sábado, 20 de agosto de 2011

Ataque contra mesquita deixa 48 pessoas mortas

Paquistaneses levam corpo de sunita morto na explosão de uma bomba em região onde atua o Taleban













A explosão de uma bomba numa região tribal do Paquistão, onde centenas de pessoas se reuniam para orações da sexta-feira, matou pelo menos 48 pessoas e deixou mais de 100 feridas. Este é o maior ataque registrado no país durante o mês sagrado do Ramadã e o mais mortífero dos últimos três meses. O ataque aconteceu apesar do período de relativa calma no Paquistão, que sofreu numerosos ataques de insurgentes ligados ao Taleban nos últimos anos. Nenhum grupo assumiu a responsabilidade pela ação, mas o Taleban e outros militantes islamitas já atacaram mesquitas anteriormente. A ação ocorreu em Jamrud, a 25 quilômetros de Peshawar, a principal cidade do distrito de Khyber, onde boa parte da violência no país está concentrada.
mohamed sajjad/ap/aePaquistaneses levam corpo de sunita morto na explosão de uma bomba em região onde atua o TalebanPaquistaneses levam corpo de sunita morto na explosão de uma bomba em região onde atua o Taleban

















Khyber é uma antiga base de militantes islamitas e o Exército paquistanês tem realizado várias operações com o objetivo de pacificar a região, mas obteve sucesso limitado. Também é uma região importante para os Estados Unidos e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), por ser via de transporte de materiais não letais enviados para as forças norte-americanas no Afeganistão.

Cerca de 500 pessoas se reuniram para as orações na tarde de sexta-feira na mesquita sunita. Muitos estavam de saída quando a bomba explodiu, disse o administrador local Iqbal Khan. Segundo autoridades, há indícios de que a explosão tenha sido resultado de um ataque suicida.

"O número de mortos subiu agora para 48", afirmou o alto funcionário Mutahar Zeb. Imagens da televisão mostraram o prédio seriamente danificado. Sapatos, gorros e tapetes de oração estavam espalhados pelo chão, manchado de sangue. Ventiladores de teto ficaram retorcidos e as pareces enegrecidas pela explosão.

Afeganistão

A milícia Talebã atacou ontem a representação do Conselho Britânico na capital do Afeganistão, Cabul, causando a morte de ao menos nove pessoas e ocupando o local por horas. Um carro-bomba destruiu os muros do complexo de prédios que abriga o Conselho Britânico, e vários homens armados invadiram o local. Após horas de tiroteio e explosões, o embaixador da Grã-Bretanha em Cabul disse que os atacantes tinham sido mortos.

O Taleban assumiu a autoria do ataque, dizendo que essa era a sua maneira de marcar a independência do Afeganistão em relação à Grã-Bretanha, em 1919. O Ministério das Relações Exteriores britânico condenou o ataque, afirmando que cidadãos britânicos estavam "abalados, mas bem", e foram retirados do prédio.

Duas professoras britânicas estavam entre quatro moradoras do complexo de prédios que se refugiaram em uma sala-forte durante o ataque. O embaixador britânico, William Patey, disse que havia dois soldados nepaleses entre os feridos. Oito policiais afegãos e um segurança estrangeiro foram mortos. Quatro militantes também morreram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário