terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Projeto // PM faz balanço positivo do Proerd

Um trabalho de oito anos que já rende bons resultados. Graças ao balanço positivo feito pelo Comando da Polícia Militar em relação ao Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proed) a major Margarida Brandão, responsável pelo programa, será promovida ao posto de tenente-coronel. O anúncio foi dado na tarde de ontem pelo comandante geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte coronel Araújo, durante a solenidade de formatura no auditório do Comando Geral, em Tirol. Referência no norte-nordeste, o Proerd já conscientizou 140 mil crianças e percorreu 27 municípios no estado. Estatísticas mostram que após os trabalhos de prevenção da PM, o bairro dos Guarapes, por exemplo, já não está mais na lista dos 10 locais mais perigosos de Natal. Para o próximo ano, a meta é que o projeto seja redimensionado torne-se um Batalhão de Polícia.

O objetivo do Proerd é informar no ambiente escolar e no convívio da família, para quecrianças e adolescentes se previnam contra os efeitos das drogas e da violência. São trabalhos de educação dentro e fora das escolas, pois foi incrementado no início do ano os trabalhos de rondas próximas as escolas. Em relação ao início do trimestre, eram apenas 60 policiais instrutores. "Hoje participam do programa 170 policiais, 20 veículos e 12 motocicletas", informa

coronel Araújo. A coordenadora do Proerd, major Margarida comenta que o programa faz parte da primeira companhia do país que atua na prevenção das drogas. "Estamos estrurando o projeto para dá continuidade. Atualmente, ultrapassamos as salas de aulas e multiplicamos dentro das Forças Armadas, fábricas, igrejas, instituições". Para ela, os trabalhos servem de exemplo no país, por causa de metodologia do teatro, música e dança que são apresentadas para atrair a atenção dos pais e das crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário