sábado, 3 de setembro de 2011

Setembro chega com ventos fortes no Rio Grande do Norte



Áreas de instabilidade que estão sobre o mar, segundo boletim meteorológico do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), avançam em direção à costa leste do Rio Grande do Norte e até a noite as condições para chuva aumentam na cidade. Uma chuva que, segundo o INPE, poderá ser moderada. A temperatura está na casa dos 29 °C na tarde de sábado. Já os ventos fortes - típicos de agosto a dezembro - voltaram a ser registrados durante todo o dia de hoje.

Segundo o INPE, neste sábado (03/09), os ventos ganharam força entre a costa norte da Bahia e Ceará. Em alguns trechos da costa - inclusive no Rio Grande do Norte - os ventos alcançaram velocidade de até 14 m/s. Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), a velocidade média dos ventos chegou - na tarde de hoje, a 50 km/h, quando o normal é 25 km/h. Ondas vindas de sudoeste com alturas acima de 2 metros deverão deixar o mar agitado no litoral da Bahia. No litoral do RN, as ondas são de fraca intensidade.

Em consequência dos fortes ventos, por volta das 15h, o Corpo de Bombeiros atendeu duas ocorrências, devido a queda de duas árvores, uma na avenida Leão Veloso (Av 5), no Alecrim, e outra no bairro de Nova Natal, Zona Norte da cidade. Além disso, foram registrados dois pequenos focos de incêndios, um deles no Serrambi II, zona sul.

Amanhã, domingo (04/09), ainda poderão ser observados, segundo INPE, ventos acima de 8 m/s entre a costa norte da Bahia e Maranhão. A direção dos ventos será de sudeste em toda a região. O mar deverá ficar agitado entre a costa da BA e CE com alturas de ondas acima de 1,5 metros. A direção de propagação das ondas será de sul entre a costa da BA e AL, e de sudeste, entre a costa de SE e CE. Haverá risco de ressaca principalmente no litoral norte da BA, SE e AL, afirmam os meteorologistas do INPE. Na sexta-feira (02/09) os ventos de sudeste chegaram com velocidade de até 12 m/s na costa do MA, PI, CE e RN.

Chuvas

Segundo as previsões, deve pedominar céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões do Estado durante o final de semana. Pancadas de chuvas poderão ocorrer durante a noite ao longo da faixa litorânea leste devido a influência da brisa e da umidade proveniente da região oceânica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário