sábado, 21 de maio de 2011

Brasileirão começa hoje - 21 de maio

Clubes apostam em grandes astros

Publicação: 21 de Maio de 2011 às 00:00

São Paulo (Agência Estado) - O Brasileirão de 2011 promete ter várias atrações para o torcedor. Além da disputa pelo título, pelas vagas na Libertadores e contra o rebaixamento, grandes astros estarão em campo durante o mais importante campeonato do futebol nacional. Alguns foram repatriados recentemente, enquanto outros já se consagraram como ídolos de suas torcidas. Por isso mesmo, a expectativa é de muita emoção na competição que começa neste sábado e vai se estender até o dia 4 de dezembro.

Como já virou tradição, o Brasileirão de 2011 será disputado por pontos corridos, com os 20 clubes se enfrentando em turno e returno. O campeão será aquele que somar a maior pontuação após 38 rodadas, sendo que os quatro primeiros colocados garantem vaga na Libertadores e os quatro últimos serão rebaixados.

Os clubes  apostam em grandes astros, jogadores que atraem a presença dos torcedores nos estádios e são capazes de decidir um jogo. O Corinthians, por exemplo, ficou sem Ronaldo, que resolveu se aposentar. Mas investiu em outro grande nome do futebol: o atacante Adriano - em recuperação de cirurgia, ele vai perder boa parte do Brasileirão. O Flamengo também tem seu superastro. O meia-atacante Ronaldinho Gaúcho chegou ao clube carioca nesta temporada e já comandou a conquista invicta do título do campeonato estadual.

Assim como aconteceu com Adriano (ex-Roma) e Ronaldinho Gaúcho (ex-Milan), o São Paulo foi outro que repatriou um astro. A diretoria do clube investiu 7 milhões de euros para buscar o atacante Luís Fabiano no Sevilla. No Morumbi, o antigo ídolo são-paulino terá a companhia do pentacampeão Rivaldo e da jovem promessa Lucas.

Atual campeão, o Fluminense não buscou nenhum grande reforço para o Brasileirão, mas manteve a base vitoriosa do ano passado, com astros como o atacante Fred e o meia Conca. Também sem fazer contratações de impacto na atual temporada, o Palmeiras confia em dois ídolos de sua torcida: o meia chileno Valdivia e o atacante Kléber, sem contar o comando do técnico Luiz Felipe Scolari.

Apontado por muitos como o melhor time do Brasil, o Santos espera traduzir essa fama em título do Brasileirão. Para isso, repatriou um antigo ídolo, o meia Elano, para jogar ao lado do atacante Neymar e do meia Paulo Henrique Ganso. Um trio de astros, agora sob o comando de Muricy Ramalho, o técnico que ganhou quatro das últimas cinco edições da competição - três com São Paulo e uma com Fluminense.

No Vasco, o astro repatriado para o Brasileirão foi o meia Juninho Pernambucano. um dos maiores jogadores da história vascaína, que veio do Catar - antes de jogar no Al-Gharafa, ele passou oito anos no Lyon.

Para Botafogo e Cruzeiro, as apostas são ídolos estrangeiros, que já viraram referência para o torcedor. No lado cruzeirense, é o meia argentino Montillo. E no botafoguense, é o atacante uruguaio Loco Abreu. Enquanto isso, a atração dos dois clubes gaúchos está no banco de reservas, com treinadores que fizeram história como jogadores de Grêmio e Inter: Renato Gaúcho e Falcão, respectivamente.

Entre tantas atrações, o Brasileirão começa com grande expectativa sobre a performance do Coritiba, que foi a sensação dos gramados durante os primeiros meses do ano - bateu o recorde de vitórias seguidas na história do futebol do Brasil, com 24 jogos. Enquanto isso, alguns clubes surgem como candidatos a figurante, mas, numa competição longa, pode surpreender com uma boa campanha: América-MG, Atlético-GO, Avaí, Bahia, Ceará, Figueirense e Atlético-PR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário