quinta-feira, 30 de junho de 2011

Cientistas já sabem como HIV rompe barreira de proteção e invade o cérebro



Há 30 anos milhares de cientistas ao redor do mundo se debruçam sobre os mistérios do HIV na tentativa de entender como um microorganismo tão pequeno — menor que a maioria dos outros vírus, bactérias e outros patógenos — consegue ser o responsável por uma das maiores pandemias da história da sociedade moderna.
 
Quase três décadas depois de ter sua estrutura desvendada, o vírus da síndrome da imunodeficiência adquirida continua a surpreender os cientistas. Um artigo publicado na edição de hoje do Journal of Neuroscience desvenda um dos mecanismos mais complexos no qual o vírus está envolvido: a invasão da barreira hematoencefálica.
 
A descoberta pode, no futuro, resultar em medicamentos que controlem o elevado índice de doenças neurológicas em soropositivos. A barreira hematoencefálica (BHE) é uma espécie de membrana que protege o sistema nervoso central — formado pelo cérebro e pela medula espinhal — das toxinas que circulam pela corrente sanguínea.
 
Ao contrário do que ocorre com a maioria das substâncias, vírus e bactérias, o HIV consegue romper essa barreira e atingir o cérebro por meio de um mecanismo que ainda não era conhecido ou explicado pelos cientistas.
 
De acordo com a nova pesquisa conduzida por especialistas da Escola de Medicina Albert Einstein, de Nova York, para conseguir tal feito o vírus não ataca a própria barreira, mas um conjunto de células chamadas astrócitos, que estão entre os responsáveis por reforçar a BHE. Em geral, apenas 5% das células desse tipo são contaminadas pelo HIV.
 
Em laboratório, os pesquisadores americanos construíram um modelo de barreira hematoencefálica com células humanas. A constatação foi que, embora apenas uma pequena parte delas fosse infectada, quando isso ocorre, as células que estão em volta morrem — o que provoca uma degradação da BHE. “Nossos resultados sugerem que a infecção pelo HIV de astrócitos pode ser importante no aparecimento da disfunção cognitiva em pessoas vivendo com a doença”, afirmou Eliseo Eugenin, principal autor do estudo, em comunicado à imprensa.
 
Efeito cascata
 
Apesar de os astrócitos infectados serem os responsáveis pela morte de várias células sadias, eles próprios permanecem vivos, propagando o efeito deletério por mais células. “Esse estudo fornece uma explicação do porquê de poucos astrócitos infectados poderem desencadear uma cascata de sinais que abrem o cérebro a várias substâncias tóxicas”, completa o pesquisador, que também utilizou experimentos em chimpanzés contaminados por HIV.
 
Enrique Argañaraz, do Laboratório de Virologia Molecular da Universidade de Brasília (UnB), explica que problemas como a demência são comuns em pacientes com HIV justamente pela invasão do sistema nervoso central. “A incidência de demência associada à Aids ocorre entre 40% e 60% dos pacientes infectados, mesmo que estejam sob tratamento”, analisa o pesquisador.
 
Para ele, embora ainda exista um longo caminho a ser percorrido antes que um tratamento eficaz seja desenvolvido, a pesquisa é um importante passo rumo a um medicamento que trate a demência em soropositivos. “Certamente que a elucidação destes mecanismos é muito importante no desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas que visem minimizar os efeitos da infecção no sistema nervoso central”, completa o pesquisador norte-americano.
 
O diretor adjunto do departamento de DST/Aids do Estado de São Paulo, Artur Kalichman, afirma que esse tipo de pesquisa — além de ajudar a se conhecer melhor o vírus — pode, no futuro, auxiliar no desenvolvimento de técnicas para tratamentos de problemas neurológicos em pacientes com HIV. “Um dos problemas para o tratamento de doenças do Sistema Nervoso Central em pacientes com Aids é que a maioria dos medicamentos retrovirais, que deveriam combater o vírus, não conseguem penetrar na barreira hematoencefálica e acabar com o vírus que está no sistema nervoso ”, afirma o médico.
 
Para Kalichman, o achado vai reabrir a discussão sobre o retorno do uso do AZT em massa. “Ao contrário das outras drogas, o AZT consegue penetrar a barreira hematoencefálica e combater o vírus dentro do sistema nervoso. Talvez ele possa voltar a ser utilizado na tentativa de barrar doenças neurológicas”, completa. O azidotimidina, como também é chamado o medicamento, foi uma das primeiras gerações de medicamentos antiaids a conseguir barrar o avanço da doença.
 
Utilizado amplamente a partir de 1990, ao longo dos anos a droga foi perdendo espaço em função do desenvolvimento de outros medicamentos, mais eficazes e com menos efeitos colaterais. Para ele, o trabalho alerta para um problema que ainda é pouco divulgado e conhecido pela maioria das pessoas: as consequências neurológicas do HIV. “Acredito que uma pesquisa como essa pode alertar sobre a necessidade de se ministrar tratamentos contra demência e outros males neurológicos em pacientes com o problema”, conta Kalichman. “Isso poderia minimizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes”, completa o médico.

Ataque virtual prejudicará comunicação da Al Qaeda por "vários dias"


A rede terrorista Al Qaeda sofreu um "sofisticado" ataque virtual que reduzirá a capacidade de comunicação do grupo durante "vários dias", informou nesta quarta-feira a cadeia "MSNBC".

Evan Kohlmann, um consultor privado que há uma década acompanha a Al Qaeda e outras organizações terroristas, advertiu que a comunicação da rede "foi temporariamente danificada".

A organização para a qual trabalha, a Flashpoint Global Partners, detectou que "não há nenhum canal de distribuição confiável disponível na internet".

Kohlmann suspeita que o ataque aconteceu há poucos dias, produzido por hackers desconhecidos "bem coordenados", que utilizaram um "incomum leque de técnicas relativamente sofisticadas".

"Acredito que vão levar pelo menos mais vários dias para reparar os danos, restaurar a rede e fazê-la funcionar de novo", disse.

Há um ano a Al Qaeda sofreu um ataque similar em sua comunicação, lembrou a emissora.

"Arlene" pode se tornar furacão antes de chegar à costa mexicana


O fenômeno meteorológico "Arlene", a primeira tempestade tropical da atual temporada no Atlântico, segue seu avanço rumo à costa mexicana e pode se transformar em furacão antes de tocar a terra nesta quinta-feira, advertiram autoridades mexicanas.

"Não se descarta a possibilidade de o 'Arlene' se intensificar e se transformar em furacão de categoria 1 antes de tocar a terra", assinalou um boletim do Centro Nacional de Prevenção de Desastres (Cenapred).

Às 22h locais (0h de Brasília), a tempestade tropical se encontrava 145 quilômetros ao nordeste de Tuxpan (Veracruz) e se deslocava a 9 km/h, com ventos máximos de 95 km/h e sequências de 110 km/h.

O estado de Veracruz foi declarado desde a tarde desta quarta-feira em alerta "vermelho", pelo que a população deve observar medidas de proteção, ter extrema precaução com relação a possíveis deslizamentos de terra e considerar a evacuação se viver em zonas de risco.

Além disso, as autoridades pedem que sejam canceladas atividades litorâneas e marítimas, enquanto os conselhos estaduais e municipais de Defesa Civil mantêm sessão permanente.

Já os estados de Tamaulipas e San Luis Potosí foram declarados em alerta "laranja".

O "Arlene" mantém alerta para chuvas de intensas a torrenciais em cinco estados; de forte a intensas em três e de fortes em cinco.

A tempestade pode atingir 13 dos 32 estados do país, a maioria no leste e no centro, mas também alcançará áreas de Oaxaca e Tabasco, no sul do México.

A temporada de furacões no Atlântico começou em 1º de junho e segue até 30 de novembro.

As autoridades mexicanas preveem que na temporada de furacões deste ano sejam formados 17 ciclones tropicais em cada um dos oceanos Pacífico e Atlântico, dos quais 14 podem chegar ao México como depressão, tempestade tropical ou furacão.

Soldados americanos são assassinados no sul do Iraque


Bagdá, 30 jun (EFE).- O comando militar americano no Iraque informou nesta quinta-feira que três de seus soldados foram assassinados ontem no sul do país, mas não identificou as vítimas nem forneceu detalhes sobre o ocorrido.

Os nomes dos falecidos e os detalhes do incidente são mantidos em sigilo à espera da notificação aos familiares das vítimas e da permissão do Departamento de Defesa, assinala um breve comunicado das Forças Armadas dos EUA no Iraque.

Estes três soldados não são as primeiras baixas americanas desta semana. Em 26 de junho, um militar dos EUA morreu no sul do Iraque em um incidente fora de combate.

As mortes desta quarta-feira coincidem com o recrudescimento da violência no país árabe, onde em junho houve vários atentados que deixaram várias vítimas.

Em 23 de junho, pelo menos 21 pessoas morreram pela explosão de três bombas nos arredores de um mercado popular no sudoeste de Bagdá. Dois dias antes, outras 25 pessoas haviam morrido pelo ataque de dois carros-bomba ao sul da capital.

O aumento da violência acontece pouco antes da retirada total das tropas americanas, prevista para o final deste ano, segundo o acordo de segurança assinado entre Washington e Bagdá em dezembro de 2008.

WikiLeaks: Um ano após invasão, EUA pediram anistia da dívida do Iraque com Brasil

  • Estátua de Saddam Hussein é derrubada após a morte do ditador, capturado pelos americanos em 2003; documentos do WikiLeaks revelam que EUA pedirar ao Brasil a anistia da dívida iraquiana
    Estátua de Saddam Hussein é derrubada após a morte do ditador, capturado pelos americanos em 2003; documentos do WikiLeaks revelam que EUA pedirar ao Brasil a anistia da dívida iraquiana
Um ano após a invasão do Iraque, em 2003, os Estados Unidos sondaram as autoridades brasileiras para uma eventual redução da dívida do país com o Brasil.
Além disso, dois embaixadores americanos no Brasil também se mostraram preocupados com a aplicação da Resolução nº 1483 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, segundo revelam os documentos obtidos pelo WikiLeaks e divulgados nesta quarta-feira pela Agência Pública.
A resolução discorre sobre as ações para a reconstrução do Iraque e também congelou a transferência de recursos financeiros retirados do país por Saddam Hussein e seus aliados políticos.
No dia 16 de junho de 2004, a então embaixadora americana Donna Hrinak se reuniu com Marcos Pinta Gama, descrito como chefe da divisão de combate de atividades ilícitas internacionais do Ministério das Relações Exteriores, e também com Ricardo Liao, do Banco Central, que comandava uma divisão similar no órgão.
Foram duas reuniões diferentes, mas os dois afirmaram que a implementação da Resolução nº 1483 dependia do esforço dos bancos. “Pinta Gama concordou em emitir para todos os bancos as listas atualizadas da ONU”, diz o telegrama enviado a Washington no mesmo dia.

Em outubro daquele ano, o chefe do Departamento Econômico do Ministério das Relações Exteriores, Pirage Tarrago, disse que o Brasil queria reestabelecer as relações comerciais com o Iraque, inclusive com linhas de crédito.
Outro embaixador americano, John J. Danilovich, que assumiu o cargo depois de Donna Hrinak, comentou em um telegrama enviado no dia 27 de outubro as impressões de Tarrago sobre a dívida do Iraque com entidades brasileiras, em sua grande maioria empresas privadas, e que o “Brasil está preocupado com uma solução justa” para o problema. Esse débito vem principalmente de projetos de infraestrutura realizados no país por empresas brasileiras até 1990.
Para o secretário de assuntos internacionais do Ministério da Fazenda, Luiz Pereira, a redução e o perdão de uma parte do débito do Iraque poderiam ser votados pelo Congresso Nacional principalmente com as movimentações de outros países neste sentido e das negociações do Clube de Paris, uma instituição independente fundada em 1956 e constituída por 19 países que renegocia dívidas governamentais de  países em dificuldades financeiras.
Em outro telegrama, enviado em dezembro do mesmo ano, o embaixador Danilovich comentou que a dívida pública, segundo estimativas, estava em U$ 602,9 milhões. Piragibe Tarrago é citado novamente e afirmava que o máximo que o Brasil deveria oferecer na época era 50% de perdão no débito, que uma percentagem maior não seria aceita pelos congressistas brasileiros.
O Clube de Paris estimava que no final de 2004 o Iraque devia U$ 38,9 bilhões aos países do clube referentes somente ao período até a invasão do Kuwait, no dia 2 de agosto de 1990 e a dívida externa total era de U$ 120 bilhões.
Em 21 de novembro de 2004, 17 países do clube decidiram perdoar 80% desta dívida baixando de U$ 38,9  para U$ 7,8 bilhões. O Brasil aceitou em 2008 também extinguir 80% do débito iraquiano, o que faria com que a dívida baixasse para cerca de U$ 120 milhões.

Estudante do RN vai representar o Brasil nos EUA



O ex-aluno da Escola Estadual Nestor Lima, Allan Jales Coutinho, de 18 anos, que atualmente é aluno do IFRN, foi selecionado pela Embaixada dos Estados Unidos para participar de um curso de verão em uma das melhores escolas americanas, a Phillips Exeter Academy. Allan viaja nesta quinta (30) para um curso com duração de cinco semanas em que vai estudar História dos EUA, gramática da língua inglesa para não nativos e desenvolvimento da habilidade na escrita.

Allan participou do Programa Jovens Embaixadores onde teve a oportunidade de representar o Brasil e mostrar a cultura brasileira para os americanos, no início deste ano. O programa Jovens Embaixadores é desenvolvido no Rio Grande do Norte por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) e a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, com o apoio do Conselho Nacional dos Secretários de Educação. O programa seleciona um jovem para representar seu estado e o país durante uma temporada nos EUA, participando de intercambio cultural, cursos de liderança e plano de ação social em uma prefeitura local.

Após a participação da primeira etapa do Programa Jovens Embaixadores, o aluno potiguar se inscreveu em outra seleção para concorrer com outros 36 jovens embaixadores. Ele também foi um dos três escolhidos para voltar aos EUA e participar do curso de verão. Nesta nova etapa, Allan foi selecionado por meio de teste escrito, um vídeo apresentado no programa da Rede Globo, no Caldeirão do Huck e por uma entrevista em inglês. Os outros dois jovens são da Bahia e do Piauí.

Sobre o novo desafio e a oportunidade de participar de um curso na renomada Phillips Exeter Academy, onde estudaram o escritor Dan Brown (autor do livro O Código da Vinci) e os criadores do Facebook, Allan afirma que se sente honrado. “O programa não é uma colônia de férias. Não fui aos EUA e não vou voltar lá para fazer turismo. O objetivo é buscar o máximo de conhecimento para aplicá-los em programas sociais nas comunidades, pois o jovem embaixador tem como foco principal ajudar a comunidade”, concluiu Allan.

Segundo a professora Vera Lúcia Reis, técnica responsável pelo desenvolvimento de projetos da Subcoordenadoria de Ensino Médio da SEEC, o Rio Grande do Norte tem se destacado em programas como o Jovens Embaixadores. “No ano passado, a estudante Bruna Dantas Lobato participou do Programa, nas duas etapas, e este ano concorreu num exame tipo vestibular, com provas de diversas matérias, todas em inglês, e foi aprovada e contemplada com uma bolsa para cursar Direito na Universidade de Vermont”, comemora a professora.

Fundador do PT, Vladimir Palmeira sai do partido



Um dos fundadores do PT, o ex-deputado federal Vladimir Palmeira decidiu deixar a legenda em protesto contra a readmissão do ex-tesoureiro do partido, Delúbio Soares. Palmeira, que atuou no movimento estudantil durante a ditadura militar, disse que se sentiu "logrado" pela executiva nacional petista, que havia expulsado Delúbio por seu envolvimento no escândalo do mensalão mas aceitou seu retorno à sigla.

"O partido renegou o que havia decidido há seis anos. Nós fomos para a linha de frente para defender o partido, que havia decidido expulsá-lo. Agora, quando o partido volta atrás, você fica sem cara", disse Palmeira, que foi deputado federal constituinte e deputado federal, chegando a ser líder do PT na Câmara. Em 2006, candidatou-se ao governo do Rio e ficou em quarto lugar. Em 2010, disputou vaga de deputado federal, mas não se elegeu.

Palmeira se disse decepcionado com a mudança de postura do partido diante do escândalo, considerado um dos episódios mais graves de sua história. "Na prática, a expulsão do Delúbio virou uma suspensão. Fizeram jantares em homenagem a ele e, no fim das contas, ele sequer foi punido", avaliou.

Segundo Palmeira, que é economista e professor, o retorno do ex-tesoureiro "é uma demonstração de que o PT está evoluindo mal", o que teria tornado sua permanência na sigla insustentável

"Hoje, o partido não tem mais tendências políticas. Você tem uma divisão constante em grupos com interesses pontuais, que votam como bem entendem, como foi o caso do debate do Código Florestal", afirmou. "Acredito que esses problemas ainda vão se agravar e é por isso que eu estou saindo."

O ex-deputado disse que ainda não decidiu se vai se filiar a outra legenda, mas descartou retornar ao PT. Para ele, as divisões dentro da legenda prejudicam os projetos do governo Dilma. "A falta de unidade do PT certamente prejudica o governo", disse Palmeira.

Política: CCJ aprova fim das coligações


A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou ontem, por maioria de votos, a proposta de emenda constitucional (PEC) que acaba com as coligações eleitorais nas eleições proporcionais (vereadores, deputados estaduais e federais). A PEC integra o conjunto de propostas da Comissão de Reforma Política do Senado. Para efetivar a nova regra, a PEC ainda precisa passar pelo plenário do Senado e pela Câmara dos Deputado

Senadores da CCJ votam propostas para a reforma política 
Senadores da CCJ votam propostas para a reforma política

 

















As coligações partidárias serão permitidas, entretanto, nas eleições majoritárias (presidente da República, governadores, senadores e prefeitos). Em defesa do fim das coligações nas eleições proporcionais, o relator da matéria, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), argumentou que esse modelo de alianças, em geral, "constituem uniões passageiras, estabelecidas durante o período eleitoral por mera conveniência, sem qualquer afinidade entre os partidos coligados no tocante ao programa de governo ou ideologia".

Ainda segundo Raupp, essas coligações "objetivam, sobretudo, aumentar o tempo de propaganda eleitoral no rádio e na televisão de partidos maiores e viabilizar a conquista de um maior número de cadeiras nas Casas Legislativas por partidos menores". Para o relator, o fim das coligações nas eleições proporcionais permitirá que o eleitor identifique o "ideário político de cada candidato" e que sejam eleitos representantes comprometidos com os programas partidários, contribuindo para o fortalecimento dos partidos políticos.

A CCJ rejeitou o voto em separado do senador Inácio Arruda (PcdoB-CE), que suscitou a inconstitucionalidade da matéria, sob o argumento de que o fim das coligações nas eleições proporcionais vai na contramão do princípio constitucional que garante a pluralidade de partidos políticos. "O fim das coligações fere o direito de associação entre os partidos", criticou Arruda.

Referendo

A CCJ do Senado também aprovou a proposta de emenda constitucional que prevê a realização de um referendo popular para aprovação de lei ou emenda constitucional que altere as regras do sistema eleitoral. A proposta ainda depende de votação no plenário do Senado e na Câmara dos Deputados, antes de ser promulgada.

De acordo com o projeto, originário da Comissão de Reforma Política, qualquer alteração no princípio da proporcionalidade - que regulamenta a eleição para vereadores, deputados estaduais e federais para as Câmaras Legislativas - deve ser submetida a consulta popular. A proposta lembra que vários modelos têm sido discutidos no parlamento nos últimos anos, como o fim do voto proporcional, com listas partidárias abertas ou fechadas.

O relator da matéria, Romero Jucá (PMDB-RR), argumentou que o emprego obrigatório da consulta popular - no caso, um referendo - em um tema "tão sensível quanto a definição do sistema de representação do povo" significa um aperfeiçoamento do regime democrático.

Projeto restringe justa causa para troca de partido

Brasília (AE) - O parlamentar que trocar a sigla pela qual se elegeu por um partido recém-criado poderá perder o mandato. É o que prevê o projeto de lei aprovado ontem pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, em caráter terminativo. A proposta que regulamenta o princípio da fidelidade partidária e enumera as hipóteses em que o titular de cargo eletivo perderá o mandato, em caso de mudança de partido, seguirá diretamente para análise da Câmara.

As novas regras, se confirmadas pelos deputados, atingem os políticos que estão de malas prontas para o PSD (Partido Social Democrático), fundado em março pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. No Rio Grande do Norte, o comando do PSB foi entregue ao vice-governador Robinson Faria. Ele vai para o novo partido com o deputado federal Fábio Faria e mais seis deputados. A nova regra para a fidelidade partidária pode atrapalhar esses planos.

A mudança decorre de destaque do líder do DEM, senador Demóstenes Torres (GO), que exclui a mudança para um novo partido das hipóteses de "justa causa" para a desfiliação partidária. O DEM foi o partido mais prejudicado pela criação do PSD.
O projeto de lei 266/11, relatado pelo senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), indicava quatro situações em que a mudança de partido não implicaria a perda de mandato, conforme resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE): a incorporação ou fusão do partido, mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário, grave discriminação pessoal ou criação de um novo partido.

No entanto, Demóstenes Torres sustentou que, embora a criação de uma nova sigla constasse de resolução do TSE como "justa causa" para a filiação partidária, o Supremo Tribunal Federal (STF) havia decidido em sentido contrário. "O Supremo já decidiu que o mandato pertence ao partido", lembrou Demóstenes. Desta forma, a maioria dos senadores acompanhou o destaque do democrata para manter apenas três hipóteses de mudança de partido que não impliquem perda do mandato.

O objetivo do projeto era transformar em lei - no caso, incorporar à Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096/95) - os entendimentos recentes do TSE e do STF sobre fidelidade partidária e mudança de partido, conforme decisão da Comissão de Reforma Política do Senado.

Durante a discussão da matéria, Eunício retirou emenda que havia apresentado autorizando a mudança de partido, sem perda do mandato, do titular de cargo majoritário para outra sigla que fizesse parte da coligação que o elegeu. "É que nesse sistema (majoritário) os partidos políticos coligados selecionam, entre os filiados a qualquer um deles, o candidato a titular e a vice, ou a suplente, e apresentam a chapa assim formada ao eleitor", justificou o relator.

Irã: Ahmadinejad denuncia prisão de aliados do governo



Teerã, (AE) - O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, denunciou ontem a onda de detenções de aliados, afirmando que as prisões são em parte uma campanha "politicamente motivadas" com o objetivo de enfraquecer seu governo e mostrar o poder das forças linhas-duras leais aos clérigos que governam o país.

Mahmoud Ahmadinejad afirma que prisões têm motivação política 
Mahmoud Ahmadinejad afirma que prisões têm motivação política

 














 As acusações destacam sua transição de filho favorito da teocracia para um suposto adversário, depois de ter tentado expandir a autoridade da presidência e conter o controle dos clérigos sobre as políticas do país.

Dezenas de aliados do presidente foram detidos nos últimos meses, dentre eles quatro graduados integrantes de seu governo, presos na semana passada. "Estas medidas (as prisões) têm motivação política. Está claro para nós que têm como objetivo pressionar o governo", disse Ahmadinejad, segundo a agência oficial de notícias Irna.

Ele também advertiu as autoridades a manterem os expurgos políticos longe dos ministros de seu governo. "O gabinete é a linha vermelha", disse ele. "Mas se meus colegas são acusados eu tenho a responsabilidade legal de me levantar e defendê-los."

Para Ahmadinejad, a demonstração de força o deixou politicamente enfraquecido há quase dois anos do final de seu segundo e último mandato, o que sugere que os clérigos manterão a rédea curta e não devem oferecer qualquer alteração significativa no impasse com o Ocidente sobre o programa nuclear iraniano.

Aparentemente, os clérigos vão bloquear qualquer pessoa que Ahmadinejad tente promover como seu sucessor. Ele também enfrenta enormes obstáculos para promover a candidatura de mais aliados políticos nas eleições programadas para o ano que vem.

Os linhas-duras também foram responsabilizados pela prisão de seu chefe de gabinete, Esfandiar Rahim Mashaei, acusado de ser o líder de uma "corrente desviante" que questionaria o sistema de governo clerical estabelecido pela revolução islâmica de 1979.

A hierarquia iraniana continua sem alterações. O líder supremo, aiatolá Ali Khamenei tem a palavra final em todas as decisões importantes. Mas Ahmadinejad tem sido alvo de uma reação por tentar impor uma maior autonomia na execução do governo. Ele foi contrário à escolha de Khamenei para o poderoso Ministério da Inteligência e permaneceu leal a Mashaei.

Na semana passada, o recém nomeado ministro de Relações Exteriores foi forçado a deixar o cargo sob pressão de linhas-duras que o viam como alguém muito próximo ao chefe de gabinete. Em sua carta de renúncia, Mohammad Sharif Malekzadeh reclamou sobre "manipulações covardes e grandes injustiças" feitas por seus críticos. Ele foi detido dois dias depois.

Ahmadinejad parecia estar fazendo de Mashaei seu herdeiro político para a eleição presidencial de junho de 2013. Mas os ataques dos ultraconservadores contra Mashaei praticamente paralisam sua carreira política. Ahmadinejad saiu em defesa de Mashaei, cuja filha é casada com o filho do presidente.

Surfista é atacado por tubarão em praia do Recife

Recife, (AE) - O estudante Marlisson Danilo Lima de França, de 21 anos, foi atacado por um tubarão na manhã de ontem (29), quando praticava bodyboarding com um grupo de amigos surfistas na praia urbana do Pina, na zona sul do Recife. A mordida, por trás, pegou as laterais internas e externas da coxa e perna direitas, numa extensão de cerca de 40 centímetros. Atendido no Hospital da Restauração (HR), o maior de emergência de Pernambuco, onde passou por cirurgia, ele não corre risco de morte. Está consciente e estável.

O estudante surfava em um trecho da praia do Pina, na área urbana de Recife, quando foi atacado 
O estudante surfava em um trecho da praia do Pina, na área urbana de Recife, quando foi atacado

 













 



De acordo com a equipe médica, Marlisson ficará em observação por dois dias. Depois, passará por nova avaliação. Diante do risco de infecção, preventivamente está sendo tratado com antibiótico. O estudante chegou ao hospital em estado de choque devido à perda de sangue, com fratura na fíbula (osso da perna) e lesões musculares, vasculares e nervosas. Ele recebeu soro e sangue e teve as lesões reparadas na cirurgia.

Marlison é a 54ª vítima de ataque de tubarão na orla pernambucana desde 1992. Desse total, 20 pessoas - entre surfistas e banhistas - morreram. O último ataque ocorreu em setembro de 2009 - quando Geovani Thiago Barbosa de Freitas, de 15 anos, surfava na Praia de Piedade, município metropolitano de Jaboatão dos Guararapes. Ele morreu.

O local onde Marlisson costumava praticar o esporte está incluído na faixa de cerca de 20 quilômetros - dos municípios de Olinda ao Cabo de Santo Agostinho, na região metropolitana do Recife - onde o surfe e esportes similares são proibidos por decreto estadual. Placas informando sobre a proibição e alertando para o perigo de ataque de tubarão na área estão colocadas ao longo deste percurso.

"Ele abusou do direito de correr o risco", afirmou o presidente do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), Fábio Hazin, ao lembrar que todos os fatores foram ignorados por Marlisson, que mora na praia do Pina . Os ataques de tubarão têm maior incidência entre junho e setembro quando a água do mar está menos salinizada e mais turva. Além disso, ele estava em mar aberto e fazendo um esporte que atrai o animal pelo movimento das pernas. "Ele se transformou na isca ideal", disse Hazin. O impacto ambiental provocado pela construção do Porto de Suape, no município metropolitano de Ipojuca, é uma das causas do aumento dos ataques de tubarão no Estado, devido ao forte impacto ambiental  e ao aumento do tráfego marítimo na região. Os tubarões também são atraídos pelo lixo jogado pelos navios, mudando sua rota.

Uma das atividades do Cemit é a de capturar, identificar e devolver ao alto mar tubarões que sejam encontrados perto da praia. Até hoje, de acordo com Hazin, nenhum dos animais identificados retornou à região. Eles retomam  suas rotas rumo ao norte. Isto ocorreu, segundo ele, com 16 tubarões tigre capturados e monitorados nos últimos 12 anos. "Nada disso tem efeito, no entanto, se as pessoas não adotam as medidas de precaução recomendadas."

Ronaldinho comanda vitória do Fla


Depois de um bom início de jogo, e de abrir o placar, o Flamengo cedeu a virada para o América-MG, mas teve forças para reagir, voltar a frente do marcador e triunfar por 3 a 2, na Arena do Jacaré. Com o resultado de ontem em Minas Gerais, o Rubro-Negro mantém a invencibilidade no Brasileiro e emplaca a segunda vitória seguida na competição. Ronaldinho Gaúcho, que marcou duas vezes, e Deivid marcaram para os cariocas, enquanto Alessandro e Anderson fizeram os gols do time mineiro.

Visando a manutenção da base, o técnico Mauro Fernandes promoveu apenas uma mudança na equipe em relação ao clássico contra o Cruzeiro. O lateral-direito Marcos Rocha que cumpriu suspensão voltou ao time na vaga de Otávio. No Rubro-Negro, Luxemburgo alterou o esquema tático passando do 3-5-2 para o tradicional 4-4-2, dessa forma, David Braz deixou o time.

Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o América-MG visita o Santos, na Vila Belmiro, em partida adiada da 6ª rodada. Já o Flamengo tem pela frente o duelo contra o São Paulo, no estádio Engenhão, no Rio de Janeiro.

Artilheiro isolado do Brasileirão, com cinco gols, o camisa 10 rejeitou o rótulo de termômetro do time. "Cada um é ciente da responsabilidade que tem e eu procuro corresponder àquela que eu tenho. Estou muito feliz por poder ajudar", disse o jogador, que já havia balançado as redes de Avaí, Bahia e Atlético-MG nesta edição da competição nacional - o Flamengo não perdeu nenhum dos jogos em que seu maior reforço para a temporada marcou gol no torneio.

"O Flamengo não é composto só por 11 jogadores, é uma nação. Em qualquer parte do mundo tem flamenguista, onde vamos jogar tem torcida para incentivar. Então nada mais justo do que acenar, fazer uma foto", explicou. Para o jogador, o Flamengo, que está invicto, poderia estar com campanha ainda melhor.

América/MG: Flávio; Marcos Rocha, Anderson, Gabriel e Gilson; Dudu, Leandro Ferreira, Amaral (Kempes) e Rodriguinho (Fabrício); Alessandro e Fábio Júnior (William Rocha)

Técnico: Mauro Fernandes

Flamengo: Felipe, Leonardo Moura, Welinton, Ronaldo Angelim e Junior Cesar; Willians (Bottinelli), Luiz Antônio (Negueba), Renato Abreu e Thiago Neves; Ronaldinho Gaúcho e Deivid (Diego Maurício).,

Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Corínthians assume a liderança com 16 pontos

O Corinthians voltou a mostrar sua força também como visitante neste Brasileiro. Na noite de ontem, com gol de pênalti do zagueiro Chicão, a equipe derrotou o Bahia por 1 a 0, no Estádio de Pituaçu, e de quebra assumiu a liderança isolada da competição nacional, agora com 16 pontos ganhos, um a mais do que o São Paulo, que foi derrotado pelo Botafogo.

As duas equipes voltam a campo somente na quarta-feira que vem. Ainda invicto no campeonato, o Corinthians recebe o Vasco, no Pacaembu, enquanto o Bahia visita o Avaí, na Ressacada.

O time da casa mostrou bastante empenho nos primeiros movimentos desta quarta-feira, apertando o adversário no ataque. No entanto, o Corinthians suportou a pressão inicial e fez o gol da vitória  aos 13 minutos ainda no primeiro tempo. Liedson sofreu pênalti. Chicão cobrou rasteiro, sem muita força e no meio. O goleiro pulou antes e tomou o gol.

Cruzeiro atropela o Vasco: 3 a 0

O Cruzeiro derrotou o Vasco por 3 a 0 em partida disputada na noite de ontem em São Januário. Foi a segunda vitória conquistada pelo time mineiro no Campeonato Brasileiro desde que Joel Santana assumiu a direção técnica da equipe de Minas Gerais. Com o resultado, o Cruzeiro chegou aos nove pontos e agora ocupa a décima posição enquanto o Vasco permaneceu com 11 pontos. "O (técnico) Joel (Santana) chegou com o jeito dele, deu confiança ao time e o resultado está aí", disse Leandro Guerreiro, autor do primeiro gol. "Ele chama todo mundo de filho e apoia quando outros batem".

O resultado premiou a disciplina tática da equipe mineira que soube suportar a pressão do Vasco e aproveitar as oportunidades de gol que apareceram. O Vasco foi melhor em campo até sofrer o primeiro gol quando se perdeu inteiramente e acabou sofrendo uma derrota que não estava nos planos do clube carioca. Na próxima rodada o Vasco vai enfrentar o Corinthians no Pacaembu. O Cruzeiro vai receber o Grêmio na Arena do Jacaré.

Em casa, ABC terá que vencer para cumprir metas de pontos



A derrota para o Sport foi bem assimilada pelo grupo do ABC, mas vitória sobre o Criciúma, no próximo sábado, passou a ser encarada como fundamental para que o grupo cumpra a terceira parte do objetivo traçado pela comissão técnica, que é conquistar seis pontos nos nove que disputará neste terceiro ciclo de confrontos.

Embora tenha alternado bons e maus momentos dentro da partida diante do Sport, o treinador abecedista ficou satisfeito com alguns aspectos apresentados no confronto. "O jogo não foi só de erros. Tivemos alternâncias táticas que mostraram que temos condições de fazer alguns ajustes sem fazer alteração de jogadores", ressaltou Campos. "Nós perdemos características onde o time está acostumado a jogar. Existem lições que são tiradas apenas com as derrotas", afirmou.

As alterações táticas realizadas fizeram a equipe alvinegra subir de produção na segunda etapa e se não fosse pela infelicidade do goleiro Welligton, o resultado poderia ter sido diferente. "Quando troquei Malaquias por Nego, tentamos fazer alternâncias táticas, com a entrada de Pio por dentro. O que eu queria era soltar o Makelelê já que começamos trabalhar bem com Nêgo pela direita", explicou. O trenador também reconhece que pelo que estão apresentando em campo Bileu, Basílio e Elionar fizeram muita falta a equipe no confronto na Ilha do Retiro.

Recuperação

O zagueiro Irineu, titular da zaga do ABC, está em fase final de recuperação da cirurgia no joelho esquerdo. O jogador, operado no dia 30 de maio devido a uma lesão no menisco, está desde a semana passada em trabalho junto com os preparadores físicos do ABC, buscando recuperar a condição aeróbica e muscular. Os preparadores estão otimistas para o retorno do jogador em aproximadamente 15 dias.

Apesar de ter sofrido a mesma lesão que o volante Ricardo Oliveira, Irineu está em uma condição melhor do que o capitão alvinegro quando tinha o mesmo tempo de recuperação. De acordo com o preparador físico Ranielle Ribeiro, Irineu, por não ter sofrido cirurgias anteriores no joelho e também pela idade (28 anos), deve voltar mais rápido. "Estamos fazendo um trabalho calmo para que não percamos o jogador com lesão muscular, devido à própria atrofia de uma perna para outra. A reação dele que vai dar um norte para o tempo que levará para voltar, mas estamos projetando para mais duas semanas já entregá-lo ao treinador", disse Ranielle Ribeiro.

Atualmente, o ABC vem atuando com Tiago Garça e Alessandro Lopes na defesa. Irineu, que chegou ao alvinegro no início do ano, foi titular durante todo campeonato estadual e a tendência é que, recuperado, retome a vaga ao lado de Tiago Garça.

América aperfeiçoa a parte tática no Centro de Treinamento

O técnico do América, Francisco Diá realizou um treino tático, ontem à tarde no CT do clube, em Parnamirim. Sílvio, Walber, Fábio Sanches, Luizão e Fernando; Dudu Araxá, Val, Ivan González e Léo Mineiro; Mazinho e André Neles formaram o time considerado titular. O treinador, que realizaria um coletivo, optou pelo trabalho tático, uma vez que observou falhas de posicionamento dos atletas durante os jogos amistosos.

Mas se dentro de campo, o técnico já pode contar com Max, terá que se contentar com um a menos no elenco. O lateral Osmar comunicou a sua saída do América e não faz mais parte do grupo que vai disputar o Campeonato Brasileiro da Série C. O jogador não explicitou os motivos para deixar o Alvirrubro.

Max ontem realizou testes físicos de impulsão, saltos em distância e outros trabalhos individualizados. O jogador que teve uma boa participação no Campeonato Carioca deste ano, disse que está pronto para encarar a disputa de uma Série C e que veio para somar ao grupo de jogadores do América.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Congresso do Sinte inicia com categoria mobilizada para a luta


O 13° Congresso do Sinte começou nessa terça-feira. Mais de 500 delegados escolhidos por educadores e funcionários de todas as regiões do Estado se inscreveram para o evento. Segundo a coordenadora geral do Sinte-RN foi uma surpresa agradável ver a expressividade numérica de delegados em um momento de greve e festejos juninos. “Esta claro que nossos valorosos colegas estão dispostos a somar com a direção do Sinte-RN no sentido de fortalecer a luta”, comemorou Fátima.
A palestra de abertura ficou por conta da presidente da comissão de educação da Câmara Federal, deputada Fátima Bezerra. Ela falou sobre a visão dos trabalhadores em educação acerca do Plano Nacional da Educação. Em sua exposição, a deputada, que é ex-presidente do Sinte-RN, ressaltou três pontos considerados fundamentais para a categoria: equiparação Salarial do Piso com outras categorias de mesma formação; Lei de Responsabilidade Educacional e mais financiamento para a Educação Básica.
Houve questionamentos acerca do momento da realização do Congresso, em pleno período de greve. O diretor do Sinte-RN, Canindé Silva esclarece que o Congresso é a instância máxima de deliberações da categoria e foi adiado várias vezes em função das urgências impostas pela luta da categoria. “A necessidade constante de enfrentarmos governos descomprometidos com a educação nos obrigou a priorizar o urgente mesmo sabendo da grande importância do Congresso. Não podíamos mais adiar, uma vez que até a Justiça determinou o final deste mês como prazo máximo para a realização o evento. Estamos preenchendo agora esta lacuna com um Congresso de alto nível e com grande participação da categoria”, explicou Canindé.
O coordenador geral, Rômulo Arnauld também comemorou a presença dos representantes da categoria no evento. “Estou certo de que sairemos daqui com um plano de atuação para os próximos anos que vai refletir de forma contundente no avanço da luta pela educação pública e sobretudo em favor dos trabalhadores em educação”, avaliou Rômulo.
O Congresso será encerrado amanhã.

Oposição acusa direção do Sinte de fraudar congresso


Sindicato dos professores vai promover eleição de nova diretoria em meio à greve da categoria
A abertura do 13º Congresso Estadual do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte\RN) foi marcada pelo protesto de professores que consideraram o evento um golpe da direção do sindicato. O Congresso é a instância máxima de deliberação da categoria e determina desde as diretrizes políticas a serem seguidas até as mudanças no estatuto do sindicato. Todas as teses são votadas por delegados eleitos pelos funcionários das escolas e é disso que os manifestantes reclamavam. "As escolas estaduais estão em greve e não houve tempo hábil para articularmos essa eleição. Portanto a maioria das escolas estaduais está sem delegado neste Congresso e ele não pode ser considerado legítimo", disse Tita Holanda, professor da Escola Estadual Antônio de Souza, localizada em Parnamirim.

Com mordaças pretas na boca, os manifestantes entraram no auditório onde era realizada a abertura do evento e interromperam o início do congresso por alguns minutos, enquantodiscursavam contra a legitimidade das deliberações que viessem a acontecer. "Tudo aqui é um golpe: a data deste evento, o local onde está sendo realizado e a forma como os delegados foram eleitos. As escolas estaduais estão em greve e não têm representação aqui, portanto o que for decidido não corresponde aos anseios da categoria", disse a professora Amanda Gurgel. Segundo ela, uma das reivindicações da oposição à direção do sindicato é de que a direção eleita possa ter apenas dois mandatos consecutivos.

A atual presidente do Sinte\RN, Fátima Cardoso, rebateu a informação de que as escolas estaduais não tinha representação no congresso e afirmou que a eleição dos delegados está registrada em atas. "Fizemos tudo como manda o estatuto. As eleições para delegados começaram no dia 24 de abril. O que está acontecendo aqui é que existe uma oposição dentro do próprio sindicato que sempre está insatisfeita com tudo. Eles são inconformados porque nós temos credibilidade com a base e o nosso modelo de gestão é democrático e compartilhado", disse. Apesar da manifestação durante a abertura do congresso, Fátima Cardoso afirmou que o objetivo do sindicato seria cumprido. "Temos 510 delegados eleitos pelos funcionários de suas escolas para representar a categoria Estamos aqui para aprovar as resoluções para a categoria, o plano de lutas para os próximos anos, e é isso que iremos fazer.", disse.

Polícia prende padrasto acusado de estuprar menina de 13 anos Publicação: 29/06/2011 12:54 Atualização: Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR Um homem de 28 anos acusado de estuprar uma menina de 13 foi preso na manhã desta quarta-feira (29) durante uma barreira policial na ponte de Igapó, na Zona Norte de Natal. A informação foi passada pelo delegado Silva Júnior. A prisão aconteceu por volta das 11h30. A polícia já tinha tentado prender o acusado em sua residência, mas ele não havia sido foi encontrado. De acordo com o delegado, o acusado vai ser interrogado na Delegacia de Extremoz, e em seguida será transferido para o Presídio Provisório do Panatis. Ainda segundo o delegado, o estupro aconteceu no último dia 21, na casa da vítima, que é enteada do acusado, no município de Maxaranguape, situado no litoral norte. Ele teria aproveitado o momento em que a esposa estava trabalhando para cometer o estupro. A criança conseguiu fugir enquanto o acusado pedia um carro de lotação para sair do local. “A menina foi até a sua mãe toda ensangüentada e falou sobre o que tinha acontecido. Na ocasião, ela ainda ficou sabendo que por volta de 12h40, quando a ausência da filha foi sentida, o padrasto atendeu o retorno de sua companheira e disse que o celular da menina estava desligado, quando na verdade ela estava machucada na residência e com seu aparelho quebrado”, revelou.

Polícia prende padrasto acusado de estuprar menina de 13 anos
Um homem de 28 anos acusado de estuprar uma menina de 13 foi preso na manhã desta quarta-feira (29) durante uma barreira policial na ponte de Igapó, na Zona Norte de Natal. A informação foi passada pelo delegado Silva Júnior. A prisão aconteceu por volta das 11h30. A polícia já tinha tentado prender o acusado em sua residência, mas ele não havia sido foi encontrado.

De acordo com o delegado, o acusado vai ser interrogado na Delegacia de Extremoz, e em seguida será transferido para o Presídio Provisório do Panatis.

Ainda segundo o delegado, o estupro aconteceu no último dia 21, na casa da vítima, que é enteada do acusado, no município de Maxaranguape, situado no litoral norte. Ele teria aproveitado o momento em que a esposa estava trabalhando para cometer o estupro. A criança conseguiu fugir enquanto o acusado pedia um carro de lotação para sair do local. “A menina foi até a sua mãe toda ensangüentada e falou sobre o que tinha acontecido. Na ocasião, ela ainda ficou sabendo que por volta de 12h40, quando a ausência da filha foi sentida, o padrasto atendeu o retorno de sua companheira e disse que o celular da menina estava desligado, quando na verdade ela estava machucada na residência e com seu aparelho quebrado”, revelou.

Mergulhador americano é esquecido em alto-mar na Austrália


Sídney (Austrália), 29 jun (EFE).- Um americano foi resgatado no mar depois que uma empresa turística o abandonou por distração na Grande Barreira de Coral, um paraíso para os mergulhadores no nordeste da Austrália, informou nesta quarta-feira a imprensa local.

Ian Cole contratou a excursão no sábado junto à operadora turística Passions of Paradise, mas seu barco partiu sem ele de Michaelmas Cay, em frente à costa da localidade de Cairns.

Cerca de 20 minutos depois da partida do barco, "levantei minha cabeça e vi que a embarcação tinha ido sem mim", disse o jovem de 28 anos ao diário "The Cairn Post".

"A adrenalina subiu e entrei em pânico por um momento", acrescentou Cole, que explicou que apesar de estar muito cansado, se acalmou ao ver que havia um barco próximo, ao qual chegou nadando.

O turista disse que a pessoa que estava a cargo da excursão era um mochileiro sem experiência, pelo que exigiu que sejam redobradas as medidas de segurança neste tipo de serviço turístico.

As autoridades australianas investigam o incidente, que lembra o desaparecimento, em 1998, do casal americano Tom e Eileen Lonergan, que morreram afogados ou devorados por tubarões após serem abandonados no mar por outra companhia de turismo.

Ministro confirma pagamento antecipado de metade do 13º


O ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho, confirmou ontem que a antecipação de metade do 13º salário de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) será paga em agosto. Com isso, o governo dará prosseguimento ao acordo que vigorou durante o governo Lula. O ministro ponderou que ainda não foi fechado o novo entendimento com representantes sindicais dos aposentados, do qual depende decreto presidencial para garantir a antecipação nos próximos anos. Os ministérios da Previdência e da Fazenda estão negociando os termos dessa política. A proposta em pauta prevê a antecipação em 2012 para julho. A partir de 2013, metade do décimo terceiro seria paga em junho.
Ministro Garibaldi Filho anuncia números da Previdência SocialMinistro Garibaldi Filho anuncia números da Previdência Social

 


















 "As discussões sobre esse assunto estão seguindo o rumo desejado. Está faltando apenas uma reunião conclusiva. Acredito que não haverá problema para que a antecipação do 13º desse ano seja feita em agosto", afirmou Garibaldi Alves Filho. O ministro também respondeu a perguntas dos jornalistas sobre outros pontos que estão sendo discutidos pelo grupo de trabalho composto por técnicos do Ministério da Previdência Social, de centrais sindicais e de entidades representativas dos aposentados.

Garibaldi Filho disse que o ponto principal que está sendo debatido no momento é a criação de uma alternativa que permita ao governo extinguir o fator previdenciário. Segundo o ministro, há consenso de que o fator deixou de cumprir o objetivo para o qual foi criado, de evitar que os trabalhadores se aposentassem de forma precoce. O problema, explicou, é que ainda não se chegou a um consenso sobre uma fórmula para substituí-lo.

Com arrecadação crescendo (9%) em ritmo superior ao do pagamento dos benefícios (3,8%), a Previdência Social acumula déficit de R$ 17,8 bilhões no ano até maio, um queda real de 16,5% sobre igual intervalo de 2010.

A necessidade de uma reforma no sistema previdenciário também foi defendida pelo ministro. Ele também antecipou que há consenso entre o governo e representantes das centrais e dos aposentados sobre a necessidade de alterações. Um acordo está sendo negociado. Garibaldi Filho opinou que as alterações nem precisariam ser muito abrangentes. "Às vezes uma reforma pequena pode produzir grandes resultados e uma prometida reforma gigantesca não", comparou.

Sobre a reforma na previdência do funcionalismo público, o ministro Garibaldi Filho lembrou que já tramita na Câmara dos Deputados um projeto enviado pelo governo passado, o PL 1992/07, que cria a previdência complementar do servidor público.

Garibaldi Filho destacou que, pelos termos da proposta, as alterações somente valeriam para os funcionários que ingressassem no serviço público após a legislação entrar em vigor.

Déficit registra queda de 58% em abril

A Previdência Social registrou déficit de R$ 2,419 bilhões em maio. O valor é resultado de uma arrecadação líquida de R$ 19,039 bilhões e de despesa com pagamentos de benefícios previdenciários de R$ 21,459 bilhões. O deficit de maio é 58% menor que o de abril, quando a diferença entre a arrecadação e os pagamentos ficou deficitária em R$ 5,762 bilhões. Em comparação a maio de 2010, o déficit ficou 12,2% menor.

Já no acumulado de cinco meses, o déficit atingiu R$ 17,836 bilhões, com redução de 16,5% ante o resultado negativo de R$ 21,369 bilhões do mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados ontem pelo Ministério da Previdência Social.

O ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, atribuiu a redução do déficit ao aumento da arrecadação. "O crescimento da arrecadação é o mais significativo. O aumento da arrecadação, que foi de 9% real no acumulado de cinco meses, em função do aumento do salário médio e do aumento da formalidade", disse.

O deficit da Previdência no setor urbano foi de R$ 1,778 bilhão em maio, maior que o deficit de maio do ano passado, que foi de R$ 1,223 bilhão - variação de 45,4%. O pagamento de passivos judiciais somou R$ 234,8 milhões.

Política: Eleições 2012

Tenente Laurentino Cruz poderá ter jovem candidata disputando a prefeitura em 2012


A jovem Amanda Medeiros, filha do empresário Raimundo Cassiano, o “Cipozinho” da Rede Seridó de Tenente Laurentino, está sendo cotada pelas lideranças locais como provável candidata a prefeita em 2012.

Em contato com blog “O Polêmico de Florânia” neste sábado, Amanda comentou: “Se a comunidade aceitar meu nome, estarei sim disposta a fazer o melhor para melhorar cada vez mais o nosso município”.

É mais uma história que exemplifica o interesse do jovem pela política. Apesar de demandar grande responsabilidade, os cargos públicos estão sendo cada vez mais cobiçados entre a juventude. Mesmo diante da descrença da comunidade nestes candidatos, é possível afirmar que muitos vêm fazendo história no cenário político, encampando desde já uma luta rumo às prefeituras, câmaras e assembléias.

terça-feira, 28 de junho de 2011

No limite de jogos e na mira do Fla, Kleber vira dúvida para jogar quinta.


Pretendido pelo Flamengo, Gladiador não treina em campo e não tem escalação confirmada. Já Maikon Leite vai estrear contra o Atlético-GO

A ausência do atacante Kleber do gramado do CT do Palmeiras na tarde desta terça-feira deixou o torcedor alviverde com a pulga atrás da orelha. Pretendido pelo Flamengo, o Gladiador, que já fez seis jogos pelo clube paulista neste Campeonato Brasileiro, inviabilizaria uma eventual troca de equipe – dentro do torneio nacional – caso atuasse em mais uma partida da competição. E Kleber ficou fora justamente do treino em que o técnico Luiz Felipe Scolari começou a definir o time que enfrentará o Atlético-GO nesta quinta-feira, em duelo marcado para as 19h30m no Canindé.
Segundo informações da assessoria de imprensa do Palmeiras, Kleber esteve no CT e só não foi a campo pois ficou na academia de musculação fazendo reforço. O médico Rubens Sampaio confirmou o problema clínico do jogador, mas tratou a sua escalação ainda como dúvida.
- Kleber está sentido dor desde o jogo com o Inter (dia 12 de junho). Como nas últimas semanas o Palmeiras jogou só uma vez por semana, ele tem ficado sempre um dia fazendo reforço. Fez reforço hoje, amanhã será avaliado. O intervalo nas duas últimas rodadas foi de uma semana. Agora foi de quatro jogos e tivemos uma viagem longa de Fortaleza para São Paulo. Mas se não se recuperar até amanhã corre o risco de não jogar - informou.
Pelo lado do Flamengo, a diretoria ainda alimenta a esperança de contratar o atacante. A presidente Patricia Amorim monitora as negociações, mas até o fim da tarde desta terça-feira não teve novidades sobre o futuro de Kleber. Os dirigentes rubro-negros contam com a vontade do jogador em deixar o clube paulista. Uma proposta oficial foi enviada ao presidente palmeirense, Arnaldo Tirone, na semana passada.
E Maikon Leite vai estrear...
Sem Kleber, Felipão escalou a equipe com Deola; Paulo Henrique, Maurício Ramos, Thiago Heleno e Gabriel Silva; Márcio Araújo, Marcos Assunção e Lincoln; Maikon Leite, Luan e Dinei. Porém, a escalação para o jogo não está confirmada. O Gladiador ainda pode ficar à disposição, entrando no lugar de Dinei, e Cicinho, também em recuperação, na vaga de Paulo Henrique. O lateral correu em volta do campo nesta terça, depois de ser substituído ainda no primeiro tempo da derrota para o Ceará (2 a 0 no domingo) por sentir dormência no pé direito. Já Marcos, como é de costume quando ocorrem jogos no meio da semana, não treinou em campo e também ficou na musculação.
A principal novidade será a estreia de Maikon Leite. Apresentado na última sexta-feira, dois dias depois de ser campeão da Taça Libertadores da América com o Santos, o atacante já está com a documentação regularizada e pronto para jogar. Na defesa, Maurício Ramos fica com a vaga de Leandro Amaro. Na lateral esquerda, mesmo tendo de se apresentar à Seleção Brasileira Sub-20 na semana que vem, Gabriel Silva deve ficar com a vaga de Rivaldo. O garoto voltou a treinar com o grupo nesta terça, após passar duas semanas recuperando-se de lesão na coxa esquerda.

Em nota, Governo afirma que manterá “relação amistosa” com grevistas


A Assessoria do Governo divulgou, no início da tarde de hoje, uma nota afirmando que o Executivo “um relacionamento amigável e respeitoso com os servidores. A gestão atual está disposta a negociar com as categorias de maneira global, considerando que o funcionalismo público é um só”.
Seis categorias permanecem em greve: professores, policiais civis, Fundação José Augusto, DETRAN, Emater e Centrais do Cidadão. “O Governo do Estado continua o processo de negociação com as categorias da Administração Direta e Indireta que permanecem em greve”, diz a nota.
No comunicado, a Assessoria do Executivo enfatiza a proposta feita aos professores assegurando a implantação imediata do Piso Nacional do Magistério e o aumento real de 34% no vencimento desses profissionais, ativos e inativos, de forma progressiva e negociada, em quatro parcelas. O pagamento do Piso Nacional começa a partir de amanhã.

RN tem nove municípios que ainda precisam regularizar fundos de saúde junto à Receita



Nove municípios do Rio Grande do Norte ainda não regularizaram seus CNPJs (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) junto à Receita Federal e têm até dia 30 junho (quinta-feira) para se adequar. Os municípios devem se adaptar às regras acordadas, há dois anos entre o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems).
A partir de julho, só serão realizados repasses federais diretos às prefeituras cujos fundos estejam regulares. Para evitar interrupção no atendimento à população destas cidades, os recursos do Ministério da Saúde serão enviados aos fundos estaduais, que ficam responsáveis pela administração dos serviços nesses locais.
 
Até agora, 261 municípios, de 19 estados - o equivalente a 4,7% das cidades - ainda não adequaram o funcionamento de seus fundos de saúde, que precisam ter número de CNPJ específico.
 
Para orientar e apoiar os municípios na transição para o novo modelo, técnicos do ministério da Saúde entraram em contato com todos os gestores, alertando-os, inclusive, para o prazo de adesão. A data havia sido definida na Reunião Ordinária da Comissão de Intergestores Tripartite de abril.
 
O contato com os gestores elevou o percentual de adesão dos fundos municipais de 84,88% em dezembro do ano passado para 95,3% até esta segunda-feira (27).
 
A ação faz parte do projeto "Apoio à Gestão e Organização de Fundos de Saúde", que consiste em cooperar e orientar os gestores do SUS no processo de estruturação e organização dos fundos.
 
Decreto - O Ministério da Saúde ampliou ainda mais o controle e a transparência dos repasses de recursos federais aos municípios, por meio dos fundos de saúde, com publicação de decreto presidencial nesta terça-feira (28) no Diário Oficial da União. Dentro de 60 dias, quando as mudanças entram em vigor, os municípios só poderão receber verbas através de contas específicas para a saúde e terão de movimentar o dinheiro apenas por meios eletrônicos.
 
"Estamos tomando todas as medidas necessárias para garantir que os recursos sejam empregados integralmente na Saúde", afirma o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Ele destaca a importância do controle social e da imprensa para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
As novas regras permitirão um monitoramento mais claro e eficaz sobre os investimentos em saúde realizados com verbas federais, fornecendo aos órgãos de controle uma base de dados que ampliará a transparência e o acompanhamento dos gastos.
O decreto veta o saque em espécie, "na boca do caixa", das transferências federais. Para efetuar pagamentos, as prefeituras terão de fazer depósito direto nas contas de seus fornecedores e prestadores, em contas em que estes sejam os titulares.
 
O pagamento em dinheiro, até o teto de R$ 800, poderá ser feito a pessoas físicas apenas em situações excepcionais, que terão de ser justificadas na prestação de contas. Nestes casos, que deverão respeitar o limite anual de R$ 8 mil, a prefeitura tem de apresentar identificação do beneficiário.
 
Transparência

Desde janeiro, o Ministério da Saúde tem adotado uma série de medidas para ampliar os mecanismos de controle e a transparência no SUS.
 
Gestores municipais têm sido convocados a atualizar as informações do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), que ganhou regras mais rígidas sobre a contratação de profissionais. Desde abril, o cadastro não aceita que o mesmo profissional, conforme determina a constituição, ocupe mais que dois empregos públicos. Caso o trabalhador esteja vinculado a mais de cinco estabelecimentos não-públicos, o gestor terá de apresentar justificativa e comprovar o cumprimento da carga horária remunerada pela rede pública.
Também em abril, foi lançada ferramenta virtual de acompanhamento dos repasses feitos pelo ministério aos estados e municípios, à disposição de toda a sociedade no Portal Saúde (www.saude.gov.br).
 
Em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU), foi criado um grupo de trabalho dentro do Ministério para aperfeiçoar os mecanismos de transparência e controle dos repasses federais.
 
Municípios que ainda não se regularizaram:

ALTO DO RODRIGUES
BAIA FORMOSA
GALINHOS
IPANGUACU
LAGOA D'ANTA
SAO FRANCISCO DO OESTE
SERRA DE SAO BENTO
SERRA DO MEL
VARZEA