O Governo Federal propôs tomar como referência de remuneração a
carreira dos servidores do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação,
na estruturação salarial da carreira dos professores das instituições
federais de ensino superior. A proposta foi apresentada pelo secretário
de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça,
em reunião realizada nesta terça-feira, 12, em Brasília, com as
entidades sindicais que representam a categoria.
Ficou acertada uma nova reunião para o dia 19 de junho, quando será
apresentada uma proposta de carreira baseada em critérios de mérito
acadêmico e valorização da dedicação ao ensino, à pesquisa e à extensão.
Essa proposta visa atender as demandas colocadas pela categoria, que já
recebeu um aumento de 4% retroativo ao mês de março e a incorporação
das gratificações. A proposta valoriza a carreira para novos docentes e
vai reconhecer a qualificação e dedicação dos professores que já estão
nas instituições.
O secretário Sérgio Mendonça propôs ainda uma “trégua” na greve dos
docentes federais de 20 dias, para que a proposta possa ser discutida
com a representação sindical. Dessa forma, os estudantes poderão retomar
as aulas e concluir o semestre letivo, reduzindo os prejuízos
provocados pelo movimento paredista, que já dura um mês.
Na reunião ainda foi informado que o Ministério do Planejamento fará a
liberação das vagas previstas no projeto de lei 2134, recentemente
aprovado pelo Congresso Nacional, já a partir do segundo semestre de
2012. Essas novas contratações devem preencher as vagas abertas com a
expansão dos câmpus e a criação dos novos cursos do Programa de Apoio a
Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).
O Governo Federal espera contar com o compromisso e a compreensão dos
docentes em greve e assegura que dará continuidade ao processo de
modernização e expansão das universidades e dos institutos federais,
contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento social e para a
inclusão de mais brasileiros no ensino superior.
Assessoria de Comunicação Social
Nenhum comentário:
Postar um comentário