sábado, 20 de agosto de 2011

Casa de chefe líbio é atacada em Trípoli


Os ataques aéreos da Organização do Tratado do Atlântico Norte sobre a Líbia ontem destruíram uma das casas do chefe de Inteligência líbio Abdullah al-Senussi, que é procurado pelo Tribunal Penal Internacional, informou um jornalista da agência France Presse.  Várias construções do complexo residencial de Senussi no bairro central de Ghargour, em Trípoli, e uma escola nas proximidades ficaram destruídos.

Policiais disseram aos repórteres que um indiano que trabalhava como cozinheiro morreu, mas não confirmaram se o chefe da inteligência síria estava em casa às 5h (horário local, meia-noite de quinta-feira em Brasília), quando, segundo os moradores, os ataques ocorreram.

"Este é um bairro residencial. Por que a Otan bombardeia este local? Não há presença militar aqui", disse Fawzi Ali, que mora do outro lado da rua e cuja casa ficou danificada pelas explosões. Ela disse que a Otan despejou dez bombas no bairro e várias propriedades ficaram visivelmente danificadas com o impacto das explosões. "Aquela é a única sobrevivente dos ataques", disse um dos guardas ao apontar para uma gazela, visivelmente agitada, que tentava sair do meio dos escombros. Cinco carros luxuosos estacionados na entrada da casa de Senussi também ficaram danificados, dentre eles um 4X4 blindado.

Em abril, Seif al-Arab, o filho mais novo de Muamar Kadafi, e três netos de homens fortes de seu governo foram mortos no que o governo afirmou ser um ataque da Otan contra uma casa na mesma área de Trípoli. Em junho, o Tribunal Penal Internacional emitiu ordens de prisão para Kadafi, seu filho Seif al-Islam e Senussi por assassinato e perseguições, desde meados de fevereiro, quando uma sangrento levante teve início. Senussi é cunhado de Kadafi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário