segunda-feira, 23 de maio de 2011

A Educação e o Interesse Público


Interesse público é um conectivo utilizado como sinônimo de Direitos Sociais de Pessoa e de Coletivos. A constituição assegura esse direito. Nós também desejamos que prevaleça o interesse público quando se tratar das minorias e dos marginalizados.
Mas, quem goza desse direito? É notório o caos na educação municipal do Natal, embora seja dever do município prover as condições em resposta ao interesse público, isso está longe de acontecer.
Recentemente, os Educadores da rede municipal de ensino deflagraram um movimento paredista trazendo à ordem do dia o pedido de socorro às autoridades para não deixarem a educação entrar em colapso. A greve acabou. A tormenta continua nas escolas. Em muitas delas a falta de carteira leva a se fazer o revezamento de turmas prejudicando o ano letivo desses estudantes.
Mas os problemas não param por ai. Em muitas unidades não foi possível iniciar as aulas por falta de pessoal, de merenda, e de reparo que significam assistência e bem-estar ao usuário e condições de trabalho para o profissional.
Como se simplifica uma situação como essa em nome do interesse público? De que interesse se fala? Dos estudantes ou do poder público? Mas a saga continua. Pais contribuindo com as escolas, professores comprando material, diretores fazendo malabarismo para as escolas funcionarem. Esse é o quadro da grande maioria das escolas.
Como esperar que se compreenda esta situação? Como admitir situação de regularidade quando a educação deste município agoniza? Quando seus profissionais são desrespeitados em direitos elementares? Não se pode amenizar essa situação. Os poderes legislativo e judiciário devem contribuir para se resgatar a educação deste município. O direito à educação está implícito em todos os fundamentos da República Federativa do Brasil, preconizada na constituição.
Se de fato existe o interesse público é preciso fazê-lo valer. As autoridades não podem ficar apáticas; há que se descobrir porque a cidade já não reúne mais o bem-estar da sua população.
Não é estranho que se reivindique educação de qualidade. A evolução do movimento sindical é marcada pela luta por democracia, consolidação da justiça e da paz social. A sociedade clama pela defesa do interesse, como saída e reversão do caos em que se encontra a Educação Municipal.
Autor(a): Fátima Cardoso (Coordenadora Geraldo Sinte-RN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário