domingo, 12 de junho de 2011

Flamengo tenta quebrar tabu contra o Atlético/PR


O Flamengo entra em campo hoje, às 18h30, na Arena da Baixada, em Curitiba (PR), diante do Atlético-PR em confronto válido pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Os flamenguistas estão vindo de empate por 1 a 1 com o Corinthians e, com cinco pontos conquistados, tentam encostar no pelotão de frente. Já o Furacão passa por um momento muito delicado, pois perdeu seus três primeiros compromissos, sendo o mais recente por 1 a 0 para o Palmeiras. O time paranaense aparece na zona de rebaixamento, sem sequer ter pontuado.
Ronaldinho Gaúcho é o grande destaque do Flamengo para tentar acabar com o jejum em CuritibaRonaldinho Gaúcho é o grande destaque do Flamengo para tentar acabar com o jejum em Curitiba

















 A má fase do Atlético foi tema durante toda a semana no Flamengo, com o técnico Vanderlei Luxemburgo procurando mostrar aos seus comandados que as dificuldades para os cariocas tendem a ser maiores justamente por conta da campanha ruim feita pelos paranaenses.

Os atletas parecem ter assimilado a lição e adotam o discurso de minimizar o fato de encararem um rival na zona de rebaixamento. "O Atlético Paranaense não vem fazendo um bom começo de campeonato, mas sempre pode ser considerado um rival complicado de ser batido. Ainda mais quando atua na Arena da Baixada. Portanto, não vamos nos iludir com o fato deles ainda não terem pontuado, pois com certeza essa fase negativa vai passar. Temos que trabalhar para impedir que eles voltem a ganhar logo no confronto de domingo",  disse o lateral direito Leonardo Moura.

O histórico do Flamengo na Arena da Baixada também é um complicador para o time, que não vence o Furacão no Paraná desde 21 de abril de 1974, quando fez 2 a 1 com gols de Zico e Paulinho. Sicupira descontou.

No histórico do duelo em Curitiba são 18 jogos, com 13 vitórias dos anfitriões e apenas um triunfo do Flamengo. "Isso mostra como é complicado ganhar do Atlético Paranaense na Arena da Baixada. Sabemos que as dificuldades serão enormes, portanto, estamos nos preparando da melhor maneira possível. Lá a pressão é muito grande" disse o goleiro Felipe.

Quebrar esse jejum não é a única missão que motiva o Flamengo. Os cariocas pretendem recuperar na Arena da Baixada os pontos perdidos em casa no empate com o Corinthians.

Botafogo recebe o abalado Coritiba

O Botafogo recebe o Coritiba hoje, às 18h30, no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ), em confronto válido pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro podendo tirar proveito da "ressaca" vivida pelo Coxa, que no meio de semana perdeu para o Vasco o título da Copa do Brasil. Os botafoguenses, que somam quatro pontos após empatarem por 2 a 2 com o Ceará, como visitantes, pretendem encostar no pelotão de frente e engrenarem na competição. "O Botafogo é um time que está em evolução neste Campeonato Brasileiro. Tivemos uma estreia negativa, quando perdemos para o Palmeiras, depois reagimos e ganhamos do Santos e por fim empatamos fora de casa em uma partida que poderíamos ter ganho do Ceará. O trabalho está sendo realizado de maneira satisfatóri",  disse o volante Marcelo Mattos.

Apesar da evolução, os jogadores botafoguenses sabem que existe a necessidade no Campeonato Brasileiro de se ganhar jogando em casa. "Nós precisamos ganhar os jogos dentro de casa para depois observarmos o que conseguimos como visitantes, onde é sempre mais complicado somar pontos. O que ganhamos fora só vai fazer a diferença se a lição de casa for bem feita", disse Mattos.

Palmeiras quer manter a boa fase na competição

Um domingo para quebrar séries. O Beira-Rio receberá, às 16h, um Inter que não vence em casa há quatro jogos. Do outro lado do campo estará um Palmeiras que carrega um tabu de 14 anos sem vencer o rival em Porto Alegre. Tudo isso temperado com um confronto da quarta rodada entre dois postulantes ao título do Campeonato Brasileiro. A imagem que ainda se tem na mente colorada é a da vitória sobre o América-MG no fim de semana passado, com uma atuação ofensivamente convincente.

O desempenho agradou tanto que as únicas modificações no time serão o retorno de Kleber à lateral esquerda e a volta de Leandro Damião, o que, na teoria, deixa a equipe mais forte. Se o ataque foi bem, marcando quatro gols, a defesa vacilou, sofrendo dois. Para corrigir os problemas, os treinos da semana tiveram ênfase no sistema defensivo.

"Vínhamos há algumas semanas enfatizando o sistema ofensivo, não estávamos conseguindo criar tantas chances como poderíamos. A preocupação de todos é recuperar o sistema ofensivo e a retaguarda. Vai ter jogos que a bola não vai entrar e vamos ter problemas", explicou o goleiro Renan.

Dono de sete pontos e da terceira posição na tabela, o Verdão já passou por uma prova de fogo fora de casa contra o Cruzeiro e trouxe um importante empate. Para viabilizar o fim do jejum, o Palmeiras aposta no equilíbrio. "O momento é bom, favorável, o Palmeiras tem jogado como sempre, forte na marcação. Na parte da criatividade, há alguma dificuldade, mas também atribuo ao esquema, pois atuamos com um meia, dois homens abertos e o Kleber na frente", afirma o meia Lincoln.

Na capital gaúcha, o Palmeiras comemora a possibilidade de escalar praticamente todo o elenco. Apenas Valdívia é desfalque - o meia está na seleção chilena.

Em Salvador, "Galo" quer voltar a vencer

Depois do revés diante do São Paulo, que tirou a invencibilidade do Atlético-MG no Brasileiro, o Galo vai em busca da reabilitação contra o Bahia, hoje, às 16h  no estádio de Pituaçu, em Salvador. Para triunfar e continuar na briga pela ponta da competição, os alvinegros apostam no retrospecto, que é amplamente favorável ao time mineiro. Atlético-MG e Bahia já se enfrentaram 48 vezes na história, com 26 vitórias do Galo, nove empates e em apenas 13 oportunidades o Tricolor levou a melhor.

Apesar dos números estarem a favor dos atleticanos, o volante Serginho, não espera um duelo fácil para os alvinegros e destaca que o time do Atlético-MG deve ter atenção com Ricardinho e Jobson. "Sabemos que vai ser um bom jogo, pois as duas equipes precisam vencer e temos que ficar na parte de cima da tabela. Espero que o Ricardinho faça boas partidas, mas só depois de nosso jogo, e o Jobson é um jogador que a gente tem que ter atenção pela velocidade, pelo ritmo que ele dá para a partida. Sabemos das qualidades de ambos", disse Serginho.

Dudu Cearense é outro que projeta um duelo complicado contra o Bahia, em Pituaçu, principalmente pelo forte calor que deve prevalecer no horário do jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário