quinta-feira, 12 de maio de 2011

Livros didáticos

Secretaria faz Encontro com professores sobre a escolha dos livros didáticos

SEEC
Escolha dos livros didáticos irá até 12 de junho
Escolha dos livros didáticos irá até 12 de junho


Secretaria de Educação faz Encontro do Livro Didático nesta segunda-feira (16), das 13 às 17h, na Escola Estadual Edgar Barbosa. O Encontro é destinado aos professores do Ensino Médio das escolas estaduais de Natal (1ª Dired).

O Encontro tratará do processo de escolha do Livro Didático do Ensino Médio, em todas as disciplinas, para os três próximos anos – 2012 a 2014. No Encontro, os professores receberão orientações sobre os critérios adotados para o processo de escolha dos livros. Serão feitas oficinas por disciplinas para estudos sobre os livros sugeridos pelo Ministério da Educação que constam no Guia do Livro Didático.

"Esperamos contar com a compreensão e participação dos professores nesse encontro de grande importância para o Ensino Médio nos próximos três anos", adiantou a professora Délia Maria Barbosa, técnica do setor do Livro Didático da Secretaria Estadual de Educação.

O processo de escolha do Livro Didático acontecerá em 291 escolas da rede estadual de ensino e beneficiará a mais de 125 mil estudantes cadastrados no Censo Escolar. O processo faz parte do Programa Nacional do Livro Didático (PNDL) do Ministério da Educação. A escolha será feita por professores pertencentes ao quadro de funcionários das escolas e dentro de suas respectivas áreas de atuação. Tem que ser feita de forma coletiva, transparente, e com professores bem informados.

Serão escolhidos livros didáticos para os próximos três anos do Ensino Médio para Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna (Inglês e Espanhol), Matemática, Geografia, História, Filosofia, Sociologia, Química, Física e Biologia.

Registro pela Internet

O registro da relação dos livros escolhidos será feito apenas pela Internet, no período de 23 de maio a 12 de junho, através do portal www.fnde.gov.br, seção Destaques, no link Escolha PNDL 2012.

Para que os professores tenham acesso ao sistema de registro do livro didático, o FNDE (Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação) enviará Carta Amarela pelo Correio com uma senha e o login.

Responsabilidade da Escola

Cabe a direção da Escola designar o responsável pelo registro da relação de livros didáticos. O FNDE informa que só será aceito um CPF por escola para fazer o registro, e que não será aceito mais de uma escola com o mesmo CPF.

O documento "Compromissos da Escola" é uma das etapas do processo de escolha do livro didático. Após o conhecimento dos Compromissos da Escola, o sistema irá exibir o Código de Segurança. Esse código será solicitado caso a escola necessite acessar outra vez o sistema de escolha. A guarda, o sigilo e o uso desse código são da responsabilidade da direção da Escola e do responsável pelo registro da relação de livros escolhidos.

Recebimento dos livros

Os livros deverão ser entregues até o dia 31 de janeiro de 2012. O FNDE enviará Carta Azul com informações de livros adquiridos para a Escola. Esta carta deverá ser utilizada para conferência das encomendas entregues pelos Correios. A quantidade de livros adquiridos, postados e entregues na Escola também estará disponível no link "Distribuição PNLD/PNBE/PNLEM" do portal www.fnde.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário