quinta-feira, 14 de julho de 2011

Tribunal dos EUA aprova extradição de homem acusado de matar brasileira

Um tribunal federal de Los Angeles determinou nesta terça-feira a extradição ao México do produtor de televisão Bruce Beresford-Redman, acusado de assassinar a própria esposa, a brasileira Mônica Burgos, quando passavam férias em Cancún em abril de 2010.

A corte entendeu que existem evidências suficientes para considerar que o antigo produtor do programa "Survivor" pode ter cometido o crime e que, portanto, deverá ser julgado no México.

Os advogados de Beresford-Redman disseram que vão recorrer da ordem de extradição, o que poderia atrasar o processo por meses.

O caso veio à tona em 6 de abril do ano passado, quando Beresford-Redman apresentou uma denúncia em Cancún sobre o desaparecimento de sua esposa.

Em suas primeiras declarações, o produtor tentou tratar a situação como um possível sequestro. Na época, ele disse que Mônica tinha saído do hotel em um táxi para fazer compras, mas nunca retornou.

Dois dias mais tarde, em uma busca que contou com funcionários da Cruz Vermelha, Bombeiros, peritos em rastreamento e o próprio Beresford-Redman, o corpo da brasileira foi encontrado em uma fossa próxima à suíte que hospedava o casal e seus dois filhos mais novos.

A partir de então, as atenções se voltaram para Beresford-Redman, pois, além de ter arranhões no rosto e nos braços, ele caiu em uma série de contradições que levaram a ser intimado pela Justiça mexicana.

No México, o passaporte do produtor foi retido como medida cautelar para evitar que abandonasse o país. No entanto, Beresford-Redman apareceu em sua residência na Califórnia no mês seguinte ao incidente e justificou sua saída do México alegando que não havia denúncia formal contra ele e que deveria voltar ao trabalho e tomar conta dos filhos.

Após isso, a promotoria mexicana emitiu uma ordem formal de prisão contra o produtor, à qual seguiu o início do pedido aos EUA para extraditá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário