domingo, 1 de maio de 2011

Programa garantirá bolsas de pesquisas para estudantes do Ensino Médio

Secretaria de Educação estabelece parceria com a Fapern (Fundação de Apoio à Pesquisa do RN) para programa de bolsas de pesquisas e desenvolvimento tecnológico para alunos do Ensino Médio e professores (tutores) da rede pública estadual.

Serão ofertadas bolsas de pesquisa do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) para estudantes dos três anos do Ensino Médio. O Programa de Educação Tutorial (PET) terá em sua estrutura, o coordenador (professor da UERN, UFRN, ou Instituto Kennedy), tutores (professores do Ensino Médio) e bolsistas (estudantes do Ensino Médio).

O assunto foi tratado na tarde desta segunda-feira (25) em reunião entre a secretária Betânia Ramalho Leite e a presidente da Fapern, Maria Bernadete de Sousa, na sede da Secretaria Estadual de Educação.

"Estamos estabelecendo importantes parcerias tendo como foco garantir ao aluno da rede pública o acesso ao conhecimento escolar. Vamos desenvolver um conjunto de programas com Fapern, CNPq, UFRN e Ministério da Educação, para dar suporte a isso", afirmou a secretária Betânia Ramalho.

Na reunião foram abordadas várias ações conjuntas entre a Secretaria de Educação e Fapern. Ao todo, as ações representam investimentos da ordem de R$ 2 milhões do Governo do Estado.

Editais de Eventos

Entre as ações conjuntas discutidas estão os editais que tratam da realização de eventos (gincanas, olimpíadas e feiras de Ciências) nas escolas da rede estadual, e das atividades, no âmbito do Rio Grande do Norte, a serem desenvolvidas dentro da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, que ocorrerá de 17 a 23 de outubro deste ano. "A Semana de Ciência e Tecnologia, voltada para alunos e professores, será articulada junto a CIENTEC da UFRN", acrescentou Betânia Ramalho.

Na pauta também esteve o programa Ciência Móvel, que deverá começar já no segundo semestre deste ano, voltado para as escolas que receberam kits de laboratórios de Ciências. O programa será desenvolvido em parceria da Secretaria de Educação com a UFRN e a Fapern. Outro assunto abordado foi o Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), desenvolvido no país pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O PIBID, já em andamento no Estado, enseja bolsas para alunos e professores do Ensino Médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário