As metas
Foi o Inep quem estabeleceu parâmetros técnicos de comparação entre a qualidade dos sistemas de ensino do Brasil com os de países da OCDE. Ou seja, a referência à OCDE é parâmetro técnico em busca da qualidade, e não um critério externo às políticas públicas educacionais desenvolvidas pelo MEC, no âmbito da realidade brasileira. Metas são diferenciadas para cada rede e escola. As metas são diferenciadas para todos, e são apresentadas bienalmente de 2007 a 2021. Estados, municípios e escolas deverão melhorar seus índices e contribuir, em conjunto, para que o Brasil chegue à meta 6,0 em 2022, ano do bicentenário da Independência. Mesmo quem já tem um bom índice deve continuar a evoluir. No caso das redes e escolas com maior dificuldade, as metas prevêem um esforço mais concentrado, para que elas melhorem mais rapidamente, diminuindo assim a desigualdade entre esferas. O Ministério da Educação prevê apoio específico para reduzir essa desigualdade. |
Para saber mais
- Entenda como o Inep concebeu as metas intermediárias para a trajetória do Ideb do Brasil, estados, municípios e escolas (Artigo)
- Metodologia utilizada para o estabelecimento das metas do Ideb (Nota técnica)
- Entenda como o Inep estabeleceu parâmetros de comparação com a qualidade educacional dos países da OCDE (Nota técnica)
- Confira as metas do Ideb para o Brasil, estados, municípios e escolas
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