sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Festa de agosto em Acari é tradicional




Acari celebra com fervor sua festa, incorporando novos significados, elementos e uma nova releitura, acompanhada de "mudanças políticas, econômicas e sociais", uma vez que, seu surgimento originou-se do movimento rural quando das fazendas de gado reinavam na economia seridoense do passado.

Em Acari, a Festa de Agosto – Festa de Nossa Senhora da Guia, assumiu uma dimensão grandiosa, ao passo que toda programação festiva, festividades e outras práticas surgiram como exercícios de piedade, preces, procisA festa de Nossa Senhora da Guia, realizada anualmente no mês de agosto de 05 a 15, em Acari, cidade secular, de um povo hospitaleiro e de fibra. Com o desejo de preservar as tradições, principalmente a religiosidade, devoção e fé. O povo de sões etc. “Para substituir o paganismo e cristianizar a vida cotidiana e vigiar a conduta moral e religiosa dos fiéis numa tentativa de separar o sagrado do profano,... os rituais foram substituídos por mastros fincados em frente às igrejas para sustentarem as bandeiras dos santos” (COUTO, Edilece Souza – O mastro de São Sebastião: Religiosidade popular e tradição indígena na Bahia “in: Religiões e Religiosidade – Estudos de História: Franca-SP, UNESP, vol. 7, nº 1, 2000; p.107-118)”.

A Festa de Nossa Senhora da Guia, consagrada pela comunidade, se reveste de grande esplendor e importância na Evangelização por ser o magno acontecimento da vida eclesial durante o ano. É bem preparada e programada com antecedência. No mês de maio já são realizadas as primeiras reuniões para a elaboração do seu programa sócio-religioso. As famílias de junho a agosto rezam em suas casas a novena de Nossa Senhora da Guia por ocasião da visita da imagem primitiva. A cidade toda se movimenta em direção a esse período festivo. Prédios e praças são limpos e o acariense efetua despesas na aquisição de variados bens para a feliz realização da festa.

Durante os dez dias da festa, na majestosa Igreja Matriz, a Eucaristia é solenemente celebrada todas as manhãs e a noite, com renovado esplendor, a celebração do novenário que congregam todas as manifestações de devotos sejam rurais ou urbanos. Após a novena o espetáculo fica por conta da queima de fogos, girândolas, rojões e pistolelas nos céus celebram a beleza do brilho que a festa produz. Nesse período os noitários ou patrocinadores das noites pagam uma taxa de doação pelas graças advindas em preces alcançadas. Seja por um ano bom de inverno, pela saúde, pela conquista de novo emprego, pela vida preciosa, pelo êxito no trabalho e infinita promessas são devotadas a Virgem da Guia. Carinhosamente, os devotos pagam suas promessas em sua maioria doando um vestido luxuoso para que no dia da procissão seja usado no Menino Jesus, vestidos e mais vestidos, pois, as promessas são tantas que surgem conflitos na disputa do vestido mais bonito, mais ornamentado e bem estilizado.
Ao entardecer a cada ano no Mês de agosto, precisamente no dia 05, uma multidão percorre as principais ruas da cidade, num ritual de peregrinação conduzindo o estandarte da padroeira. Partindo da primitiva Igreja do Rosário até chegar a Matriz principal onde é solenemente hasteado o estandarte de Nossa Senhora da Guia no mastro centralizado. A Banda de Música se faz presente, dando o brilho inicial da festa ritmando o Hino da Virgem da Guia.

A devoção a Nossa Senhora da Guia une os seus fiéis para a celebração de mais um grande momento no município de Acari. É tempo de graça, comunhão e fraternidade, ocasião em que visitantes, amigos e familiares se reúnem para comemorar os festejos de sua padroeira e também para vivenciar dias repletos de uma programação religiosa e social bastante diversa.


A Festa de Nossa Senhora da Guia terá seu início no próximo domingo (05), caminhando até a quarta-feira (15), do mês de Agosto. O município de Acari, lugar exuberante e de grande riqueza natural, será contemplado com o festejo religioso tradicional por meio de novenas, missas e uma bela procissão de encerramento, além da programação social, que contará com feirinha e pavilhão de Nossa Senhora, momento de autógrafos, café regional, festa do agricultor, bingos, parques infantis, leilão, seresta dançante, shows de bandas de forró em praça pública e em clube, exposições artístico-culturais, etc. A clássica Feirinha da padroeira acariense, que acontecerá no dia 12 de agosto, contará com a animação da curraisnovense Deixe de Brincadeira e com o swing contagiante de Batuka Moleque.

No sábado (04), um dia antes da Festa de Nossa Senhora da Guia, haverá a 2ª Mini Vaquejada no Parque João & Edite e muita música com Zé Cantor & Banda, Redondo & Banda Som do Norte e Paulo Cassiano & Banda. A festa de Nossa Senhora da Guia abrilhantará onze noites do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário