejudicando principalmente a ocorrência de chuvas durante o mês de março, que segundo a climatologia é um dos meses, juntamente com o mês de abril, que apresenta maiores índices pluviométricos.

Outros estudos feitos pela Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE) e pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) apontaram a necessidade do decreto, tendo em vista o número de pessoas afetadas na zona rural com a falta de chuvas (cerca de 500 mil) e a situação volumétrica dos principais mananciais do estado.

Com a medida, os órgãos do Sistema Nacional de Defesa Civil (SINDEC) ficam autorizados a prestar apoio suplementar aos municípios afetados pelo desastre, mediante prévia articulação com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, e de acordo com o planejado com a devida antecipação. O decreto é válido por 90 dias – clique aqui para ter acesso a ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário