quarta-feira, 20 de julho de 2011

Assembléia decide pelo fim da greve dos professores nesta quarta (20)

Governo sempre esteve aberto ao diálogo com os professores

A assembléia do Sinte/RN (Sindicato dos Trabalhadores em Educação) decide pelo fim da greve dos professores da rede estadual e retorno imediato as aulas.



A decisão foi tomada em reunião realizada na tarde desta quarta (20) nas dependências da Escola Estadual Winston Churchill, em Natal.



"O governo tem mantido permanente diálogo com a categoria dos professores e isso vai continuar. Nosso compromisso com a qualidade da Educação do Rio Grande do Norte passa necessariamente pela valorização do magistério. Agora nosso esforço será no sentido de garantir os 200 dias letivos para todos os 300 mil estudantes da rede estadual, levando em consideração as peculiaridades de cada escola", afirma a professora Betânia Ramalho, secretária estadual da Educação.



A greve iniciada no dia 2 de maio foi considerada ilegal pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte no dia 13 deste mês. A Justiça determinou o retorno imediato dos professores grevistas às aulas e estabeleceu multa para o Sindicato de R$ 10 mil por dia de greve.



O Governo do Estado estabeleceu, já no mês de junho, o pagamento do Piso Nacional do Magistério no Rio Grande do Norte. Com isso, nenhum professor ganha menos que o Piso Nacional, R$ 890 para 30 horas semanais.



A repercussão da implantação do Piso Nacional faz com que todos os professores da rede estadual venham a receber 34% de aumento em seus vencimentos. Aumento que será concedido em quatro parcelas iguais nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro. Além disso, o Governo garantiu o cumprimento do Piso Nacional em 2012 e nos anos subseqüentes.



O Governo do Estado também assumiu o compromisso com a categoria de constituir, logo após o final da greve, um fórum permanente para discutir a revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Salários do Magistério. A revisão deverá ser concluída e encaminhada a Assembléia Legislativa até o final de dezembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário