sexta-feira, 3 de junho de 2011

Governadora se diz com "coração apertado" ao ler carta de estudantes



A governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, respondeu ontem aos alunos da Escola Estadual Hegésippo Reis, localizada no bairro de Nova Descoberta, Zona Leste de Natal. No início desta semana, os estudantes encaminharam uma carta em que relatavam as dificuldades que a escola vem passando, mesmo sem que seus professores tenham aderido ao movimento grevista que predomina no restante das unidades de ensino e que já dura um mês.

Na carta que a governadora divulgou em resposta, ela diz que o conteúdo enviado pelos alunos lhe provocou um "sentimento duplo". Rosalba elogiou a escola, que, segundo ela, "está cumprindo muito bem o seu papel pedagógico, formando alunos conscientes da realidade em que vivem e dispostos a lutar para melhorar a educação". Não deixou, porém, de ressaltar a contrariedade do governo com greve dos trabalhadores. "Mas também fiquei com o coração apertado, por constatar a angústia de vocês com o prolongamento injustificado de uma greve que o governo, antes, fez todos os esforços para evitar."

Em relação aos problemas enfrentados pela escola, como a falta de profissionais para produzir a merenda e realizar a limpeza, a governadora pediu aos alunos "um pouquinho de paciência" e revelou que a falta desses funcionários será reparada com a relocação de servidores, embora não tenha estabelecido prazo para que isso seja feito.

Outro problema citado pelos alunos é o atraso dos salários (desde o início do ano) dos professores temporários que prestam serviços à instituição. Rosalba prometeu que eles "serão pagos na folha de junho, junto com os professores efetivos, e a partir daí serão pagos normalmente todos os meses".

No comunicado, Rosalba tentou explicar aos alunos o motivo para não atender às reivindicações tanto dos professores, quanto de outras categorias do funcionalismo e culpou a administração passada por ter assumido compromissos "sem que o Estado tivesse recursos para isso, e até desrespeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal, que limita os gastos com pessoal", escreveu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário