domingo, 29 de maio de 2011

Bahia e Fla se enfrentam depois de quase oito anos: Do fundo do baú.

Confronto deste domingo, às 16h, marca o reencontro do Tricolor com a torcida em um jogo da Série A. Rubro-Negro quer confirmar a boa fase.

Os torcedores de Bahia e Flamengo vasculham na memória e custam a lembrar a última vez que os times se enfrentaram. Faz mesmo muito tempo. Foi em 2003, ano da queda dos baianos para a Série B. Naquela temporada, o Rubro-Negro venceu os dois confrontos: 2 a 1 na Fonte Nova e um expressivo 6 a 0 no Maracanã. Neste domingo, os clubes se reencontram na segunda rodada do Brasileirão. O palco será o estádio de Pituaçu, e a bola rola às 16h (de Brasília).
Após três anos jogando apenas aos sábados, pela Segundona, o torcedor do Esquadrão de Aço vai voltar a viver um domingo de expectativa e emoção. Será dia de casa cheia. Todos os 32.500 ingressos foram vendidos, e o Tricolor terá o maior público do Campeonato Brasileiro da Série A em 2011.
O Flamengo, no entanto, está em casa. Prova disso foi a recepção calorosa de cerca de 300 pessoas na chegada da delegação a Salvador. Sobrou carinho no desembarque dos cariocas. Bom para quem viveu uma semana polêmica. Na quarta-feira passada, o volante Willians agrediu o atacante Negueba com uma cotovelada durante um coletivo. Ele chegou a ser cortado da partida e passou a treinar sozinho. Arrependido, pediu desculpas ao companheiro e aos pais do garoto. Vanderlei Luxemburgo mudou de ideia e o relacionou.
MONTAGEM - Jobson bahia ronaldinho gaucho flamengo (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com) 
Jobson e Ronaldinho: quem pode mais?
A Rede Globo exibe a partida para os estados de SC, RJ, BA (exceto Salvador), SE, AL, PE, PB, RN, CE, PI, MA, PA, AM, RO, RR, AC, AP e DF, além de Belo Horizonte-MG. Os canais Premiere 3 e PFCI também transmitem. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos. Cleber Welington Abade (SP) apita o confronto. Os assistentes são Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Van Gasse (ambos de SP).
header o que esta em jogo
Bahia: a torcida esperou sete anos para voltar a ver o Esquadrão de Aço na Série A e se decepcionou com a estreia do último domingo, quando o Bahia perdeu de virada para o América-MG. Na segunda rodada, no estádio de Pituaçu lotado, o Tricolor tem a missão de renovar as esperanças de sucesso na Primeira Divisão e reconquistar a confiança da torcida, perdida após o fracasso do Campeonato Baiano.
Flamengo:  fez muito bem ao Flamengo vencer e convencer na estreia. Os 4 a 0 sobre o Avaí serviram para melhorar o clima depois da eliminação precoce na Copa do Brasil. A expectativa é pela manutenção do bom futebol. O time está em evolução.
header as escalações 2
Bahia: o goleiro Marcelo Lomba e o meia Camacho não poderão enfrentar o Flamengo, devido a uma cláusula do contrato de empréstimo dos jogadores, que pertencem ao Rubro-Negro. Com isso, René Simões devolve a Omar o posto de titular e Helder fica com a vaga no meio. Na lateral direita, Marcos deve substituir Jancarlos, que sente dores no joelho. Assim, o Tricolor deve entrar em campo com a seguinte formação: Omar, Marcos, Titi, Thiego e Ávine; Marcone, Fahel, Helder e Lulinha; Souza e Jobson.
Flamengo: Vanderlei Luxemburgo vai repetir a escalação da estreia. A formação: Felipe, Galhardo, Welinton, David e Egídio; Willians, Renato, Bottinelli e Thiago Neves; Ronaldinho e Wanderley.
quem esta fora
Bahia: além de Lomba, Camacho e Jancarlos, o zagueiro Nen se recupera de um estiramento muscular. O meia Magno, que ainda não estreou, está em fase de recondicionamento físico, após a realização de uma cirurgia no pé direito. Já o atacante Jones continua afastado dos gramados por conta de uma cirurgia para corrigir duas fraturas no rosto.
Flamengo: Léo Moura é o único desfalque. Ele se recupera de uma lesão no joelho direito.
header fique de olho 2
Bahia: o atacante Jobson fez sua estreia com a camisa tricolor, mas ainda não encantou a torcida com bola na rede. Destaque constante nos treinamentos, no Fazendão, Jobson promete fazer jus aos elogios do técnico René Simões, que o considera “um rei em campo”, e mostrar toda a sua majestade.
Flamengo: Ronaldinho sobrou contra o Avaí. Gol, assistência, dribles... resta saber se o camisa 10 vai manter o bom nível. Ele tem evoluído tecnicamente e sua forma física tem sido muito elogiada por Luxemburgo.  
header o que eles disseram
Jobson, atacante do Bahia: “O segredo é fazer gols, criar e fazer. Contra o América-MG, criamos chances, mas não fizemos. Temos que começar em cima do Flamengo, pressionando desde o começo”.
Vanderlei Luxemburgo, técnico do Flamengo"Estamos bem na parte física, técnica e tática. Mas isso não quer dizer que não vamos perder jogos. Vai ser um jogo duro. O Bahia criou inúmeras situações boas na primeira partida (derrota para o América-MG), será difícil".
header números e curiosidades
* A última vitória do Bahia sobre o Flamengo ocorreu no Brasileiro de 2000, quando goleou a equipe carioca por 4 a 1, em Salvador. Mais de 45 mil pessoas compareceram à Fonte Nova.
* Nos últimos seis jogos entre as duas equipes (quatro pelo Brasileiro e dois pela Copa dos Campeões), o Rubro-Negro venceu cinco e houve um empate.
* Em janeiro, Flamengo e Bahia decidiram a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Os cariocas venceram por 2 a 1, no Pacaembu, em São Paulo. Negueba, de pênalti, marcou o gol da vitória.
header último confronto v2
A lembrança do último encontro é péssima para o Bahia. Em 7 de agosto de 2003, pelo Brasileirão, o Flamengo goleou por 6 a 0, no Maracanã. Fernando, Rafael, duas vezes, e Edílson, três vezes, fizeram os gols. O Fla era comandado por Oswaldo de Oliveira, enquanto Evaristo de Macedo treinava o Tricolor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário