quarta-feira, 25 de maio de 2011

Como Parar de fumar




Existem basicamente duas maneiras de se abster do cigarro.
Escolha a que mais lhe agradar.

Parada Abrupta: Este tipo de parada caracteriza-se pela suspensão total do cigarro em uma data pré-estabelecida por você. Dessa forma, você passa do número total de cigarros consumidos para nenhum. Se você optou por utilizar a reposição (adesivos ou chicletes), comece imediatamente após a interrupção dos cigarros.


Parada Gradual:
Este tipo de parada oferece duas possibilidades de reduzir gradualmente a quantidade de cigarros que se fumava. Este processo de redução deve durar somente 6 dias . Se você optou por utilizar a reposição (adesivos ou chicletes), só comece a usá-la quando tiver parado totalmente de fumar.

a) Parada Gradual de Adiamento
Nesse caso você vai adiar a hora em que começa a fumar. Durante seis dias você deverá adiar sempre um pouco mais o início do seu hábito de fumar. Veja um exemplo:

João acorda às 7:00 e vai dormir às 23:00. João decidiu parar de fumar e optou por uma parada gradual de adiamento. Estabeleceu uma meta e iniciou seu tratamento numa segunda-feira. Neste dia, João, que costumava fumar assim que levantava da cama, ou seja, às 7:00, começou a fumar às 9:00 e passou o resto do dia fumando até a hora em que foi dormir, às 23:00. No segundo dia João começou a fumar às 11:30 até a hora em que foi dormir, às 23:00. No terceiro ele começou a fumar somente às 14:00 e continuou dormindo no seu horário habitual, no quarto às 16:30, no quinto às 19:00, no sexto às 22:00. Se João costuma dormir às 23:00, provavelmente ele fumou muito pouco nos últimos dias, visto que teve pouco tempo para fumar.

Se você se identificou com João e acha que poderia parar dessa mesma forma, que tal fazer a sua programação levando em conta seus horários e que ela deve durar apenas seis dias, pois no sétimo você já não poderá mais estar fumando. Se você optou por utilizar a reposição (adesivos ou chicletes), só comece a usá-la quando estiver parado totalmente de fumar, ou seja, a partir do sétimo dia.

b) Parada Gradual de Redução
Nesse caso você vai reduzir o número de cigarros que fuma por dia. Durante seis dias você deverá fazer uma programação de modo que cada dia que se passe você fumará menos. Veja outro exemplo:

João fuma em média dois maços por dia, ou seja, 40 cigarros. João decidiu parar de fumar e optou por uma parada gradual de redução. Estabeleceu a seguinte programação:
 
Dia 1
Dia 2
Dia 3
Dia 4
Dia 5
Dia 6
Dia 7
30 cigarros
24 cigarros
17 cigarros
10 cigarros
05 cigarros
01 cigarro
Não fumar mais

Se você se identificou com João e acha que poderia parar dessa mesma forma, que tal fazer a sua programação levando em conta o número de cigarros que você fuma e que ela deve durar apenas seis dias, pois no sétimo você já não poderá mais estar fumando. Se você optou por utilizar a reposição (adesivos ou chicletes), só comece a usá-los quando estiver parado totalmente de fumar, ou seja, a partir do sétimo dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário