quarta-feira, 18 de maio de 2011

Educação Básica

Boas práticas educacionais são foco de documentário internacional
Ações Internacionais 
05 de Maio de 2011


De 2000 para cá, o Brasil foi um dos países que mais cresceu na área educacional. É o que comprova o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, o Pisa. O exame é aplicado a cada três anos e, em sua primeira edição, o Brasil teve um desempenho baixo. Em 2009, ano da última avaliação, o Brasil apresentou melhora consistente de seus resultados, devido às reformas educacionais promovidas pelo Ministério da Educação tendo como base os indicadores do Inep.

Alguns países mostraram esse mesmo crescimento, como Finlândia, Polônia, Alemanha, China (Xangai) e Canadá (Ontário). E para mostrar as boas práticas na educação que levaram a um melhor desempenho desses países, uma equipe da Fundação Pearson - instituição norte-americana que financia, por meio de doações, projetos educacionais para comunidades de baixa renda - percorreu, no Brasil, mais de 2.500 km entrevistando os responsáveis por essas práticas, a fim de produzir um documentário, com lançamento internacional previsto para para este semestre.

A equipe, enviada aos países pela Organização pela Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), contou com três documentaristas que, no Brasil, entrevistaram o ministro Fernando Haddad, a presidente do Inep, Malvina Tuttman, e visitaram o município de Sobral, no Ceará. Desde 2008, a cidade mostra que, mesmo com poucos recursos, é possível ter uma educação de qualidade. "Sobral já superou a meta nacional para 2021 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Foram capazes de desenvolver reformas educacionais e produzir efeitos em médio prazo muito significativos", comentou o ministro da Educação, Fernando Haddad, no documentário da OCDE.

A visita se deu à Escola Municipal José da Mata e uma equipe do Inep acompanhou as entrevistas. O Ideb da escola é de 7.2, ultrapassando a média do País para 2021. Segundo a equipe, práticas simples como investimento na formação do professor, a escolha do diretor por avaliações e o planejamento das atividades nas escolas levaram o município a obter um bom desempenho no indicador de qualidade da educação.

Pisa e Ideb – O Pisa, avaliação que traz a sigla traduzida para Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, é um programa de avaliação comparada, aplicado a estudantes da 7ª série em diante, na faixa dos 15 anos, idade em que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países. O objetivo principal do Pisa é produzir indicadores que contribuam para a discussão da qualidade da educação ministrada nos países participantes, de modo a subsidiar políticas de melhoria da educação básica.

A avaliação ocorre a cada três anos e abrange três áreas do conhecimento – leitura, matemática e ciências – havendo, a cada edição do programa, maior ênfase em cada uma dessas áreas. A última edição, em 2009, teve seu foco em leitura.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado em 2007 pelo Inep/ MEC e correlaciona, em um só indicador, dois conceitos importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar (taxa de aprovação e reprovação)  e média de desempenho nas avaliações feitas pelo Inep, Saeb e Prova Brasil.

Assessoria de Comunicação do Inep/MEC
 

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