domingo, 8 de julho de 2012

ABSURDO OU MAIS UM CONTRASSENSO?




Tem horas que me revolto com certas coisas na EDUCAÇÃO.  Quando leio certas matérias estampadas em jornais...ou discursos fabulosos...Essa história de aumentar carga horária é um absurdo, com a educação do jeito que se encontra necessitando de outras ações, esse, a meu ver é só  mais um projeto mirabolante. O governo está mais interessado em fazer decoração, discurso de palanque do que em reestruturar o sistema escolar,               reorganizar a casa. Maquiar parece igualmente simples para esses nossos dirigentes.  Quando estudei a carga horária era de 180 dias anuais e a gente aprendia o que tinha que aprender. Respeitava professores e os pais, sabia o que era limites, tinha menos do que se tem hoje e éramos muito mais felizes. Na época nem existia tantos “conselhos” a não ser os dos pais, demais familiares e educadores. Minha mãe não recebia nenhuma bolsa e nem por isso deixou de me educar com decência. Ter tudo nas mãos só favorece o comodismo, é isso que acontece com muitos jovens de hoje. Faltam-lhes limites e valores.
Muita mudança  tem sido jogada de cima para baixo e não tem mudado nada, as leis favorecem a uns em detrimento de outros, muita politicagem, jogo disfarçado de interesse. Sou a favor de projetos que venham para nos tirar dessa desordem que se encontra a educação. Eu sou a favor de computadores nas escolas, desde que, haja um responsável pelo laboratório em pleno funcionamento e aulas específicas, não um amontoado deles em desuso, sou a favor de aulas de música sem dúvidas! Já era para existir a muito tempo. Houve projetos de banda nas escolas, algumas receberam instrumentos e não saíram do anonimato, minha cidade é um exemplo disso,  hoje já nem servem mais, se deterioraram no tempo  trancafiados em locais inadequados, a juventude não teve o gosto de ouvir a sinfonia dos mesmos...
Sou a favor de tudo que dê melhores condições ao professor, acima de tudo que se trabalhe as famílias, elas devem se reeducar e olhar para os filhos, a indisciplina atrapalha o andamento do nosso trabalho, devemos nos preocupar em passar conhecimento, formação moral é com a família, na verdade o que tem embananado a educação é que ela tem se responsabilizado por tudo e não tem cumprido o seu papel essencial , estamos correndo risco em sala de aula. E o que a sociedade tem feito? Os governantes? A própria classe de professores? O  governo deveria pensar em um projeto sério para mudar as famílias, em mostrá-las mais responsabilidades, mais apoio ao professor, junto a isso investir corretamente.  Família na escola uma vez por ano não resolve, elas precisam fazer o que tem que ser feito em casa todos os dias. E nós professores precisamos nos unir para não morrermos afundando no improdutivo.

A educação pede socorro, moralização, disciplina e colaboração por parte de todos os seguimentos da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário